Os Institutos Federais e sua natureza inclusiva


A Rede Federal  de  Educação,  instituída  pela  Lei  11892/2008,  oferece Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especializada na educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino. Segundo Ministério da Educação (MEC) 2020, a educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. 

Fonte: MEC. 2025.

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem características próprias, como ensino prático e técnico, o que exige adaptações e estratégias inclusivas para garantir que todos os estudantes possam participar plenamente. A presença de monitores de ensino inclusivo capacitados contribui para a equidade educacional, promovendo um ambiente mais acessível e estimulando a autonomia dos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). Conforme Pacheco (2010):


Pluricurriculares  e  multicampi,  especializadas  na  oferta  de  educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, é,  porém,  ao  eleger  como  princípio  de  sua  prática  educacional  a prevalência  do  bem  social  sobre  os demais  interesses,  que  essas instituições  consolidam  seu  papel  junto  à  sociedade.  (PACHECO, 2010, p. 16)

Fonte: Fátima e Francelena. MOOC, 2025.

Dessa  forma, a legislação exige que  as  instituições  de  ensino  regular  se organizem  para  ofertar  a  educação  para  todos,  incluindo  as  pessoas  com deficiência, em todos os níveis de ensino. Os Institutos Federais como  instituições  públicas que engloba ensino, pesquisa e extensão, os institutos federais também devem promover a educação inclusiva e o apoio especializado para alunos com deficiência. 

Para atender essa demanda foram criados os Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), presentes em todos os IFs, os quais atuam na garantia de acessibilidade,  em  suas  diferentes  dimensões, atendendo o público da educação especial previsto na legislação brasileira. Sendo eles os  estudantes  com  deficiência,  altas habilidades/superdotação,   transtorno   global   do   desenvolvimento   ou   dificuldades   de aprendizagem. 

Fonte: pixabay.com. 2025.

Destarte, como uma das ações do NAPNE dos Institutos Federais, foi criado o programa de monitoria, que visa promover condições para o acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição, contribuindo com o atendimento educacional especializado, a fim  de  garantir  a  identificação  de  barreiras  à  aprendizagem  na  instituição. 

 

Fonte: https://www.edocente.com.br/blog-educacao-inclusiva-2/ 

 

Monitoria de ensino inclusivo

A monitoria de ensino inclusivo é uma programa que tem por estratégia contribuir para a inclusão escolar, um apoio pedagógico essencial que possibilita a equidade, almejando que todos tenham acesso ao conteúdo e às atividades acadêmicas de maneira justa, considerando suas necessidades individuais e promovendo uma educação equitativa, pois auxilia na redução das barreiras que dificultam o aprendizado de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).

📽Assista ao recurso audiovisual a seguir: Cuerdas - Dublado. Link de acesso:


Fonte: Canal do Youtube: Ingrid lima. 

Cuerdas é um curta-metragem de animação da Espanha que foi escrito e dirigido por Pedro Solís García em 2013. Recebeu o Prêmio Goya de melhor curta-metragem de animação em 2014. O curta-metragem conta a história de uma menina que se tornou amiga de um menino chamado Nicolas que tem paralisia cerebral.

Vamos continuar o estudo do módulo. 

Última atualização: quarta-feira, 9 abr. 2025, 19:30