Monitoria de Ensino Inclusivo: Conceitos e Objetivos.

 

Fonte: pixabay.com. 2025.

 

A monitoria de ensino inclusivo é uma prática educacional que envolve estudantes do ensino médio e da graduação atuando como facilitadores do processo de aprendizagem de colegas com NEE. 

Seus principais objetivos são:

*Apoiar estudantes com NEE no desenvolvimento de habilidades acadêmicas e sociais;

*Contribuir para a formação de uma cultura de inclusão e empatia;

*Auxiliar docentes na adaptação de materiais e metodologias acessíveis;

*Promover a autonomia dos estudantes com NEE.

Fonte: pixabay.com. 2025.

O Papel do Monitor de Ensino Inclusivo na EPT

O monitor de ensino inclusivo desempenha funções que vão além do apoio acadêmico, abrangendo aspectos psicossociais e de acessibilidade. Leia a seguir:

1. Atividades/Atribuições do monitor de ensino inclusivo:  

Envolver e desenvolver  o estudante com necessidades educacionais específicas nos trabalhos e atividades realizadas em grupo;

Agendar momentos determinados para esclarecer dúvidas sobre as atividades, trabalhos, editais, etc;

Auxiliar o estudante com necessidades educacionais específicas no contato com os professores e colegas; 

Mediar a comunicação entre professores e estudantes e proporcionar suporte emocional e pedagógico.

Auxiliar o estudante NEE na sua autonomia nas relações estabelecidas no ambiente escolar;

Intervir em situações que possam promover o respeito e igualdade de oportunidades ao estudante NEE na sala de aula e no ambiente escolar; 

Motivar o estudante NEE de modo a participar das atividades propostas o que possibilitará a desenvolver habilidades e competências;

Ser/ estar como ponto de referência ao estudante NEE para suas dúvidas, ou ponte para o contato com os setores da instituição/escola; 

Observar e relatar ao NAPNE situações atípicas que impactam diretamente o estudante NEE;

Elaborar o relatório mensal de atividades de monitoria de ensino inclusivo.

2. Benefícios da monitoria para o estudante monitor de ensino:  

Aprendizagem sobre a inclusão por meio da monitoria de ensino inclusivo no ambiente escolar;

Compreender e ajudar os o estudante NEE a superar problemas, bloqueios, pressões, dificuldades internalizadas que limitam a aprendizagem;

Acompanhar os estudantes em seus tempos, ritmos e avanços

Ajudar a solidificar e aumentar o aprendizado; 

Contribuir para a formação acadêmica e humanística dos estudantes monitores de ensino.

Desenvolver habilidades e competências em educação especial, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional.

📽Assista ao recurso audiovisual a seguir: Vídeo sobre inclusão – Ian. Link de acesso:

Fonte: Canal do Youtube: Leituras da Kelly. 

Reflexão sobre o vídeo: Vídeo retrata uma história sobre inclusão. Ian queria apenas brincar e fazer amigos, não queria ficar sozinho por causa de sua deficiência. Quando tentava se aproximar e sofria preconceito e bullying se isolava, mas não desistia, nota-se a sua persistência, ao final quando as crianças o ajudam a ficar ocorre o rompimento deste paradigma e ciclo de preconceito, fazendo com que ele se enturme e participe das brincadeiras.

Esta história é a vida real de uma criança argentina que tem paralisia cerebral que afeta tanto a mobilidade quanto a linguagem. Desde 2012, sua mãe criou a Ian Foundation para poder denunciar sua deficiência e, assim, tentar construir uma sociedade inclusiva. O que se pretende com este curta-metragem é derrubar as barreiras e aumentar a inclusão social.

A partir do curta metragem nota-se a importância do respeito às diferenças e do quão significativo é, para uma pessoa com deficiência, habitar os espaços que desejar e interagir com outras pessoas, mas não só isso: mostra também que, para as outras pessoas que não tenham deficiência, este é um exercício de cidadania que pode ser feito desde os primeiros anos de vida.

📝 Para que você compreender melhor o assunto deste módulo iremos disponibilizar esse material em formato de apostila em "Materiais para estudo - Módulo 4."

Esperamos que tenha gostado do que estou até aqui!

Última atualização: quarta-feira, 9 abr. 2025, 19:46