A Educação Inclusiva é um modelo educacional que reconhece e valoriza a diversidade humana, garantindo o acesso, a permanência e o aprendizado de todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais, sociais ou culturais. Baseia-se em princípios de equidade, respeito às diferenças e eliminação de barreiras que possam limitar a participação plena dos alunos no processo educativo.
As Necessidades Educacionais Específicas referem-se às demandas adicionais que alguns estudantes apresentam no processo de aprendizagem, podendo ser decorrentes de deficiências, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades ou outras condições. O reconhecimento dessas necessidades orienta a adaptação de recursos, metodologias e estratégias pedagógicas que garantam o direito à aprendizagem e à inclusão.
Termo: Acessibilidade
A acessibilidade consiste no conjunto de ações, práticas e recursos que permitem o acesso e a participação plena de todas as pessoas nos diferentes espaços e atividades sociais, educacionais e culturais. No contexto escolar, envolve adaptações físicas, tecnológicas, comunicacionais e pedagógicas, garantindo que todos os estudantes possam aprender e se desenvolver com autonomia e dignidade.