Glossário Colaborativo: Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) na EPT
1. Acessibilidade
: Conjunto de práticas, recursos e adaptações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência ou necessidades específicas ao ambiente educacional. Exemplo: Uso de material em Braille, intérpretes de Libras ou softwares de leitura de tela. Link útil: Cartilha de Acessibilidade na Educação – MEC
2. Tecnologia Assistiva
Definição: Recursos, equipamentos ou sistemas que auxiliam pessoas com deficiência a realizar atividades com maior autonomia. Exemplo: Cadeiras de rodas adaptadas, comunicadores alternativos, lupa eletrônica. Imagem ilustrativa:
3. Plano Educacional Individualizado (PEI)
Definição: Documento personalizado que define estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades de um estudante com NEE. Componentes: Metas adaptadas, recursos necessários, avaliações diferenciadas. Exemplo: Um PEI para um aluno com TDAH pode incluir pausas programadas durante as aulas.
4. Educação Inclusiva
Definição: Abordagem que prevê a participação de todos os estudantes, sem exclusão, garantindo adaptações conforme necessidades individuais. Princípio: "Diferentes sim, desiguais nunca" (Paulo Freire).
5. Mediação Pedagógica
Definição: Atuação do monitor/professor para facilitar a aprendizagem, adaptando conteúdos e metodologias. Exemplo: Explicar um conceito de Matemática usando materiais concretos para um aluno com autismo.
6. Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Definição: Língua natural da comunidade surda no Brasil, com estrutura gramatical própria. Dica: Cursos básicos de Libras ampliam a inclusão. Link: Portal Libras – UFSC
7. Adaptação Curricular
Definição: Modificações no currículo para atender a necessidades específicas, sem reduzir a qualidade do ensino. Exemplo: Prova oral para aluno com disgrafia.
8. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Definição: Condição neurodiversa que afeta comunicação e interação social. Estratégias: Uso de rotinas visuais e espaços com poucos estímulos sensoriais.