Glossário – Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT
1. Acessibilidade
Conjunto de condições e recursos que garantem o acesso e a participação plena de todas as pessoas em atividades educacionais, culturais, sociais e físicas.
Exemplo: Rampas, materiais em braile e softwares de leitura de tela.
Modificação ou flexibilização do conteúdo, metodologia, ou avaliação, para atender às necessidades específicas de cada estudante.
Exemplo: Usar livros em áudio ou permitir prazos maiores para estudantes com deficiência visual ou cognitiva.
3. Empatia
Capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas emoções, dificuldades e necessidades. Essencial para a comunicação entre monitor e aluno.
4. Inclusão Educacional
Política e prática que assegura o direito de todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, cognitivas ou sociais, de participar da educação regular com apoio adequado.
5. NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais)
Setor da instituição responsável por apoiar estudantes com necessidades educativas especiais, promovendo acessibilidade, adaptações curriculares e acompanhamento pedagógico.
6. Necessidades Educacionais Específicas (NEE)
Refere-se às demandas pedagógicas de estudantes que possuem deficiência física, intelectual, sensorial, transtornos de aprendizagem ou altas habilidades/superdotação, exigindo estratégias diferenciadas de ensino.
7. Avaliação Inclusiva
Processo de avaliação adaptado às necessidades de cada estudante, garantindo justiça e equidade no acesso ao conhecimento. Pode incluir provas orais, tempo estendido, recursos tecnológicos ou avaliação contínua.
8. Braille
Sistema de escrita e leitura tátil usado por pessoas cegas ou com baixa visão, composto por pontos em relevo que representam letras, números e sinais de pontuação.
Conjunto de recursos, equipamentos ou softwares que promovem acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas.
Exemplo: Teclados adaptados, leitores de tela, softwares de ampliação de texto.
Habilidade de realizar tarefas e tomar decisões de forma independente, respeitando as capacidades e ritmos de cada estudante.
13. Transtorno de Aprendizagem
Dificuldade persistente em adquirir habilidades acadêmicas específicas, como leitura, escrita ou matemática, apesar de inteligência e ensino adequados.