Conceito: É uma atividade formativa onde um aluno auxilia o professor na disciplina em que ele é monitor, com o objetivo de aprofundar a sua própria aprendizagem e desenvolver habilidades docentes e pedagógicas, enquanto apoia colegas e o professor no processo de ensino-aprendizagem.
No IFRO: Podemos observar no IFRO diversos tipos de monitorias, tanto de disciplinas específicas quanto de alunos, a diferença entre esses especificos são:
Na monitoria de disciplinas: Professores, por meio de projetos e indicações, buscam discentes empenhados em determinadas matérias para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Geralmente estes tipos de projetos específicos são remunerados com bolsa estudantil.
Na monitoria ao Estudante: O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, oferta por meio de editais, vagas para monitores individuais, promovido e executado pela Diretoria de Ensino e tem como objetivo selecionar monitores para as disciplinas oferecidas nos diferentes cursos e modalidades de ensino. Monitoria Remunerada, com bolsa subsidiada a partir dos recursos orçamentários dos campus ou unidades de oferta dos cursos correspondentes.