Educação e Inclusão

Educação e Inclusão

por Adriano Carneiro -
Número de respostas: 0

Antes deste módulo, eu já tinha conhecimento de que existem leis que garantem o acesso à educação e os direitos das pessoas com deficiência, porém não conhecia com tanta clareza como essas normas se relacionam com o cotidiano escolar. A leitura me mostrou que conhecer a legislação é importante não somente para saber quais são os direitos dos estudantes, mas também para compreender melhor nossas responsabilidades enquanto profissionais que participam do processo educacional.

Um ponto que chamou minha atenção foi perceber que a inclusão precisa ser construída nas situações do dia a dia. Na monitoria, isso significa observar cada estudante de forma individual, compreender suas necessidades e encontrar maneiras de auxiliá-lo sem fazer por ele aquilo que pode realizar sozinho. O monitor pode ser um apoio importante para que o estudante participe das atividades, interaja com a turma e conquiste cada vez mais independência.

Depois deste estudo, levo comigo uma visão mais consciente sobre minha atuação. Aprendi que incluir não é simplesmente colocar todos no mesmo espaço ou oferecer o mesmo atendimento para todos. É reconhecer que as pessoas aprendem de maneiras diferentes e que, em alguns momentos, será necessário modificar estratégias e oferecer apoios específicos para que cada estudante tenha condições reais de aprender e participar da vida escolar.