Vamos construir de forma colaborativa o Glossário para o curso Iniciação na monitoria de ensino para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT.
Expectativas:
- Registrem suas contribuições de forma clara e concisa.
- Incluam links ou imagens relevantes para ilustrar a palavra e seus significados.
Dicas:
- Sejam respeitosos e corteses em suas contribuições.
- Usem linguagem inclusiva e evitem linguagem sexista.
Vamos Começar! Vamos enriquecer nosso conhecimento juntos! Registrem suas contribuições agora mesmo.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | Ñ | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODAS
, |
---|
,. | ||
9 |
---|
9. Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)9. Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) | ||
A |
---|
AcolherênciaA Acolherência é a qualidade e o ato de criar e manter um ambiente onde a diversidade é ativamente reconhecida, valorizada e integrada. Vai além da simples tolerância; é a postura proativa de "fazer pertencer". Implica em derrubar barreiras físicas, atitudinais e comunicacionais, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas características (sejam elas deficiências, identidades de gênero, orientações sexuais, etnias, idades, etc.), tenham acesso pleno, voz ativa e oportunidades equitativas. É a fusão de acolhimento (o calor e o sentimento de bem-estar) com a coerência (a ação prática e contínua que transforma esse sentimento em realidade estrutural). | |
AcolhimentoReceber, aceitar e dar amparo a alguém ou algo, podendo também significar hospitalidade, proteção e abrigo. | |
Adaptação CurricularA Adaptação Curricular consiste em modificar ou flexibilizar determinados aspectos do currículo escolar para atender às necessidades de estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem ou outras condições que possam dificultar o acompanhamento do ensino regular. Essas adaptações buscam garantir que todos tenham acesso, permanência e sucesso escolar, sem excluir os objetivos principais da educação. Exemplo:
| |
ALUNOS NA ESCUCAÇÃO INCLUSIVA QUEM SÃONA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SÃO TODAS AS CRIANÇAS E JOVENS, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS CARACTERÍSTICAS OU CONDIÇÕES, QUE APRENDEM JUNTOS NAS MESMAS ESCOLAS E SALA DE AULA. A INCLUSÃO VISA ADAPTAR O SISTEMA EDUCACIONAL ÀS NECESSIDADES DE CADA ESTUDANTE, E NÃO O CONTRÁRIO. | |
Ambiente acolhedorA monitoria de ensino em educação inclusiva desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente escolar mais acolhedor e acessível para todos os estudantes. O monitor atua como apoio ao professor e aos alunos, contribuindo para a adaptação de atividades, a mediação de aprendizagens e o respeito às diferenças. Essa prática fortalece a inclusão ao garantir que estudantes com necessidades específicas tenham suas potencialidades reconhecidas e desenvolvidas dentro do espaço escolar | |
aprimoramentoMaterial para estudo. | |
Atendimento Educacional Especializado (AEE)Definição: O AEE é um serviço da educação especial que complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O AEE deve ser oferecido preferencialmente no contraturno e envolve a identificação de barreiras, uso de recursos e estratégias específicas. | |