Questionamento

Questionamento

por Cleide Selma Pereira dos Santoa -
Número de respostas: 2

Analisando o crescimento de cursos na modalidade EAD e de cursos no formato MOOC, vem em minha mente o seguinte questionamento: Tais novidades possibilitadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação  (TDICS) tem contribuído para a inserção e valorização dos professores no mundo do trabalho ou o papel deste profissional tem sido reduzido em virtude de tais cursos?

Em resposta à Cleide Selma Pereira dos Santoa

Re: Questionamento

por Carmem De Carvalho Garcia -
verdade Cleide com o tempo tudo vai se encaixando fiz outros cursos estou me achando pouco a pouco e também estou gostando muito. estas ferramentas estão mexendo bastante comigo.
Em resposta à Cleide Selma Pereira dos Santoa

Re: Questionamento

por Jeiseanne Medeiros -

Essa é uma questão complexa e multifacetada. Embora as tecnologias digitais tenham possibilitado o crescimento dos cursos EAD e MOOCs, não necessariamente reduziram o papel dos professores, mas sim o transformaram. Essas modalidades de ensino oferecem novas oportunidades para os professores, permitindo que alcancem um público mais amplo e diversificado, além de facilitarem a atualização constante de conhecimentos e habilidades. No entanto, é importante reconhecer que o papel do professor continua fundamental no processo educacional, seja presencialmente ou online, pois ele desempenha funções essenciais como mediador do conhecimento, motivador dos alunos e facilitador da aprendizagem significativa. Portanto, em vez de reduzir o papel dos professores, as TDICs têm o potencial de valorizá-los ao fornecerem ferramentas e recursos para uma prática docente mais eficaz e inclusiva.