O conceito de humanização nos remete a muitas coisas, ao ser humano, ao tornar-se humano, mas o que pode parecer óbvio nem sempre o é. Para compreender melhor o conceito talvez seja interessante pensar em seu oposto: desumanização.
A desumanização pode ser considerada como a ação de retirar o que há de humano em uma pessoa, grupo ou coletividade, por isso uma fábrica desumana é aquela que não respeita os direitos, a saúde humana, desumanizar a educação, é objetificar os estudantes e professores, considerá-los apenas como números, coisas, não considerar as diferenças individuais, a autonomia, o direito de escolha, os gostos e preferências, ou seja, exatamente o que nos distingue como humanos, em uma concepção ampliada, incluindo emoções, afetos, físico, o transcendente, nossa história.
Dito isto, humanizar a saúde, a educação, é valorizar a ética, os valores inerentes ao ser humano, é estimular a autonomia, é considerar cada pessoa como um ser humano digno de acolhimento e apreço, que merece ser ouvido e respeitado.