Processo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, tenham acesso às mesmas oportunidades de aprender, conviver e se desenvolver. Na escola, significa abrir espaço para que cada estudante participe ativamente, valorizando sua identidade e potencial.
Acessibilidade
Conjunto de ações e recursos que permitem que todas as pessoas tenham condições de usufruir dos espaços, informações e atividades. Na educação, envolve desde rampas e materiais adaptados até tecnologias assistivas e atitudes de acolhimento.
Empatia
Capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecendo suas dificuldades e potencialidades. No contexto da inclusão, é o primeiro passo para eliminar preconceitos e construir relações de respeito, colaboração e solidariedade.
Equidade
Princípio de tratar cada pessoa de acordo com suas necessidades específicas, garantindo que todos tenham condições justas de aprender. Diferente de igualdade, a equidade reconhece que algumas pessoas precisam de apoios diferenciados para alcançar os mesmos objetivos.
Barreiras atitudinais
São obstáculos criados por preconceito, ignorância ou indiferença. Podem ser mais difíceis de superar do que barreiras físicas. A inclusão começa quando essas barreiras caem e damos lugar ao respeito e à valorização da diversidade.