Navegue por el glosario usando este índice.

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | Ñ | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODAS

Página:  1  2  (Siguiente)
  TODAS

A

Alexandre Braga - Registro

Ao brincar, a criança treina as suas habilidades cognitivas: aprende a pensar, lembrar, prestar atenção e a solucionar problemas. Além disso, as brincadeiras ajudam na imaginação, estimulam a criatividade, a concentração, persistência e resiliência.


Amor

ser dedicado e disposto a viver o que isso pode proporcionar.


APRENDIZAGEM

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

Quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem, no cenário escolar prevalecem a resignificação dos sujeitos, novas coreografias, novas formas de comunicação e a construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas. Nos bastidores da aprendizagem há a participação, mediação e interatividade, porque há um novo ambiente de aprendizagem, remodelização dos papéis dos atores e co-autores do processo, desarticulação de incertezas e novas formas de interação mediadas pela orientação, condução e facilitação dos caminhos a seguir.

A Educação como interatividade contempla tempos e espaços novos, dialogo problematização e produção própria dos educandos. O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem. E mediar é intervir para promover mudanças. Como mediador, o docente passa a ser comunicador, colaborador e exerce a criatividade do seu papel de co-autor do processo de aprender dos alunos.

Na relação desse novo encontro pedagógico, professores e alunos interagem usando a co-responsabilidade, a confiança, a dialogicidade fazendo a auto-avaliação de suas funções. Isso é fundamental, pois nesse encontro, professor e alunos vão construindo novos modos de se praticar a educação. É necessário que o trabalho escolar seja competente para abdicar a cidadania tutelada, ultrapassar a cidadania assistida, para chegar à cidadania emancipada, que exige sujeitos capazes de fazerem história própria. Saber pensar é uma das estratégias mais decisivas. O ser humano precisa saber fazer e, principalmente, saber fazer-se oportunidade. (DEMO, Política Social do Conhecimento).


Os objetivos da aprendizagem são classificados em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva.

A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem. “Porque nós estamos na educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma história que permita ao sujeito participar da sociedade”. (Pedro Demo). Ref: DEMO, Política Social do Conhecimento.

Amélia Hamze
Colunista Brasil Escola



E

EAD

A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.


eu

nos gostamos


H

Humanizar

Humanizar é preciso!

O conceito de humanização nos remete a muitas coisas, ao ser humano, ao tornar-se humano, mas o que pode parecer óbvio nem sempre o é. Para compreender melhor o conceito talvez seja interessante pensar em seu oposto: desumanização.

A desumanização pode ser considerada como a ação de retirar o que há de humano em uma pessoa, grupo ou coletividade, por isso uma fábrica desumana é aquela que não respeita os direitos, a saúde humana, desumanizar a educação, é objetificar os estudantes e professores, considerá-los apenas como números, coisas, não considerar as diferenças individuais, a autonomia, o direito de escolha, os gostos e preferências, ou seja, exatamente o que nos distingue como humanos, em uma concepção ampliada, incluindo emoções, afetos, físico, o transcendente, nossa história.

Dito isto, humanizar a saúde, a educação, é valorizar a ética, os valores inerentes ao ser humano, é estimular a autonomia, é considerar cada pessoa como um ser humano digno de acolhimento e apreço, que merece ser ouvido e respeitado. 

Tem um texto sobre esse conceito de humanização, com um olhar especial sobre a educação, que merece muito ser lido! É uma obra prima, imortal, escrito por Paulo Freire: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/69a762b3-6338-4699-8d4a-a1a084e72189/content

Comentários são bem vindos sempre! Ajudem a pensar...


M

Microlearning

Dividir o conteúdo em pequenos módulos ou micro-aulas que podem ser facilmente consumidos em períodos curtos de tempo.


N

NetWork

  • Redes Sociais: Envolve conexões e interações entre indivíduos ou grupos. Exemplo: Facebook e LinkedIn, onde pessoas se conectam, compartilham informações e colaboram.

  • Redes de Contatos Profissionais: Relaciona-se com o conjunto de conexões profissionais que uma pessoa possui, que pode ajudar em oportunidades de trabalho, parcerias e desenvolvimento de carreira.


O

Online

Online é uma palavra inglesa que significa "em linha" e é usada para descrever alguém que está conectado à internet e pode acessar informações em tempo real.


S

Simulação Computacional no Ensino de Química

A simulação computacional no ensino de química é uma ferramenta pedagógica que utiliza softwares e modelos digitais para reproduzir e explorar fenômenos químicos de forma virtual. Por meio dessas simulações, os alunos podem observar e interagir com processos químicos que seriam difíceis, caros ou perigosos de realizar em um laboratório físico, como reações químicas complexas, comportamento molecular, ou mudanças de estado.



Página:  1  2  (Siguiente)
  TODAS