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A

Acessibilidade

A acessibilidade no ensino superior refere-se à remoção de barreiras que possam impedir a participação plena de estudantes com deficiência nas atividades acadêmicas, tanto presenciais quanto online. Isso inclui a adaptação de materiais, recursos, tecnologias assistivas e infraestrutura para garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário aos conteúdos e espaços educacionais. 


Acolhimento

Acolhimento – porque o monitor atua como alguém que recebe, escuta e apoia todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades.


As interações entre o monitor de ensino e o estudante se fazem necessárias para a construção de uma bases nessa relação voltada para o processo de aprendizagem.

Neste tema , vimos a importância de conhecimento do ensino de maneira correta com os nossos alunos em sala de aula , onde devemos ter o foco e atenção , sobre o tema que devemos implementar nos estudos devemos ter o cuidado , e sim atenção onde devemos dar o feetbek   de maneira , onde o aluno possa entender e compreender o assunto.   


C

continuação glossario

retrocessos: recuo, movimento para tras 

Respaldar: Apoiar, Garantir 

Auditoria: é um processo de verificação


CONTINUNA GLOSSARIO

  1. Acesse o link disponibilizado (ex.: Google Docs ou plataforma indicada pelo curso).
  2. Adicione termos seguindo o modelo padrão (veja exemplo abaixo).
  3. Revise as contribuições anteriores para evitar repetições.

Exemplo de Contribuição:

redução de preço
CorrerCopiar código
**Termo:** **Universal Design for Learning (UDL)** **Definição:** Abordagem pedagógica que prevê múltiplos meios de representação, ação/expressão e engajamento para atender à diversidade discente. **Exemplo:** Oferecer um vídeo com legendas (representação), opções de resposta oral/escrita (expressão) e atividades colaborativas (engajamento). **Recurso:** [Guia UDL – CAST](https://www.cast.org/)

Temas Prioritários para o Glossário:

  • Legislação (LBI, LDB, Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência).
  • Estratégias Pedagógicas (Comunicação Alternativa, PEI, Adaptação Curricular).
  • Tecnologias (Softwares de Acessibilidade, Recursos de Baixa Tecnologia).

Dica: Inclui links de referência (leis, artigos, vídeos explicativos) ou imagens (respeitando direitos autorais).


Por que contribuir?

  • Fortaleza o aprendizado coletivo.
  • Crie um repositório acessível para futuros cursistas.
  • Enriqueça práticas inclusivas na EPT.

E

Educação inclusiva

• **Educação Inclusiva:** Abordagem educacional que busca garantir o acesso e a participação de todos os alunos, independentemente de suas diferenças.

• **Necessidades Educacionais Especiais (NEE):** Condições que requerem adaptações no ensino para atender alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

• **Acessibilidade:** Garantia de que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, tenham acesso a ambientes, recursos e atividades educacionais.

• **Currículo Adaptado:** Modificações no conteúdo e métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos.

• **Intervenção Pedagógica:** Estratégias e ações implementadas para ajudar alunos a superar dificuldades de aprendizado.

• **Inclusão:** Prática de integrar todos os alunos em um mesmo ambiente escolar, promovendo a diversidade e a aceitação.

• **Formação Continuada:** Capacitação constante dos educadores para aprimorar suas práticas e conhecimentos sobre inclusão.

Se precisar de mais termos ou explicações, é só avisar!


I

Iniciação da monitoria inclusiva

Monitoria: apoiar colegas no aprendizado.
NEE: necessidades de estudantes que exigem adaptações.
Inclusão: todos participam da educação.
Acessibilidade: conteúdos e espaços para todos.
Adaptação: ajustar ensino às necessidades.
Diversidade: valorizar diferenças.
Empatia: se colocar no lugar do outro.
Preconceito: julgar alguém por suas diferenças.
EPT: ensino técnico e profissional.