“Estratégias Educacionais Diferenciadas para Alunos com Necessidades Especiais” – Rosana Glat Este livro aborda práticas pedagógicas inclusivas e estratégias para atender alunos com diversas necessidades educacionais.
“Educação Inclusiva e Formação de Professores” – Diversos autores Uma coletânea que discute a formação docente voltada para a educação inclusiva, com foco em práticas pedagógicas adaptadas.
📄
Artigos Acadêmicos
“Monitoria Acadêmica a Universitários com Necessidades Educacionais Específicas (NEE): Desafios Atuais” Este estudo analisa as políticas institucionais, estratégias pedagógicas e desafios enfrentados por monitores que atuam com estudantes com NEE.
“A Monitoria Acadêmica como Instrumento de Promoção da Inclusão no Ensino Superior” O artigo discute como a monitoria pode ser uma prática eficaz para promover a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior.
“A Importância da Monitoria Inclusiva no Ensino Superior: Um Relato de Experiência” Este artigo descreve as atividades desenvolvidas por uma monitora que atuou com uma estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), identificando desafios e ações importantes para a inclusão.
🎓
Cursos e Programas
Curso: Iniciação na Monitoria de Ensino Inclusivo para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas Oferecido pelo IFRO, este curso aborda temas sobre a importância da monitoria para a inclusão no ambiente escolar, comunicação e estratégias