Clique no botão "Inserir novo item ou Adicionar registro", escolha um conceito (palavra), descreva seu significado, se quiser inclua links ou imagens.
Assim, todos os participantes podem criar um dicionário coletivo, e inclusive fazer comentários e complementar os conceitos produzido pelos colegas.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | Ñ | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODAS
A |
---|
Amorser dedicado e disposto a viver o que isso pode proporcionar. | |
APRENDIZAGEMAprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente. Quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem, no cenário escolar prevalecem a resignificação dos sujeitos, novas coreografias, novas formas de comunicação e a construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas. Nos bastidores da aprendizagem há a participação, mediação e interatividade, porque há um novo ambiente de aprendizagem, remodelização dos papéis dos atores e co-autores do processo, desarticulação de incertezas e novas formas de interação mediadas pela orientação, condução e facilitação dos caminhos a seguir. A Educação como interatividade contempla tempos e espaços novos, dialogo problematização e produção própria dos educandos. O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem. E mediar é intervir para promover mudanças. Como mediador, o docente passa a ser comunicador, colaborador e exerce a criatividade do seu papel de co-autor do processo de aprender dos alunos. Na relação desse novo encontro pedagógico, professores e alunos interagem usando a co-responsabilidade, a confiança, a dialogicidade fazendo a auto-avaliação de suas funções. Isso é fundamental, pois nesse encontro, professor e alunos vão construindo novos modos de se praticar a educação. É necessário que o trabalho escolar seja competente para abdicar a cidadania tutelada, ultrapassar a cidadania assistida, para chegar à cidadania emancipada, que exige sujeitos capazes de fazerem história própria. Saber pensar é uma das estratégias mais decisivas. O ser humano precisa saber fazer e, principalmente, saber fazer-se oportunidade. (DEMO, Política Social do Conhecimento). Os objetivos da aprendizagem são classificados em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva. A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem. “Porque nós estamos na educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma história que permita ao sujeito participar da sociedade”. (Pedro Demo). Ref: DEMO, Política Social do Conhecimento. | |
E |
---|
EADA Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. | |
eunos gostamos | |
H |
---|
HumanizarHumanizar é preciso! O conceito de humanização nos remete a muitas coisas, ao ser humano, ao tornar-se humano, mas o que pode parecer óbvio nem sempre o é. Para compreender melhor o conceito talvez seja interessante pensar em seu oposto: desumanização. A desumanização pode ser considerada como a ação de retirar o que há de humano em uma pessoa, grupo ou coletividade, por isso uma fábrica desumana é aquela que não respeita os direitos, a saúde humana, desumanizar a educação, é objetificar os estudantes e professores, considerá-los apenas como números, coisas, não considerar as diferenças individuais, a autonomia, o direito de escolha, os gostos e preferências, ou seja, exatamente o que nos distingue como humanos, em uma concepção ampliada, incluindo emoções, afetos, físico, o transcendente, nossa história. Dito isto, humanizar a saúde, a educação, é valorizar a ética, os valores inerentes ao ser humano, é estimular a autonomia, é considerar cada pessoa como um ser humano digno de acolhimento e apreço, que merece ser ouvido e respeitado. Tem um texto sobre esse conceito de humanização, com um olhar especial sobre a educação, que merece muito ser lido! É uma obra prima, imortal, escrito por Paulo Freire: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/69a762b3-6338-4699-8d4a-a1a084e72189/content Comentários são bem vindos sempre! Ajudem a pensar... | |
M |
---|
MicrolearningDividir o conteúdo em pequenos módulos ou micro-aulas que podem ser facilmente consumidos em períodos curtos de tempo. | |
N |
---|
NetWork
| |
O |
---|
OnlineOnline é uma palavra inglesa que significa "em linha" e é usada para descrever alguém que está conectado à internet e pode acessar informações em tempo real. | |
S |
---|
Simulação Computacional no Ensino de QuímicaA simulação computacional no ensino de química é uma ferramenta pedagógica que utiliza softwares e modelos digitais para reproduzir e explorar fenômenos químicos de forma virtual. Por meio dessas simulações, os alunos podem observar e interagir com processos químicos que seriam difíceis, caros ou perigosos de realizar em um laboratório físico, como reações químicas complexas, comportamento molecular, ou mudanças de estado. | |