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Glossário – Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT

1. Acessibilidade

Conjunto de condições e recursos que garantem o acesso e a participação plena de todas as pessoas em atividades educacionais, culturais, sociais e físicas.

Exemplo: Rampas, materiais em braile e softwares de leitura de tela.

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2. Adaptação Curricular

Modificação ou flexibilização do conteúdo, metodologia, ou avaliação, para atender às necessidades específicas de cada estudante.

Exemplo: Usar livros em áudio ou permitir prazos maiores para estudantes com deficiência visual ou cognitiva.

3. Empatia

Capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas emoções, dificuldades e necessidades. Essencial para a comunicação entre monitor e aluno.

4. Inclusão Educacional

Política e prática que assegura o direito de todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, cognitivas ou sociais, de participar da educação regular com apoio adequado.

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5. NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais)

Setor da instituição responsável por apoiar estudantes com necessidades educativas especiais, promovendo acessibilidade, adaptações curriculares e acompanhamento pedagógico.

6. Necessidades Educacionais Específicas (NEE)

Refere-se às demandas pedagógicas de estudantes que possuem deficiência física, intelectual, sensorial, transtornos de aprendizagem ou altas habilidades/superdotação, exigindo estratégias diferenciadas de ensino.

7. Avaliação Inclusiva

Processo de avaliação adaptado às necessidades de cada estudante, garantindo justiça e equidade no acesso ao conhecimento. Pode incluir provas orais, tempo estendido, recursos tecnológicos ou avaliação contínua.

8. Braille

Sistema de escrita e leitura tátil usado por pessoas cegas ou com baixa visão, composto por pontos em relevo que representam letras, números e sinais de pontuação.

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9. Diversidade

Reconhecimento e valorização das diferenças individuais, incluindo aspectos físicos, culturais, sociais e cognitivos, dentro do ambiente educacional.

10. Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Língua oficial da comunidade surda no Brasil, reconhecida legalmente, com estrutura própria e utilizada para comunicação plena com pessoas surdas.

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11. Tecnologia Assistiva

Conjunto de recursos, equipamentos ou softwares que promovem acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas.

Exemplo: Teclados adaptados, leitores de tela, softwares de ampliação de texto.

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12. Autonomia

Habilidade de realizar tarefas e tomar decisões de forma independente, respeitando as capacidades e ritmos de cada estudante.

13. Transtorno de Aprendizagem

Dificuldade persistente em adquirir habilidades acadêmicas específicas, como leitura, escrita ou matemática, apesar de inteligência e ensino adequados.

Exemplo: Dislexia, Discalculia, Disgrafia.

» Glossário - Monitoria de ensino e educação inclusiva.