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Simulação Computacional no Ensino de Química

A simulação computacional no ensino de química é uma ferramenta pedagógica que utiliza softwares e modelos digitais para reproduzir e explorar fenômenos químicos de forma virtual. Por meio dessas simulações, os alunos podem observar e interagir com processos químicos que seriam difíceis, caros ou perigosos de realizar em um laboratório físico, como reações químicas complexas, comportamento molecular, ou mudanças de estado.


Sincronia e Assincronia

 

Significado: No contexto da EaD, a sincronia refere-se a atividades de aprendizagem que ocorrem em tempo real, onde professores e alunos interagem simultaneamente. Exemplos incluem videochamadas ao vivo, webinários, chats e aulas online com interação imediata. Já a assincronia diz respeito a atividades que não exigem a presença simultânea dos participantes, permitindo que cada um estude e interaja em seu próprio ritmo e horário. Fóruns de discussão, e-mails, vídeos gravados e materiais para leitura são exemplos de ferramentas assíncronas. Uma abordagem de sucesso na EaD geralmente combina ambas as modalidades para oferecer flexibilidade e, ao mesmo tempo, promover a interação em tempo real.


Subalternização

Ato ou efeito de menosprezar determinado grupo social com fundamentação de esteriótipos sociais gerados nos efeitos históricos e culturais ao longo do tempo.