Bem-vindo(a) ao curso de RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL - RSA!


Objetivos de aprendizagem previstos:

Espera-se que os concluintes do curso sejam capazes de apresentar e consolidar conhecimentos sobre estratégias de gerenciamento de questões socioambientais, por meio de estudos e análises das variáveis administrativas envolvidas. E, que também sejam capazes de aplicar esses conhecimentos em contextos diversos — como empresas privadas, instituições públicas e organizações não governamentais — utilizando um pensamento sistêmico alinhado ao tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico).

Principais assuntos da formação:

Unidade I – Introdução, conceitos, visões e terminologia básica de RSA/RSE

1. Conceito de Responsabilidade Social e Ambiental (RSA) e sua relação com a Responsabilidade Socioambiental Empresarial

2. Breves referências teóricas sobre a RSA

3. Conceito de Desenvolvimento Sustentável

4. Stakeholders: Conceito e Exemplo

5. Pirâmide das Responsabilidades – ELEF

6. Visões sobre RSA (Responsabilidade Social e Ambiental)

7. Lei de Crimes Ambientais – Lei Federal nº 9.605/1998

8. EIA – Estudo de Impacto Ambiental

9. RIMA – Relatório de Impacto ao Meio Ambiente

10. Diferença entre cumprir dever legal e praticar RSA

11. Tripé do Desenvolvimento Sustentável

12. Empresa como Sistema (Micro e Macroambiente)

13. 5R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar

14. Exemplos de ações de Responsabilidade Social

15. Exemplos de ações de Responsabilidade Ambiental

Unidade II – Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental: Fundamentos, Práticas e Normas Aplicadas

1. Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável

2. Práticas Sustentáveis e Gestão de Resíduos

3. Indicadores, Planejamento e Gestão de Projetos

4. Normas e Certificações em Sustentabilidade e RSA

5. Instrumentos Econômicos e Jurídicos de Sustentabilidade

Unidade III – Marketing Socioambiental Empresarial

1. Marketing Socioambiental vs. Pseudo Marketing

2. Atender Clientes com Responsabilidade Socioambiental

3. Ciclo de Vida dos Produtos e Obsolescência: Obsolescência programada / Obsolescência perceptiva

4. Políticas Empresariais Perversas

5. Campanhas de Marketing Social e Ambiental - O poder do I3

 

Carga horária:

A carga horária prevista de atividades e que consta do certificado aos aprovados é de 20 horas, no entanto, a sala do curso ficará aberta online 24 horas por dia, todos os dias e você pode realizar o curso no tempo e espaço de sua preferência.

  

Avaliação:

Após ter concluído a leitura dos conteúdos das unidades I, II e III estará disponível o "Questionário Avaliativo Final", permitindo-lhe até três tentativas e registrando-se a maior nota alcançada. Recomenda-se que antes de realizar avaliação, você explore os mini-exercícios disponíveis, para fixar as leituras e os novos conhecimentos adquiridos das unidades.    


Boa aprendizagem!

Compartilhe e divulgue esse curso gratuito em suas redes sociais. Espalhe conhecimento.

Última modificación: miércoles, 8 de octubre de 2025, 14:29