Este curso disponibiliza algumas atividades do Moodle, conheça mais sobre elas e algumas de suas finalidades didáticas:
Fórum
O módulo de atividade fórum permite que participantes tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo. É a ferramenta central de aprendizagem e diálogo, incentivando a aprendizagem entre pares e o protagonismo dos estudantes.
Existem vários tipos de fóruns que você pode escolher, como o fórum padrão onde qualquer um pode iniciar uma discussão a qualquer momento (este é o nosso!); um fórum onde cada estudante pode postar apenas uma discussão; ou um fórum de perguntas e respostas onde os estudantes devem primeiro fazer um post para então serem autorizados a ver os outros posts de outros estudantes. Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos posts dos fóruns. As imagens anexadas são exibidas no post do fórum.
Participantes podem assinar um fórum para receber notificações de novos posts do fórum. Um professor pode definir o modo de assinatura como opcional, forçado ou automático, ou proibir as assinaturas completamente. Se necessário, é possível estabelecer um número máximo de postagens num determinado período de tempo; isto pode prevenir que alguns indivíduos dominem as discussões.
Posts dos fóruns podem ser avaliados pelo professor ou pelos estudantes (avaliação por pares). As avaliações podem ser agregadas para formar uma única nota final a ser gravada no livro de notas.
Fórum tem muitas utilidades, como
- Um espaço social para os estudantes se conhecerem
- Anúncios sobre o curso (usando um fórum de notícias com assinatura forçada)
- Para discutir conteúdos do curso ou os materiais para leitura
- Para continuar online uma discussão iniciada em sala de aula
- Uma central de ajuda onde tutores e estudantes podem conseguir ajuda
- Uma área de suporte um-para-um para comunicações particulares entre professor e estudante (usando um fórum com grupos separados e um estudante por grupo)
- Para atividades de extensão, por exemplo "brainstorms" para estudantes sugerirem e avaliarem idéias
Wiki
O módulo de atividade wiki permite aos participantes adicionar e editar uma coleção de páginas da web. Um wiki pode ser colaborativo, com todos podendo editá-lo, ou individual, onde cada um tem seu próprio wiki e somente ele pode editar.
Um histórico de versões anteriores de cada página do wiki é mantido, listando as edições feitas por cada participante.
Wikis têm muitas utilidades, como:
- Para agrupar anotações ou guias de estudo
- Para os membros de uma faculdade planejarem um esquema de trabalho ou agendarem uma reunião juntos
- Para que os estudantes criem colaborativamente um livro on-line, criando conteúdo em um tópico definido pelo seu tutor
- Para narração colaborativa ou criação de poesia, onde cada participante escreve uma linha ou verso
- Como uma revista pessoal para notas de exame ou revisão (usando um wiki individual)
Página
O módulo de página permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. Uma página pode exibir texto, imagens, som, vídeo, links da web e código incorporado, como mapas do Google.
As vantagens de utilizar o módulo de página em vez do módulo de arquivo incluem o fato da página ser mais acessível (por exemplo, para usuários de dispositivos móveis) e mais fácil de atualizar.
Para grandes conteúdos, é recomenda-se a utilizar o módulo livro em vez de uma página.
Uma página pode ser utilizada para:
- Apresentar os termos e condições de um curso ou um resumo do programa do curso
- Para incorporar vários vídeos ou arquivos de som juntamente com algum texto explicativo
Questionário
A atividade Questionário permite criar e configurar questionários com questões de vários tipos, incluindo múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência, resposta curta entre outras).
O professor pode permitir que o questionário tenha múltiplas tentativas, com questões embaralhadas ou selecionadas aleatoriamente de uma categoria do banco de questões.
Cada tentativa é corrigida automaticamente, com exceção das questões dissertativas, e a nota é registrada no livro de notas do curso.
O professor pode escolher quando e se sugestões, comentários e respostas corretas são mostradas aos estudantes.
Os questionários podem ser utilizados:
- Como provas de um curso
- Como pequenos testes para tarefas de leitura ou no final de um tópico
- Como prova de revisão usando questões de provas anteriores
- Enviar comentários imediatos sobre o desempenho
- Para auto-avaliação
Glossário
O módulo de atividade de glossário permite aos participantes criar e manter uma lista de definições, como um dicionário, ou coletar e organizar recursos ou informações.
Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos termos do glossário. As imagens anexadas são exibidas no termo. Os termos do glossário podem ser pesquisados ou listados alfabeticamente ou por categoria, data ou autor. Os termos podem por padrão serem aprovados ou depender da aprovação de um professor antes de serem visualizadas por alguém.
Se o filtro de auto-ligação do glossário estiver ativado, os termos do glossário serão automaticamente vinculados quando as palavras e/ou frases do conceito aparecerem no curso, .
Um professor pode permitir comentários nos termos do glossário. Os termos também podem ser avaliados por professores ou estudantes (avaliação por pares). Avaliações também podem ser agregadas para formar a nota final que será registrada no livro de notas.
Glossários tem muitos usos, como por exemplo:
- Um banco colaborativo de termos chaves
- Um espaço "apresente-se" onde novos estudantes adicionam seus nomes e informações pessoais
- Centralização de dicas ou melhores práticas sobre algum item
- Uma área de compartilhamento de vídeos, imagens ou arquivos de som
- Como recurso de revisão de fatos a serem lembrados
Recomendo: Aqui pode ler um guia rápido do uso dos principais recursos e atividades do Moodle - https://moodletoolguide.net/pt-br/
Responda com sua opinião sobre estas e outras atividades e recursos do Moodle, com ideias pedagógicas.