Formação docente e andragogia

Formação docente e andragogia

por Dennis Souza da Costa -
Número de respostas: 2

Como vimos nas discussões até aqui, embora haja aproximações entre a pedagogia e a andragogia, esta última tem peculiaridades que lhes são próprias, tornando-se relevante porque reconhece e respeita as características e motivações únicas dos alunos adultos. Logo, é bem verdade também que os professores carecem de formação específica em princípios e práticas andragógicos para os implementar de maneira significativa em sua atividade educacional. Nem todos os educadores estão familiarizados ou têm experiência na teoria da aprendizagem de adultos, o que leva a variações na aplicação de abordagens andragógicas. Utilizando minha experiência, por exemplo, posso dizer que na minha formação profissional em nível superior, em curso de licenciatura, não houve a oferta de nenhuma disciplina ao longo do curso que tematizasse questões relativas ao ensino e a aprendizagem de alunos adultos. Como superar esses desafios e como formar professores para atenderem a demanda de discentes adultos diante de suas singularidades?


Em resposta à Dennis Souza da Costa

Re: Formação docente e andragogia

por Jaqueline Delgado Martins -
Por isso, a importância do docente se atualizar, estudando e se especializando sempre.
Para superar alguns dos desafios, podemos destacar alguns pontos importantes a serem considerados são:

1. Conhecimento prévio dos alunos: É importante que os professores conheçam o perfil dos alunos adultos, suas experiências e expectativas. Isso pode ajudar a criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz.

2. Metodologias de ensino: As metodologias de ensino devem ser adaptadas para atender às necessidades dos alunos adultos. Por exemplo, é importante que os professores usem exemplos práticos e relacionados ao trabalho para ajudar os alunos a entender melhor os conceitos.

3. Flexibilidade: Os alunos adultos geralmente têm outras responsabilidades, como trabalho e família. Portanto, é importante que os professores sejam flexíveis e ofereçam opções de horários e formatos de aula que atendam às necessidades dos alunos.

4. Aprendizagem ao longo da vida: Os professores devem incentivar os alunos adultos a continuar aprendendo ao longo da vida. Isso pode incluir a oferta de cursos de atualização e aconselhamento sobre oportunidades de carreira.

O mais difícil de tudo, talvez seja, enxergar nossos alunos como indivíduos únicos, pois, muitas vezes somos tomados pela rotina do dia a dia e burocracias, que foram inseridas ao processo, e que muitas vezes nos tira do foco principal, que é ajudar nesse lindo processo de evolução humana, chamada educação.