Vamos dar continuidade na construção colaborativa do Glossário do curso Iniciação na monitoria de ensino para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT.
Registrem suas contribuições agora mesmo clicando no link Glossário - Monitoria de ensino e educação inclusiva
e compartilhe novas informações com os demais cursistas.
Special | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL
, |
---|
,, | ||
1 |
---|
A |
---|
AcessibilidadeA acessibilidade no ensino superior refere-se à remoção de barreiras que possam impedir a participação plena de estudantes com deficiência nas atividades acadêmicas, tanto presenciais quanto online. Isso inclui a adaptação de materiais, recursos, tecnologias assistivas e infraestrutura para garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário aos conteúdos e espaços educacionais. | |
AcolherA monitoria de ensino em educação inclusiva desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente escolar mais acolhedor e acessível para todos os estudantes. O monitor atua como apoio ao professor e aos alunos, contribuindo para a adaptação de atividades, a mediação de aprendizagens e o respeito às diferenças. Essa prática fortalece a inclusão ao garantir que estudantes com necessidades específicas tenham suas potencialidades reconhecidas e desenvolvidas dentro do espaço escolar | |
AcolherênciaA Acolherência é a qualidade e o ato de criar e manter um ambiente onde a diversidade é ativamente reconhecida, valorizada e integrada. Vai além da simples tolerância; é a postura proativa de "fazer pertencer". Implica em derrubar barreiras físicas, atitudinais e comunicacionais, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas características (sejam elas deficiências, identidades de gênero, orientações sexuais, etnias, idades, etc.), tenham acesso pleno, voz ativa e oportunidades equitativas. É a fusão de acolhimento (o calor e o sentimento de bem-estar) com a coerência (a ação prática e contínua que transforma esse sentimento em realidade estrutural). | |
AcolhimentoAcolhimento – porque o monitor atua como alguém que recebe, escuta e apoia todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades. | |
Adaptação de acessibilidade físicAdaptação de acessibilidade física: rampas, corrimãos, sinalização tátil, mobiliário adequado. | |
alteridade1.natureza ou condição do que é outro, do que é distinto. 2.filosofiasituação, estado ou qualidade que se constitui através de relações de contraste, distinção, diferença [Relegada ao plano de realidade não essencial pela metafísica antiga, a alteridade adquire centralidade e relevância ontológica na filosofia moderna ( hegelianismo ) e esp. na contemporânea ( pós-estruturalismo ).]. | |
AmbientaçãoConjunto de práticas e atitudes de recepção, escuta e integração que visam promover a adaptação e o bem-estar do estudante no ambiente escolar, respeitando sua dignidade e singularidade. | ||
AprendizagemExperiência | |