Navegue por el glosario usando este índice.

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | Ñ | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODAS

Página:  1  2  3  4  (Siguiente)
  TODAS

,

,

,


1

14. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

14. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Definição: Documento pedagógico que organiza estratégias, metas e recursos específicos para o acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas.
Exemplo: Estudante com dislexia pode ter metas adaptadas e receber apoio em leitura e escrita com atividades diferenciadas.


A

Acessibilidade

A acessibilidade no ensino superior refere-se à remoção de barreiras que possam impedir a participação plena de estudantes com deficiência nas atividades acadêmicas, tanto presenciais quanto online. Isso inclui a adaptação de materiais, recursos, tecnologias assistivas e infraestrutura para garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário aos conteúdos e espaços educacionais. 


Acolher

A monitoria de ensino em educação inclusiva desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente escolar mais acolhedor e acessível para todos os estudantes. O monitor atua como apoio ao professor e aos alunos, contribuindo para a adaptação de atividades, a mediação de aprendizagens e o respeito às diferenças. Essa prática fortalece a inclusão ao garantir que estudantes com necessidades específicas tenham suas potencialidades reconhecidas e desenvolvidas dentro do espaço escolar


Acolherência

A Acolherência é a qualidade e o ato de criar e manter um ambiente onde a diversidade é ativamente reconhecida, valorizada e integrada. Vai além da simples tolerância; é a postura proativa de "fazer pertencer". Implica em derrubar barreiras físicas, atitudinais e comunicacionais, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas características (sejam elas deficiências, identidades de gênero, orientações sexuais, etnias, idades, etc.), tenham acesso pleno, voz ativa e oportunidades equitativas. É a fusão de acolhimento (o calor e o sentimento de bem-estar) com a coerência (a ação prática e contínua que transforma esse sentimento em realidade estrutural).


Acolhimento

Acolhimento – porque o monitor atua como alguém que recebe, escuta e apoia todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades.


Adaptação de acessibilidade físic

Adaptação de acessibilidade física: rampas, corrimãos, sinalização tátil, mobiliário adequado.


alteridade

1.natureza ou condição do que é outro, do que é distinto. 2.filosofiasituação, estado ou qualidade que se constitui através de relações de contraste, distinção, diferença [Relegada ao plano de realidade não essencial pela metafísica antiga, a alteridade adquire centralidade e relevância ontológica na filosofia moderna ( hegelianismo ) e esp. na contemporânea ( pós-estruturalismo ).].


Ambientação

Conjunto de práticas e atitudes de recepção, escuta e integração que visam promover a adaptação e o bem-estar do estudante no ambiente escolar, respeitando sua dignidade e singularidade.


Aprendizagem

Experiência 



Página:  1  2  3  4  (Siguiente)
  TODAS