Diferenças entre o ensino de adolescentes e adultos

Diferenças entre o ensino de adolescentes e adultos

por DAIANE APARECIDA SOUZA -
Número de respostas: 8

Motivações de aprendizagem

• Adolescentes:
    Geralmente estão na fase escolar obrigatória e, muitas vezes, não escolhem o que estão aprendendo. A motivação pode ser extrínseca (notas, pressão dos pais) ou vinculada ao desejo de pertencimento social.
  • Adultos:
    São mais autodirigidos e, normalmente, buscam aprendizado com objetivos claros, como crescimento profissional, mudanças de carreira ou interesses pessoais.
Em resposta à DAIANE APARECIDA SOUZA

Re: Diferenças entre o ensino de adolescentes e adultos

por Camilla Gandine Gonçalves -
Excelente resumo! Eu tenho observado que os alunos adolescentes que trabalham em projetos ou práticas pedagógicas se sentem mais felizes. Pena nossa educação básica (e obrigatória) ser tão massiva, a ponto de não permitir tempo suficiente para os alunos fazerem as próprias escolhas.
Em resposta à Camilla Gandine Gonçalves

por Camila Peixoto de Oliveira -
Infelizmente, também sob a influência da internet, e a  agilidade na troca de informações, bem como uma cultura social atual, imediatista e por vezes supérflua , não só meus alunos adolescentes, mas muitos de nós queremos resultados imediatos, também em relação ao aprendizado. E aprender, por exemplo, exige certa dedicação, empenho de tempo.

por Camila Peixoto de Oliveira -
Sou professora de matemática do ensino básico, da rede pública há alguns anos, e acredito, mediante observações enquanto docente e aluna quando mais jovem e hoje ainda. que a aprendizagem também está relacionada ao amadurecimento.

por Renata Souza -
Em geral, o aprendizado está sempre ligado a algum objetivo e como os adolescentes ainda estão descobrindo seu futuro e com pouca responsabilidades, o aprendizado se torna menos atraente.