isso mesmo abre a nossa mente assim nós trás um conhecimento de primeira com métodos muito bons
Devemos reconhecer a experiência do aluno com fundamental para seu desenvolvimento, já que parte do princípio de trabalhar os conteúdos por meio de situações comuns do dia a dia dele.
Além disso quanto educadores devemos partir do conhecimento prévio dos alunos adultos, logo assumimos o papel de mediador do conhecimento e o discente será o protagonista da sua trajetória.
Vale ressaltar que não devemos tratar adultos como crianças. Na andragogia o professor não escolhe os conteúdos, métodos. A aprendizagem significativa deve partir dos interesses dos alunos.
Excelente colocação!
Andragogia é um processo essencial na educação pois através da aprendizagem na vida adulta o sujeito torna-se autor da própria história e constrói sua participação no meio social
Concordo, essa prática e busca de novas metodologias torna o professor no papel de mediador e os alunos autores de sua própria história.
Este conceito instiga a busca por metodologias mais adequadas e relevantes para adultos em processo de aprendizagem. Em vez de aderir a abordagens didáticas convencionais, a andragogia nos encoraja a adotar estratégias mais dinâmicas e centradas no aluno, como o envolvimento em atividades participativas, discussões colaborativas e aprendizagem baseada em experiências práticas. Em essência, a andragogia promove uma reflexão sobre o papel do educador e a necessidade de proporcionar experiências de aprendizagem significativas e aplicáveis para indivíduos adultos!
A andragogia no processo de ensino aprendizagem reconhece os adultos como aprendizes autônomos e experientes, e visa criar ambientes de aprendizagem que valorizem sua autonomia, experiências prévias e necessidades específicas, promovendo assim um engajamento mais significativo e uma aplicação prática do conhecimento adquirido.
Realmente. A andragogia proporciona uma forma diversa de observação da educação, do método de educar, para os jovens e adultos.
Concordo. É preciso reconhecer que os adultos aprendem de forma diferente das crianças.
sobre a andragogia é uma atividade que visa compreender melhor os princípios e fundamentos dessa teoria da educação. Através da reflexão, é possível identificar os pontos fortes e fracos da andragogia, bem como as suas aplicações práticas.
A Andragogia sugere a apresentação de desafios condizentes com as atividades reais do dia a dia, o que contribui em muito para a aprendizagem dos colaboradores. Assim, é importante oferecer recursos que estimulem ações físicas, como simulações de atividades.
Isso mesmo. Concordo.
A andragogia é uma abordagem educacional centrada no aprendizado de adultos.
Com certeza novas metodologias que possam potencializar o processo de ensino aprendizagem.
Isso mesmo. Concordo!
A andragogia faz o docente repensar nas suas abordagens utilizadas em sala de aulas no que se refere a metodologia e recursos.
Isso mesmo. Isso mesmo. A andragogia é uma abordagem educacional com foco no ensino de adultos, que considera as experiências prévias e a autonomia dos aprendizes como elementos centrais para o processo de aprendizagem.
Acho incrível como a andragogia transforma o jeito que pensamos sobre educação! Ao valorizar as experiências e a autonomia dos adultos, ela não só torna o aprendizado mais relevante, mas também mais divertido e envolvente. É como se cada aula fosse uma oportunidade de troca, onde todos aprendem uns com os outros.
Sim, um aspecto importante no ensino de adultos é utilização da vivência de cada um no processo educacional. Elaborar os conteudos e formas de aprendizagem de maneira que o estudante adulto consiga visualizar e vivenciar sua propria realidade, tornar concreto o aprendizado
Concordo totalmente! A andragogia nos desafia a adaptar nossas abordagens, reconhecendo que jovens e adultos trazem experiências e expectativas próprias. Ao repensar nossa prática e buscar metodologias mais personalizadas, conseguimos oferecer um ensino que faz sentido na vida deles, tornando o aprendizado mais relevante e eficaz. Isso fortalece o vínculo entre educador e aluno e melhora os resultados.
Essa possibilidade de fazer com que repensem nossa prática é muito importante. Acredito que essa perspectiva permite trazer o aluno para o centro do processo educativo.