Bem- vindo(a) ao curso Moodle para Professores.
O curso apresenta a parte instrucional necessária para a criação de salas virtuais destinadas a cursos ou disciplinas na modalidade a distância ou para apoio à modalidade presencial. Ele também busca incentivar o educador a refletir sobre o potencial construtivo do Moodle, incluindo suas possibilidades para a realização de aulas com atividades colaborativas, assim como para o acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos.
O curso foi elaborado em nível básico e é baseado na versão 4.1 do Moodle utilizado atualmente no IFRO. O objetivo é levar os participantes a navegarem e tirarem o melhor proveito do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVA) Moodle.
Principais assuntos da formação:
1. ACESSO AO MOODLE DO IFRO
1.1 Página de autenticação
1.2 Esqueci a senha
1.3 Conta moodle vinculada à conta do Google
2. AMBIENTAÇÃO AO MOODLE
2.1 Painel do usuário
2.2 Barra de navegação do site
2.3 Menu retrátil de navegação
2.4 Atualização do perfil
2.5 Organização do Moodle IFRO
2.6 Espaço virtual para sua disciplina
3. ADMINISTRAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL
3.1 Navegação pela disciplina como estudante e como professor
3.2 Ativar Edição
3.3 Editar configuração do espaço virtual
3.4 Editar, inserir, excluir e duplicar tópicos
3.4.1 Formato tópico único (Abas)
3.4.2 Demais formatos
3.5 Adicionar atividade ou recurso
3.6 Baixar conteúdos e tarefas de uma só vez - Central de download (Download Center)
3.7 Backup da disciplina
3.7.1 Acesso e download do arquivo de backup
3.7.2 Exclusão do arquivo de backup do moodle
3.8 Blocos
3.9.1 Bloco Sharing Cart – copiar materiais de um espaço virtual para outro
4. ADMINISTRAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ESPAÇO VIRTUAL
4.1 Inscrição de estudante ou professor no espaço virtual da disciplina
4.2 Relatórios das ações dos estudantes (ou outros usuários) na disciplina
4.2.1 Relatório de logs
4.2.2 Relatório atividade do curso
4.2.3 Relatório de participação no curso
4.3 Excluir estudantes do espaço virtual da disciplina
4.4 Enviar mensagens aos estudantes
4.4.1 Envio de mensagens via espaço dos participantes
4.4.2 Envio de mensagens via fórum de avisos
4.4.3 Envio de e-mail
4.4.4 Envio de mensagem
4.5 Organizar os estudantes em grupos e agrupamentos
4.5.1 Criar um grupo
4.5.2 Criar mais de um grupo de forma automática
4.5.3 Criar agrupamento
5. CONFIGURAÇÃO DE RECURSOS (PARA INSERIR CONTEÚDOS)
5.1 Arquivos - Um ou mais
5.2 Rótulo (com textos, imagens, vídeos e sons)
5.3 Página (com textos, imagens, vídeos e sons)
5.4 Link (URL)
6. CONFIGURAÇÃO DE ATIVIDADES
6.1 Configurações comuns a muitas atividades
6.2 Tarefa
6.3 Fórum
6.4 Questionário
6.4.1 Questões
6.5 Aulas Sincronas
7. CORREÇÃO DE ATIVIDADES
7.1 Correção de tarefa
7.2 Correção de questionário
7.3 Correção de fórum
8. CONFIGURAÇÃO DO LIVRO DE NOTAS
8.1 Média ponderada das notas.
8.2 Organização das atividades em categorias de notas
8.2.1 Inserção de novas categorias
8.2.2 Alocação das atividades nas categorias
8.2.3 Média ponderada das notas das categorias
8.3 Outras métricas e opções
8.4 Trabalhar com fórmulas
9. ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE E NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS
9.1 Bloco Acessibilidade
9.2 Elaboração de Conteúdo com Acessibilidade.
Carga horária:
A carga horária prevista de atividades e que consta do certificado aos aprovados é de 30 horas, no entanto, a sala do curso ficará aberta online 24 horas por dia, todos os dias e você pode realizar o curso no tempo e espaço de sua preferência.
Boa aprendizagem! Compartilhe e divulgue esse curso gratuito em suas redes sociais. Espalhe conhecimento.