Navegue por el glosario usando este índice.

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | Ñ | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODAS

Página:  1  2  3  (Siguiente)
  TODAS

A

Alexandre Braga - Registro

Ao brincar, a criança treina as suas habilidades cognitivas: aprende a pensar, lembrar, prestar atenção e a solucionar problemas. Além disso, as brincadeiras ajudam na imaginação, estimulam a criatividade, a concentração, persistência e resiliência.


Ambiente virtual de aprendizagem

Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são plataformas digitais que facilitam o processo educativo, permitindo a interação entre alunos e professores de forma dinâmica e acessível. Esses ambientes oferecem recursos como fóruns, quizzes, vídeos e materiais didáticos, promovendo uma aprendizagem colaborativa e personalizada. Além disso, os AVAs possibilitam o acompanhamento do progresso dos estudantes, tornando o ensino mais eficiente e adaptado às necessidades individuais.


Amor

ser dedicado e disposto a viver o que isso pode proporcionar.


Aperfeiçoamento

Busca constante em aprender para melhorar 


APRENDIZAGEM

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

Quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem, no cenário escolar prevalecem a resignificação dos sujeitos, novas coreografias, novas formas de comunicação e a construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas. Nos bastidores da aprendizagem há a participação, mediação e interatividade, porque há um novo ambiente de aprendizagem, remodelização dos papéis dos atores e co-autores do processo, desarticulação de incertezas e novas formas de interação mediadas pela orientação, condução e facilitação dos caminhos a seguir.

A Educação como interatividade contempla tempos e espaços novos, dialogo problematização e produção própria dos educandos. O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem. E mediar é intervir para promover mudanças. Como mediador, o docente passa a ser comunicador, colaborador e exerce a criatividade do seu papel de co-autor do processo de aprender dos alunos.

Na relação desse novo encontro pedagógico, professores e alunos interagem usando a co-responsabilidade, a confiança, a dialogicidade fazendo a auto-avaliação de suas funções. Isso é fundamental, pois nesse encontro, professor e alunos vão construindo novos modos de se praticar a educação. É necessário que o trabalho escolar seja competente para abdicar a cidadania tutelada, ultrapassar a cidadania assistida, para chegar à cidadania emancipada, que exige sujeitos capazes de fazerem história própria. Saber pensar é uma das estratégias mais decisivas. O ser humano precisa saber fazer e, principalmente, saber fazer-se oportunidade. (DEMO, Política Social do Conhecimento).


Os objetivos da aprendizagem são classificados em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva.

A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem. “Porque nós estamos na educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma história que permita ao sujeito participar da sociedade”. (Pedro Demo). Ref: DEMO, Política Social do Conhecimento.

Amélia Hamze
Colunista Brasil Escola



Aprendizagem Significativa

Aprendizagem significativa é um processo no qual o aluno relaciona conhecimentos novos a saberes que já possui, atribuindo sentido e relevância àquilo que está aprendendo. Ao invés de decorar informações de forma mecânica, o estudante compreende o conteúdo de maneira integrada, favorecendo a retenção a longo prazo e a aplicação prática do conhecimento.

Essa abordagem valoriza a participação ativa do aluno, a conexão com suas vivências e interesses, e o papel do professor como mediador e facilitador da construção do saber.


C

Cidadania Digital

Cidadania digital refere-se à forma como usamos as tecnologias de forma ética, responsável e segura. Envolve o respeito às regras de convivência online, o uso consciente das redes sociais, o combate à desinformação, a proteção de dados pessoais e a promoção de direitos e deveres no ambiente digital.

Essa competência é fundamental na era atual, onde a presença online influencia diretamente a vida social, acadêmica e profissional dos indivíduos.


Conhecimento

Conhecimento é um processo contínuo que amplia horizontes e transforma vidas. Cada novo conhecimento adquirido é uma ferramenta para o crescimento pessoal e profissional. Aprender é evoluir, é abrir caminhos para novas oportunidades e compreender o mundo com mais profundidade. Afinal, o saber é a chave para a mudança.


Cultura Digital

A cultura digital diz respeito ao conjunto de práticas, hábitos, linguagens e modos de produção de conhecimento que emergem com o uso cotidiano das tecnologias digitais. Ela influencia a forma como nos comunicamos, aprendemos, criamos e nos relacionamos social e profissionalmente.

Compreender essa cultura é essencial para desenvolver competências para o século XXI e atuar criticamente no mundo conectado.


E

EAD

A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.



Página:  1  2  3  (Siguiente)
  TODAS