Glossário – Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT

Glossário – Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT

Educação Inclusiva: Processo que garante acesso, participação e aprendizagem de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades específicas.

Necessidades Educacionais Específicas (NEE): Condições ou situações que demandam adaptações pedagógicas, recursos e estratégias diferenciadas para que o estudante possa aprender de forma efetiva.

Acessibilidade: Conjunto de medidas físicas, pedagógicas e digitais que permitem a participação plena de todos os estudantes, sem barreiras.

Adaptação Curricula: Modificação ou flexibilização de conteúdos, métodos ou avaliações para atender às necessidades de cada estudante.

Comunicação Não Violenta (CNV):Estratégia de comunicação que promove a escuta empática e a expressão autêntica de sentimentos e necessidades, facilitando relações respeitosas.

Psicologia Positiva: Campo da psicologia que estuda forças, virtudes e emoções positivas, buscando promover o bem-estar e o florescimento humano.

Resiliência Emocional: Capacidade de lidar com dificuldades e adversidades, aprendendo com elas e mantendo equilíbrio emocional.

Inteligência Emocional e Social: Habilidade de reconhecer, compreender e regular as próprias emoções e as dos outros, favorecendo relações saudáveis e equilibradas.

Legislação Educacional Inclusiva: Conjunto de leis e diretrizes que asseguram direitos de estudantes com necessidades educacionais especiais, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Política Nacional de Educação Especial.

 

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