Os Institutos Federais e sua natureza inclusiva
A Rede Federal de Educação, instituída pela Lei 11892/2008, oferece Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especializada na educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino. Segundo Ministério da Educação (MEC) 2020, a educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.
Fonte: MEC. 2025.
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem características próprias, como ensino prático e técnico, o que exige adaptações e estratégias inclusivas para garantir que todos os estudantes possam participar plenamente. A presença de monitores de ensino inclusivo capacitados contribui para a equidade educacional, promovendo um ambiente mais acessível e estimulando a autonomia dos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). Conforme Pacheco (2010):
Pluricurriculares e multicampi, especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, é, porém, ao eleger como princípio de sua prática educacional a prevalência do bem social sobre os demais interesses, que essas instituições consolidam seu papel junto à sociedade. (PACHECO, 2010, p. 16)
Fonte: Fátima e Francelena. MOOC, 2025.
Dessa forma, a legislação exige que as instituições de ensino regular se organizem para ofertar a educação para todos, incluindo as pessoas com deficiência, em todos os níveis de ensino. Os Institutos Federais como instituições públicas que engloba ensino, pesquisa e extensão, os institutos federais também devem promover a educação inclusiva e o apoio especializado para alunos com deficiência.
Para atender essa demanda foram criados os Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), presentes em todos os IFs, os quais atuam na garantia de acessibilidade, em suas diferentes dimensões, atendendo o público da educação especial previsto na legislação brasileira. Sendo eles os estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação, transtorno global do desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem.
Fonte: pixabay.com. 2025.
Destarte, como uma das ações do NAPNE dos Institutos Federais, foi criado o programa de monitoria, que visa promover condições para o acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição, contribuindo com o atendimento educacional especializado, a fim de garantir a identificação de barreiras à aprendizagem na instituição.
Fonte: https://www.edocente.com.br/blog-educacao-inclusiva-2/
Monitoria de ensino inclusivo
A monitoria de ensino inclusivo é uma programa que tem por estratégia contribuir para a inclusão escolar, um apoio pedagógico essencial que possibilita a equidade, almejando que todos tenham acesso ao conteúdo e às atividades acadêmicas de maneira justa, considerando suas necessidades individuais e promovendo uma educação equitativa, pois auxilia na redução das barreiras que dificultam o aprendizado de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).
📽Assista ao recurso audiovisual a seguir: Cuerdas - Dublado. Link de acesso:
Fonte: Canal do Youtube: Ingrid lima.
Cuerdas é um curta-metragem de animação da Espanha que foi escrito e dirigido por Pedro Solís García em 2013. Recebeu o Prêmio Goya de melhor curta-metragem de animação em 2014. O curta-metragem conta a história de uma menina que se tornou amiga de um menino chamado Nicolas que tem paralisia cerebral.
Vamos continuar o estudo do módulo.