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E

Equidade

Tratar cada pessoa de acordo com suas necessidades, oferecendo recursos diferentes para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver.


G

glossario

precípua: e algo de muita importancia
prevalencia: e algo que prevalece acima de outra coisa
superdotação: indica um conjunto de caracteristicas desempenho elevado
aspecto psicossociais: e a interação entre fatores psicológicos e sociais na vida de um indivíduo.


GLOSSÁRIO

Glossário Colaborativo: Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) na EPT

1. Acessibilidade

: Conjunto de práticas, recursos e adaptações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência ou necessidades específicas ao ambiente educacional.
Exemplo: Uso de material em Braille, intérpretes de Libras ou softwares de leitura de tela.
Link útil: Cartilha de Acessibilidade na Educação – MEC


2. Tecnologia Assistiva

Definição: Recursos, equipamentos ou sistemas que auxiliam pessoas com deficiência a realizar atividades com maior autonomia.
Exemplo: Cadeiras de rodas adaptadas, comunicadores alternativos, lupa eletrônica.
Imagem ilustrativa: 

Tecnologia Assistiva


3. Plano Educacional Individualizado (PEI)

Definição: Documento personalizado que define estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades de um estudante com NEE.
Componentes: Metas adaptadas, recursos necessários, avaliações diferenciadas.
Exemplo: Um PEI para um aluno com TDAH pode incluir pausas programadas durante as aulas.


4. Educação Inclusiva

Definição: Abordagem que prevê a participação de todos os estudantes, sem exclusão, garantindo adaptações conforme necessidades individuais.
Princípio: "Diferentes sim, desiguais nunca" (Paulo Freire).


5. Mediação Pedagógica

Definição: Atuação do monitor/professor para facilitar a aprendizagem, adaptando conteúdos e metodologias.
Exemplo: Explicar um conceito de Matemática usando materiais concretos para um aluno com autismo.


6. Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Definição: Língua natural da comunidade surda no Brasil, com estrutura gramatical própria.
Dica: Cursos básicos de Libras ampliam a inclusão.
Link: Portal Libras – UFSC


7. Adaptação Curricular

Definição: Modificações no currículo para atender a necessidades específicas, sem reduzir a qualidade do ensino.
Exemplo: Prova oral para aluno com disgrafia.


8. Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Definição: Condição neurodiversa que afeta comunicação e interação social.
Estratégias: Uso de rotinas visuais e espaços com poucos estímulos sensoriais.


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(Nota: Imagens são ilustrativas. Os links devem ser selecionados quanto à acessibilidade.)


I

Iniciação na monitoria de ensino

Monitoria: apoiar colegas no aprendizado.
NEE: necessidades de estudantes que exigem adaptações.
Inclusão: todos participam da educação.
Acessibilidade: conteúdos e espaços para todos.
Adaptação: ajustar ensino às necessidades.
Diversidade: valorizar diferenças.
Empatia: se colocar no lugar do outro.
Preconceito: julgar alguém por suas diferenças.
EPT: ensino técnico e profissional 


M

Monitoria

A monitoria de ensino é uma prática pedagógica fundamental que visa proporcionar apoio adicional a estudantes, especialmente aqueles com NEE. Na EPT, esse suporte é crucial, pois muitos alunos enfrentam desafios que podem dificultar seu aprendizado.

Apoiar o Aprendizado Facilitar a compreensão de conteúdos e habilidades que são essenciais para a formação profissionais 

Adaptação de Materiais Utilizar recursos didáticos que atendam às diferentes necessidades dos alunos, como materiais em formatos acessíveis.

Os monitores devem ser capacitados para lidar com as particularidades das NEE, conhecendo estratégias de ensino inclusivas e adaptativas. A formação contínua.

Essa abordagem não só beneficia os alunos com NEE, mas enriquece o ambiente escolar como um todo, promovendo uma cultura educacional mais inclusiva e diversificada.


Monitoria de ensino e educação inclusiva.

neste modulo podemos destacar a importância do conteúdo sobre o tema , e no foco a importância dos estudo e do conhecimento na disciplina , o quanto devemos compreender , o tema diante na base dos estudos e na importância , de compreender , o alunos e podemos implementar os estudos com tópicos.         


Monitoria e Inclusão

Monitoria: apoiar colegas no aprendizado.
Inclusão: todos aprendem juntos.
Acessibilidade: todos conseguem participar.
Adaptação: ajustar o ensino às necessidades.
Diversidade: valorizar diferenças.
Empatia: se colocar no lugar do outro.
Preconceito: julgar alguém por diferenças.


T

Tecnologia assistiva para deficientes visuais

A tecnologia assistiva para deficientes visuais engloba um conjunto de recursos e serviços que visam facilitar a vida de pessoas com deficiência visual, permitindo que elas acessem informações, se locomovam e se comuniquem de forma mais independente.

Alguns recursos e equipamentos: 

Bengala longa:

Auxilia na identificação de obstáculos e no reconhecimento do ambiente, sendo um recurso essencial para a locomoção. 

Leitores de tela:

Software que leem o conteúdo da tela do computador, smartphone ou tablet, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão acessem informações digitais. 

Ampliadores de tela:

Aumentam o tamanho de textos e imagens na tela, facilitando a visualização para pessoas com baixa visão. 

Lupas e telescópios:

Dispositivos ópticos que ampliam a imagem, auxiliando na leitura e outras tarefas visuais. 

Máquina Braille:

Permite a escrita e leitura em Braille, sistema de leitura tátil para pessoas cegas.