Considero muito importante ter conhecimento das legislações educacionais, pois elas orientam nossos direitos e deveres e ajudam a garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, com respeito às suas diferenças e necessidades. Conhecer as leis também nos permite atuar de forma mais consciente e responsável, evitando práticas que possam dificultar a inclusão.
Antes deste curso, eu já tinha algum conhecimento sobre a importância da inclusão educacional e sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas não conhecia de forma aprofundada todas as legislações e os mecanismos de apoio aos estudantes com necessidades educacionais específicas.
Os conteúdos contribuíram para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva porque me ajudaram a compreender melhor que a inclusão não significa apenas permitir que o aluno esteja presente na instituição, mas também oferecer condições para que ele participe, aprenda e se desenvolva. Aprendi também que a empatia, o respeito, a comunicação e a valorização das diferenças são fundamentais na relação entre monitor e aluno.
Como principal aprendizado, compreendi que o monitor possui um papel importante no processo de inclusão e deve estar preparado para acolher, respeitar e auxiliar os estudantes, sempre considerando suas particularidades. Dessa forma, conhecer a legislação e os princípios da educação inclusiva contribui para uma atuação mais humana, responsável e comprometida com o direito de todos à educação.