Mensagens do blog por Fabio Barros

Todo o mundo

Paulo Freire já nos dizia que o aprender precede ao ensinar, que o primeiro é mais importante e central, que aprendemos desde nossa concepção, ao longo de toda a vida e até a morte. 

Aprendemos sem necessidade de sermos ensinados. Para haver aprendizagem basta haver vida, envolvimento, interesse, desejo, prazer. Todo e qualquer ensino (formal, informal, com diferentes graus de incorporação de tecnologias digitais) que tenha por objetivo favorecer a aprendizagem das pessoas, precisa levar isso em conta, que a aprendizagem é um fenômeno natural, vital, dependente da existência do desejo, do prazer, da alegria.

Grande parte da legislação educacional e de muitas práticas de ensino ainda vigentes, são baseadas principalmente no controle, nas punições e ameaças tais como provas, notas, reprovações, registro de faltas e outros meios de coerção. Muitos profissionais da educação acreditam que é possível, através destes instrumentos, fazer com que as pessoas aprendam conteúdos desconexos e desinteressantes, mas, em sua maioria, o que alcançam, é a falsificação da genuína aprendizagem, a memorização superficial para o teste, a cola, a indisciplina, a evasão e tantos outros subterfúgios criativos de sobrevivência ou de exclusão do sistema formal de educação.

No entanto, o que é imprescindível, do ponto de vista da qualidade do ensino, principalmente na graduação e pós-graduação, mas também na educação de jovens e adultos, e no ensino médio, não é a presença física ou corporal, mas a presença da aprendizagem. 

E para que ela esteja presente genuinamente, para que haja efetiva presença de aprendizagem, é preciso que haja a presença cognitiva, social, emocional manifestada por meio do desejo, do prazer em aprender, do envolvimento com a temática a ser aprendida, do sentimento de pertença a um grupo e a conexão com as demais pessoas e conteúdos significativos.

Esses elementos fundamentais são trabalhados em diferentes métodos pedagógicos ativos de ensino, que, independentemente do tempo e do espaço (síncrono ou assíncrono, físico, digital ou outras) focam seus objetivos no processo de aprendizagem humano, na diversidade da presença e características que reunidas efetivam a Presença da Aprendizagem.

Sugestão de vídeo sobre o conceito ampliado de Presença na era digital: 

Associado Curso: EducaDigital
[ Modificado: quarta-feira, 26 abr. 2023, 10:28 ]