A aprendizagem precisa ser significativa tanto para que ensina quanto para quem aprende, a Andragogia é uma forma de ensinar pela experiência, e quando o aprendente fala de suas experiências, logo, o professor que chega com o método da aprendizagem adquire conhecimentos através da experiência do outro. E é importante levar em consideração a singularidade da aprendizagem.
Sim! A Andragogia rompe com métodos tradicionais e padronizados justamente por considerar o universo cultural do adulto, bem como suas particularidades . Assim, numa perspectiva Construtivista, ambos os atores atuam juntos na construção do conhecimento. Enquanto, o discente deve adotar uma postura ativa e colaborativa. O docente como mediador, deve constantemente se atentar a maneira como o processo está sendo desenvolvido, fazendo intervenções e adaptações, sempre que for necessário. O aprendizado personalizado e efetivo, possibilita que o aluno compreende a relevância da aplicabilidade do conteúdo em sua vida social.
Olá, Rosana!
Em sua exposição de ideias, ressaltou a relevância da Andragogia ao romper com métodos tradicionais e padronizados, reconhecendo as "peculiaridades culturais e características individuais dos adultos", o que, em uma abordagem construtivista, permite a colaboração entre professor e aluno na construção do conhecimento, salientando a importância do aluno desempenhar um papel ativo nos processos educativos. Além disso, destacou-se a importância do professor como mediador, responsável por acompanhar e intervir no processo de aprendizagem de acordo com a necessidade, o que é crucial tanto na educação presencial quanto na educação à distância. A ênfase no aprendizado personalizado e efetivo, que permite que os alunos compreendam a relevância do conteúdo em suas vidas sociais, é um ponto positivo destacado por Paulo Freire (1987). Contudo, seria benéfico para todos nós uma investigação mais aprofundada sobre como a Andragogia difere dos métodos tradicionais, permitindo uma compreensão mais clara das práticas específicas e estratégias pedagógicas empregadas, inclusive estabelecendo os limites dela. O rompimento mencionado é parcial, uma vez que o nosso sistema educacional é fortemente influenciado pelo neoliberalismo, dificultando a implementação de práticas pedagógicas mais reflexivas e críticas que possam realmente libertar professores e alunos da perspectiva conteudista e alienante.
Recomendo a leitura do artigo "A influência do discurso neoliberal na governamentalidade pedagógica no Brasil contemporâneo", de autoria de Audrei Pizolati. Apesar de o autor se concentrar nos efeitos da Reforma do Ensino Médio, podemos compreender certas perspectivas do neoliberalismo de implantar brutalmente as ideologias mercadológicas na formação de todos os níveis de educação no Brasil. A formação conteudista e empreendedorista, focada nas necessidades do mercado de trabalho, exerce grande influência na Andragogia, algo necessário para manter a estrutura social desigual e rentável às classes hegemônicas. Em suma, não estou afirmando que não há esperança ou que a Andragogia não corresponde à tentativa de romper com as perspectivas tradicionais da educação, mas, sem dúvida, ela tem sido amplamente absorvida pelas políticas neoliberais.
Referências bibliográficas:
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. A influição do discurso neoliberal na governamentalidade pedagógica no Brasil contemporâneo. Revista Cocar. V.14 N.28 Jan./Abr./ 2020 p.521-540. Disponível em: . Acesso em 20 de junho de 2023.
