Bem-vindo(a) ao curso de RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL - RSA!
Objetivos de aprendizagem previstos:
Espera-se que os concluintes do curso sejam capazes de apresentar e consolidar conhecimentos sobre estratégias de gerenciamento de questões socioambientais, por meio de estudos e análises das variáveis administrativas envolvidas. E, que também sejam capazes de aplicar esses conhecimentos em contextos diversos — como empresas privadas, instituições públicas e organizações não governamentais — utilizando um pensamento sistêmico alinhado ao tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico).
Principais assuntos da formação:
Unidade I – Introdução, conceitos, visões e terminologia básica de RSA/RSE
1. Conceito de Responsabilidade Social e Ambiental (RSA) e sua relação com a Responsabilidade Socioambiental Empresarial
2. Breves referências teóricas sobre a RSA
3. Conceito de Desenvolvimento Sustentável
4. Stakeholders: Conceito e Exemplo
5. Pirâmide das Responsabilidades – ELEF
6. Visões sobre RSA (Responsabilidade Social e Ambiental)
7. Lei de Crimes Ambientais – Lei Federal nº 9.605/1998
8. EIA – Estudo de Impacto Ambiental
9. RIMA – Relatório de Impacto ao Meio Ambiente
10. Diferença entre cumprir dever legal e praticar RSA
11. Tripé do Desenvolvimento Sustentável
12. Empresa como Sistema (Micro e Macroambiente)
13. 5R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar
14. Exemplos de ações de Responsabilidade Social
15. Exemplos de ações de Responsabilidade Ambiental
Unidade II – Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental: Fundamentos, Práticas e Normas Aplicadas
1. Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável
2. Práticas Sustentáveis e Gestão de Resíduos
3. Indicadores, Planejamento e Gestão de Projetos
4. Normas e Certificações em Sustentabilidade e RSA
5. Instrumentos Econômicos e Jurídicos de Sustentabilidade
Unidade III – Marketing Socioambiental Empresarial
1. Marketing Socioambiental vs. Pseudo Marketing
2. Atender Clientes com Responsabilidade Socioambiental
3. Ciclo de Vida dos Produtos e Obsolescência: Obsolescência programada / Obsolescência perceptiva
4. Políticas Empresariais Perversas
5. Campanhas de Marketing Social e Ambiental - O poder do I3
Carga horária:
A carga horária prevista de atividades e que consta do certificado aos aprovados é de 20 horas, no entanto, a sala do curso ficará aberta online 24 horas por dia, todos os dias e você pode realizar o curso no tempo e espaço de sua preferência.
Avaliação:
Após ter concluído a leitura dos conteúdos das unidades I, II e III estará disponível o "Questionário Avaliativo Final", permitindo-lhe até três tentativas e registrando-se a maior nota alcançada. Recomenda-se que antes de realizar avaliação, você explore os mini-exercícios disponíveis, para fixar as leituras e os novos conhecimentos adquiridos das unidades.
Boa aprendizagem!
Compartilhe e divulgue esse curso gratuito em suas redes sociais. Espalhe conhecimento.