Bem vindo(a)!
Esta sala foi pensada para que os participantes possam interagir e colaborar de forma a aprender mais e melhor uns com os outros.
Este espaço está disponível 24H por dia, e você pode acessar sempre que quiser.
Invitado, sua presença aqui é importante para aprofundar as discussões, fazer novas leituras, escrever e ajudar aos colegas.
O principal objetivo do curso é ajudar os professores do ensino técnico e superior a utilizarem a educação digital com qualidade nos cursos presenciais, seja nas horas das ANP (Atividades não presenciais), seja no apoio online da disciplina presencial. Para isso discutimos diversos assuntos de forma simples e descomplicada no Fórum de Aprendizagem e oferecemos uma sala virtual de exemplo que o professor pode baixar e restaurar dentro de sua disciplina no AVA.
O que fazer
Este espaço colaborativo foi planejado para que você e seus colegas possam aprender coletivamente.
Aqui você pode desenvolver diversas atividades, dentre elas:
- Ler, comentar, compartilhar textos, vídeos e visitar links externos nos sites para pesquisa;
- Fazer postagens no Fórum de aprendizagem escrevendo, respondendo, gravando áudio ou vídeo curto com suas reflexões, sugestões ou compartilhamentos;
- Apresentar-se e conversar com os demais colegas na roda de apresentação e conversa;
- Criar um dicionário/glossário com palavras e conceitos que considera importantes;
- Escrever um texto coletivo com os demais participantes no caderno de escrita coletiva;
- Escrever suas reflexões sobre seu processo de aprendizagem no Portfólio de aprendizagem;
- Fazer a auto-avaliação do participante;
- Responder questionários ou fazer tarefas caso o criador da comunidade solicite;
Dicas preciosas
Algumas dicas sobre como aproveitar melhor a sala:
- Clique em tudo sem medo, nada de mau acontecerá;
- Seja organizado, envolva-se ativamente com sua aprendizagem (tenha iniciativa, escreva, leia, crie, compartilhe, grave, produza conhecimento);
- Responda com cordialidade e espírito de solidariedade, ajude os demais participantes em suas dúvidas, pois aprendemos melhor quando criamos diálogo com outros colegas. Você não está sozinho!
- Quanto mais participa, cria, escreve, compartilha, lê, mais ganha pontos de participação e sobe de nível na comunidade e na qualidade da sua aprendizagem.
Organização
Nossa sala está organizada em uma área central, na qual você está lendo este texto, que apresenta as principais atividades e recursos, e uma coluna à direita, que você pode abrir ou fechar ( ) , de acordo com sua conveniência. Essa coluna lateral possui alguns blocos interessantes, dependendo da página, de cima para baixo:
- Acessibilidade, com comandos para pessoas com necessidades especiais utilizarem;
- Pesquisa nos fóruns, com a possibilidade de fazer buscas por palavras chaves;
- Nível de participação, um espaço onde é possível analisar seu nível de participação e comparar com os demais colegas.
Boa aprendizagem para você Invitado, e para todos também!
Programa do curso
Objetivos de aprendizagem previstos:
- Analisar as vantagens e dificuldades da criação de uma sala virtual;
- Utilizar recursos básicos do AVA para criação de sala virtual para a disciplina de um curso presencial;
- Diferenciar atividades síncronas e assíncronas, discutindo diferentes formas de presença;
- Avaliar a participação e qualidade de aprendizagem do aluno no AVA;
- Utilizar um exemplo de sala virtual para sua disciplina no AVA;
- Incluir a educação digital por meio do uso de sala virtual no apoio a disciplina presencial e nas ANP.
Principais assuntos da formação:
- Atividades e recursos do AVA;
- Educação digital no ensino presencial;
- Sala virtual para ANP e apoio ao ensino presencial;
- Mediação de fórum;
- Relatórios de avaliação da aprendizagem na sala virtual;
- Criação de sala virtual no AVA.
Metodologia:
Curso interativo e de estudo autodirigido com disponibilidade de diferentes recursos e atividades previamente selecionadas. Necessidade de participação ativa dos inscritos nos diferentes espaços de colaboração: fórum de apresentação, fórum de aprendizagem, portfólio, caderno etc. Curso é autoinstrucional, ou seja, não possui tutoria ou apoio de um professor.
Autor: Prof. Dr. Fabio Barros (DEaD/IFRO)
Carga horária: 20 horas