Em sua exposição de ideias, ressaltou a relevância da Andragogia ao romper com métodos tradicionais e padronizados, reconhecendo as "peculiaridades culturais e características individuais dos adultos", o que, em uma abordagem construtivista, permite a colaboração entre professor e aluno na construção do conhecimento, salientando a importância do aluno desempenhar um papel ativo nos processos educativos. Além disso, destacou-se a importância do professor como mediador, responsável por acompanhar e intervir no processo de aprendizagem de acordo com a necessidade, o que é crucial tanto na educação presencial quanto na educação à distância. A ênfase no aprendizado personalizado e efetivo, que permite que os alunos compreendam a relevância do conteúdo em suas vidas sociais, é um ponto positivo destacado por Paulo Freire (1987). Contudo, seria benéfico para todos nós uma investigação mais aprofundada sobre como a Andragogia difere dos métodos tradicionais, permitindo uma compreensão mais clara das práticas específicas e estratégias pedagógicas empregadas, inclusive estabelecendo os limites dela. O rompimento mencionado é parcial, uma vez que o nosso sistema educacional é fortemente influenciado pelo neoliberalismo, dificultando a implementação de práticas pedagógicas mais reflexivas e críticas que possam realmente libertar professores e alunos da perspectiva conteudista e alienante.
Recomendo a leitura do artigo "A influência do discurso neoliberal na governamentalidade pedagógica no Brasil contemporâneo", de autoria de Audrei Pizolati. Apesar de o autor se concentrar nos efeitos da Reforma do Ensino Médio, podemos compreender certas perspectivas do neoliberalismo de implantar brutalmente as ideologias mercadológicas na formação de todos os níveis de educação no Brasil. A formação conteudista e empreendedorista, focada nas necessidades do mercado de trabalho, exerce grande influência na Andragogia, algo necessário para manter a estrutura social desigual e rentável às classes hegemônicas. Em suma, não estou afirmando que não há esperança ou que a Andragogia não corresponde à tentativa de romper com as perspectivas tradicionais da educação, mas, sem dúvida, ela tem sido amplamente absorvida pelas políticas neoliberais.
Referências bibliográficas:
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. A influição do discurso neoliberal na governamentalidade pedagógica no Brasil contemporâneo. Revista Cocar. V.14 N.28 Jan./Abr./ 2020 p.521-540. Disponível em: . Acesso em 20 de junho de 2023.
Obrigada pela indicação do material, José! Irei ler!
Sim, é muito importante ir entendendo como os estudantes funcionam e como é possível despertar o interesse e a motivação. Através da possibilidades de ensino e considerando que são adultos e podem participar do processo, acredito que seja possível ir estabelecendo conexões e redes de aprendizagem no universo online.
Com certeza! O seu comentário destaca a importância da aprendizagem significativa para ambos, educador e aprendiz, e enfatiza a abordagem andragógica, que valoriza a experiência como um meio de ensino. Quando o aprendente compartilha suas experiências, o professor, ao utilizar métodos andragógicos, adquire conhecimento através dessas vivências. Essa abordagem alinha-se perfeitamente com a ideia dos estilos de aprendizagem de Neil Fleming, reconhecendo a singularidade da aprendizagem de cada indivíduo. A andragogia e os estilos de aprendizagem convergem ao reconhecer a importância da experiência pessoal no processo educacional, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa.
Nesse momento, observamos a necessidade de mudança de postura nas práticas educacionais e a primeira delas, é ser um mediador. Isso implica ser um docente que se coloca como facilitador incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
Na prática, trata-se do profissional de educação que se coloca como um incentivador, facilitador ou motivador da aprendizagem. Dessa forma, faz com que o aluno se aproprie das suas próprias experiências, tornando-se protagonista nesse processo e capaz de atingir os seus objetivos com bastante autonomia.
En respuesta a Cleuciana Martins
Re: Professor como mediador
A Andragogia vem para nos ensinar que todos os públicos a serem ensinados têm suas próprias distinções, quando se fala de ensino para adulto temos outras questões a levar em consideração além de nota ou passar de ano. Bom como foi dito, é necessário levar em consideração as experiências de vida de cada aluno, pois com certeza ele terá algo a contribuir com o seu processo de ensino-aprendizagem, além disso a aproximação dos conteúdos e suas utilidades com a realidade chega ainda a ser muito mais importante para que possa haver uma motivação maior na hora da aprendizagem.
O papel do educador é conduzir esse adulto no sentido de buscar a auto gestão do saber e ajudá-lo a desenvolver a aplicação prática do conhecimento adquirido.