Como vimos nas discussões até aqui, embora haja aproximações
entre a pedagogia e a andragogia, esta última tem peculiaridades que lhes são próprias,
tornando-se relevante porque reconhece e respeita as características e
motivações únicas dos alunos adultos. Logo, é bem verdade também que os
professores carecem de formação específica em princípios e práticas
andragógicos para os implementar de maneira significativa em sua atividade
educacional. Nem todos os educadores estão familiarizados ou têm experiência na
teoria da aprendizagem de adultos, o que leva a variações na aplicação de
abordagens andragógicas. Utilizando minha experiência, por exemplo, posso dizer
que na minha formação profissional em nível superior, em curso de licenciatura,
não houve a oferta de nenhuma disciplina ao longo do curso que tematizasse
questões relativas ao ensino e a aprendizagem de alunos adultos. Como superar
esses desafios e como formar professores para atenderem a demanda de discentes
adultos diante de suas singularidades?
Em resposta à Dennis Souza da Costa
Re: Formação docente e andragogia
Por isso, a importância do docente se atualizar, estudando e se especializando sempre.
Para superar alguns dos desafios, podemos destacar alguns pontos importantes a serem considerados são:
1. Conhecimento prévio dos alunos: É importante que os professores conheçam o perfil dos alunos adultos, suas experiências e expectativas. Isso pode ajudar a criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz.
2. Metodologias de ensino: As metodologias de ensino devem ser adaptadas para atender às necessidades dos alunos adultos. Por exemplo, é importante que os professores usem exemplos práticos e relacionados ao trabalho para ajudar os alunos a entender melhor os conceitos.
3. Flexibilidade: Os alunos adultos geralmente têm outras responsabilidades, como trabalho e família. Portanto, é importante que os professores sejam flexíveis e ofereçam opções de horários e formatos de aula que atendam às necessidades dos alunos.
4. Aprendizagem ao longo da vida: Os professores devem incentivar os alunos adultos a continuar aprendendo ao longo da vida. Isso pode incluir a oferta de cursos de atualização e aconselhamento sobre oportunidades de carreira.
O mais difícil de tudo, talvez seja, enxergar nossos alunos como indivíduos únicos, pois, muitas vezes somos tomados pela rotina do dia a dia e burocracias, que foram inseridas ao processo, e que muitas vezes nos tira do foco principal, que é ajudar nesse lindo processo de evolução humana, chamada educação.
Para superar alguns dos desafios, podemos destacar alguns pontos importantes a serem considerados são:
1. Conhecimento prévio dos alunos: É importante que os professores conheçam o perfil dos alunos adultos, suas experiências e expectativas. Isso pode ajudar a criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz.
2. Metodologias de ensino: As metodologias de ensino devem ser adaptadas para atender às necessidades dos alunos adultos. Por exemplo, é importante que os professores usem exemplos práticos e relacionados ao trabalho para ajudar os alunos a entender melhor os conceitos.
3. Flexibilidade: Os alunos adultos geralmente têm outras responsabilidades, como trabalho e família. Portanto, é importante que os professores sejam flexíveis e ofereçam opções de horários e formatos de aula que atendam às necessidades dos alunos.
4. Aprendizagem ao longo da vida: Os professores devem incentivar os alunos adultos a continuar aprendendo ao longo da vida. Isso pode incluir a oferta de cursos de atualização e aconselhamento sobre oportunidades de carreira.
O mais difícil de tudo, talvez seja, enxergar nossos alunos como indivíduos únicos, pois, muitas vezes somos tomados pela rotina do dia a dia e burocracias, que foram inseridas ao processo, e que muitas vezes nos tira do foco principal, que é ajudar nesse lindo processo de evolução humana, chamada educação.
Em resposta à Jaqueline Delgado Martins
Re: Formação docente e andragogia
Excelente!!