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Ambiente virtual de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagem (AVA) são plataformas digitais que facilitam o processo educativo, permitindo a interação entre alunos e professores de forma dinâmica e acessível. Esses ambientes oferecem recursos como fóruns, quizzes, vídeos e materiais didáticos, promovendo uma aprendizagem colaborativa e personalizada. Além disso, os AVAs possibilitam o acompanhamento do progresso dos estudantes, tornando o ensino mais eficiente e adaptado às necessidades individuais. | |
Amorser dedicado e disposto a viver o que isso pode proporcionar. | |
AperfeiçoamentoBusca constante em aprender para melhorar | |
APRENDIZAGEMAprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente. Quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem, no cenário escolar prevalecem a resignificação dos sujeitos, novas coreografias, novas formas de comunicação e a construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas. Nos bastidores da aprendizagem há a participação, mediação e interatividade, porque há um novo ambiente de aprendizagem, remodelização dos papéis dos atores e co-autores do processo, desarticulação de incertezas e novas formas de interação mediadas pela orientação, condução e facilitação dos caminhos a seguir. A Educação como interatividade contempla tempos e espaços novos, dialogo problematização e produção própria dos educandos. O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem. E mediar é intervir para promover mudanças. Como mediador, o docente passa a ser comunicador, colaborador e exerce a criatividade do seu papel de co-autor do processo de aprender dos alunos. Na relação desse novo encontro pedagógico, professores e alunos interagem usando a co-responsabilidade, a confiança, a dialogicidade fazendo a auto-avaliação de suas funções. Isso é fundamental, pois nesse encontro, professor e alunos vão construindo novos modos de se praticar a educação. É necessário que o trabalho escolar seja competente para abdicar a cidadania tutelada, ultrapassar a cidadania assistida, para chegar à cidadania emancipada, que exige sujeitos capazes de fazerem história própria. Saber pensar é uma das estratégias mais decisivas. O ser humano precisa saber fazer e, principalmente, saber fazer-se oportunidade. (DEMO, Política Social do Conhecimento). Os objetivos da aprendizagem são classificados em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva. A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem. “Porque nós estamos na educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma história que permita ao sujeito participar da sociedade”. (Pedro Demo). Ref: DEMO, Política Social do Conhecimento. | |
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ConhecimentoConhecimento é um processo contínuo que amplia horizontes e transforma vidas. Cada novo conhecimento adquirido é uma ferramenta para o crescimento pessoal e profissional. Aprender é evoluir, é abrir caminhos para novas oportunidades e compreender o mundo com mais profundidade. Afinal, o saber é a chave para a mudança. | |
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EADA Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. | |
EDUCAÇÃO DIGITALEducação DigitalDefinição: | |
EscrevivênciaEscrevivência é um termo criado pela escritora Conceição Evaristo para designar a escrita que surge da experiência de vida, das lembranças e do cotidiano. A palavra é uma junção de "escrever" e "vivência". A escrevivência é uma ferramenta metodológica que permite contar histórias particulares que remetem a experiências coletivizadas. A autora Conceição Evaristo utiliza a escrevivência para compor romances, contos e poemas que revelam a condição do afrodescendente no Brasil.
A escrevivência tem uma dupla dimensão: é a vida que se escreve na vivência de cada pessoa, assim como cada um escreve o mundo que enfrenta. A literatura foi para Conceição Evaristo uma forma de libertação, uma possibilidade de registrar injustiças, dores e silêncios que de outra forma permaneceriam ocultos.
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eunos gostamos | |