Sou professor, mas um aprendiz no que diz respeito à andragogia, ou seja, em analisar a aprendizagem do ponto de vista adulto. Considero importante essas definições devido à amplitude de divulgação e oferta de cursos online e/ ou à distância no Brasil nos últimos anos, principalmente, no pós-pandemia. Mas considero fundamental ressaltar o caráter prático do aprendizado do adulto visto que talvez não haja muito tempo hábil para se qualificar ou até mesmo aprender uma nova profissão para que seja feita uma transição de carreira. O que nos leva também ao seguinte questionamento: será que nossas crianças e adolescentes nas Escolas não estão se saturando de conhecimento "inútil". Digo "inútil" aqui no sentido prático, que não faça sentido pra ele ou que realmente não lhe trará nenhum benefício, pois, às vezes, como professores, somos obrigados a seguir um currículo, salas lotadas, alunos desinteressados. Poderíamos ensinar muitas coisas que realmente fizessem sentido, mais relacionado à sua realidade.
Também a questão dos estilos de aprendizagem é outro ponto que consideramos importante, pois as pessoas aprendem de diferentes maneiras e, nem sempre, nas escolas, é possível trabalhar isso de modo eficaz. Cabe a reflexão: as pessoas deveriam ser separadas por níveis de aprendizagem ou a presença da diversidade permite um aprendizado mais rico e produtivo? Pois considero significativo por em pauta, em relação ao tema abordado que, se nossos índices educacionais estão muito abaixo do esperado, não deveríamos cogitar um discussão a respeito? Há grupos, por exemplo, que defendam o ensino domiciliar, visando atender as demandas necessárias de cada indivíduo. Já que as pessoas aprendem de modo diferenciado. Sem levantar polêmicas, são só questionamentos que nos vem à mente enquanto assistia aos vídeos.