Vamos dar continuidade na construção colaborativa do Glossário do curso Iniciação na monitoria de ensino para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT.
Registrem suas contribuições agora mesmo clicando no link Glossário - Monitoria de ensino e educação inclusiva
e compartilhe novas informações com os demais cursistas.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
A |
---|
AcolhimentoAcolhimento – porque o monitor atua como alguém que recebe, escuta e apoia todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades. | |
As interações entre o monitor de ensino e o estudante se fazem necessárias para a construção de uma bases nessa relação voltada para o processo de aprendizagem.Neste tema , vimos a importância de conhecimento do ensino de maneira correta com os nossos alunos em sala de aula , onde devemos ter o foco e atenção , sobre o tema que devemos implementar nos estudos devemos ter o cuidado , e sim atenção onde devemos dar o feetbek de maneira , onde o aluno possa entender e compreender o assunto. | |
C |
---|
continuação glossarioretrocessos: recuo, movimento para tras Respaldar: Apoiar, Garantir Auditoria: é um processo de verificação | |
CONTINUNA GLOSSARIO
Exemplo de Contribuição:redução de preço
CorrerCopiar código
**Termo:** **Universal Design for Learning (UDL)**
**Definição:** Abordagem pedagógica que prevê múltiplos meios de representação, ação/expressão e engajamento para atender à diversidade discente.
**Exemplo:** Oferecer um vídeo com legendas (representação), opções de resposta oral/escrita (expressão) e atividades colaborativas (engajamento).
**Recurso:** [Guia UDL – CAST](https://www.cast.org/) Temas Prioritários para o Glossário:
Dica: Inclui links de referência (leis, artigos, vídeos explicativos) ou imagens (respeitando direitos autorais). Por que contribuir?
| |
E |
---|
Educação inclusiva• **Educação Inclusiva:** Abordagem educacional que busca garantir o acesso e a participação de todos os alunos, independentemente de suas diferenças. • **Necessidades Educacionais Especiais (NEE):** Condições que requerem adaptações no ensino para atender alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem. • **Acessibilidade:** Garantia de que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, tenham acesso a ambientes, recursos e atividades educacionais. • **Currículo Adaptado:** Modificações no conteúdo e métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos. • **Intervenção Pedagógica:** Estratégias e ações implementadas para ajudar alunos a superar dificuldades de aprendizado. • **Inclusão:** Prática de integrar todos os alunos em um mesmo ambiente escolar, promovendo a diversidade e a aceitação. • **Formação Continuada:** Capacitação constante dos educadores para aprimorar suas práticas e conhecimentos sobre inclusão. Se precisar de mais termos ou explicações, é só avisar! | |
I |
---|
Iniciação da monitoria inclusivaMonitoria: apoiar colegas no aprendizado. | |
L |
---|
LIBRAS- Sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. 1)Lei de LIBRAS - No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi estabelecida através da lei nº 10.436/2002 como a língua oficial das pessoas surdas. | |