A leitura do módulo foi muito importante para ampliar meus conhecimentos sobre a educação inclusiva e compreender melhor a importância das legislações que garantem os direitos das pessoas com deficiência. Conhecer as leis é essencial para que possamos atuar de forma correta, ética e responsável, promovendo uma educação mais justa, acessível e igualitária para todos os alunos. Antes do curso, eu já tinha alguns conhecimentos sobre inclusão escolar, mas não conhecia de forma mais aprofundada os direitos assegurados pela legislação educacional.
Os conteúdos apresentados contribuíram bastante para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, principalmente no entendimento sobre acolhimento, respeito às diferenças e adaptação das práticas no ambiente escolar. Aprendi que o monitor tem um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento e na participação dos alunos com necessidades específicas, sempre trabalhando em parceria com professores e família.
Além disso, o curso trouxe reflexões importantes sobre empatia, acessibilidade e inclusão no cotidiano escolar. Levo como aprendizado a importância de buscar sempre mais conhecimento para oferecer um acompanhamento mais humano, consciente e inclusivo aos estudantes.