Professor como mediador

Professor como mediador

por Cleuciana Martins -
Número de respostas: 32
A aprendizagem precisa ser significativa tanto para que ensina quanto para quem aprende, a Andragogia é uma forma de ensinar pela experiência, e quando o aprendente fala de suas experiências, logo, o professor que chega com o método da aprendizagem adquire conhecimentos através da experiência do outro. E é importante levar em consideração a singularidade da aprendizagem.
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Re: Professor como mediador

por Rosana Silva -
Sim! A Andragogia rompe com métodos tradicionais e padronizados justamente por considerar o universo cultural do adulto, bem como suas particularidades . Assim, numa perspectiva Construtivista, ambos os atores atuam juntos na construção do conhecimento. Enquanto, o discente deve adotar uma postura ativa e colaborativa. O docente como mediador, deve constantemente se atentar a maneira como o processo está sendo desenvolvido, fazendo intervenções e adaptações, sempre que for necessário. O aprendizado personalizado e efetivo, possibilita que o aluno compreende a relevância da aplicabilidade do conteúdo em sua vida social.
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Re: Professor como mediador

por José Maria Moreira Lourenço -
Olá, Rosana!

Em sua exposição de ideias, ressaltou a relevância da Andragogia ao romper com métodos tradicionais e padronizados, reconhecendo as "peculiaridades culturais e características individuais dos adultos", o que, em uma abordagem construtivista, permite a colaboração entre professor e aluno na construção do conhecimento, salientando a importância do aluno desempenhar um papel ativo nos processos educativos. Além disso, destacou-se a importância do professor como mediador, responsável por acompanhar e intervir no processo de aprendizagem de acordo com a necessidade, o que é crucial tanto na educação presencial quanto na educação à distância. A ênfase no aprendizado personalizado e efetivo, que permite que os alunos compreendam a relevância do conteúdo em suas vidas sociais, é um ponto positivo destacado por Paulo Freire (1987). Contudo, seria benéfico para todos nós uma investigação mais aprofundada sobre como a Andragogia difere dos métodos tradicionais, permitindo uma compreensão mais clara das práticas específicas e estratégias pedagógicas empregadas, inclusive estabelecendo os limites dela. O rompimento mencionado é parcial, uma vez que o nosso sistema educacional é fortemente influenciado pelo neoliberalismo, dificultando a implementação de práticas pedagógicas mais reflexivas e críticas que possam realmente libertar professores e alunos da perspectiva conteudista e alienante.

Recomendo a leitura do artigo "A influência do discurso neoliberal na governamentalidade pedagógica no Brasil contemporâneo", de autoria de Audrei Pizolati. Apesar de o autor se concentrar nos efeitos da Reforma do Ensino Médio, podemos compreender certas perspectivas do neoliberalismo de implantar brutalmente as ideologias mercadológicas na formação de todos os níveis de educação no Brasil. A formação conteudista e empreendedorista, focada nas necessidades do mercado de trabalho, exerce grande influência na Andragogia, algo necessário para manter a estrutura social desigual e rentável às classes hegemônicas. Em suma, não estou afirmando que não há esperança ou que a Andragogia não corresponde à tentativa de romper com as perspectivas tradicionais da educação, mas, sem dúvida, ela tem sido amplamente absorvida pelas políticas neoliberais.

Referências bibliográficas:

Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. A influição do discurso neoliberal na governamentalidade pedagógica no Brasil contemporâneo. Revista Cocar. V.14 N.28 Jan./Abr./ 2020 p.521-540. Disponível em: . Acesso em 20 de junho de 2023.
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Re: Professor como mediador

por ADRIANO DE ARAUJO SANTOS -
Sim, é muito importante ir entendendo como os estudantes funcionam e como é possível despertar o interesse e a motivação. Através da possibilidades de ensino e considerando que são adultos e podem participar do processo, acredito que seja possível ir estabelecendo conexões e redes de aprendizagem no universo online.
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Re: Professor como mediador

por Elison Braga -
Com certeza! O seu comentário destaca a importância da aprendizagem significativa para ambos, educador e aprendiz, e enfatiza a abordagem andragógica, que valoriza a experiência como um meio de ensino. Quando o aprendente compartilha suas experiências, o professor, ao utilizar métodos andragógicos, adquire conhecimento através dessas vivências. Essa abordagem alinha-se perfeitamente com a ideia dos estilos de aprendizagem de Neil Fleming, reconhecendo a singularidade da aprendizagem de cada indivíduo. A andragogia e os estilos de aprendizagem convergem ao reconhecer a importância da experiência pessoal no processo educacional, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa.
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Re: Professor como mediador

por MISMA DE OLIVEIRA IZIDÓRIO -
Nesse momento, observamos a necessidade de mudança de postura nas práticas educacionais e a primeira delas, é ser um mediador. Isso implica ser um docente que se coloca como facilitador incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
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Re: Professor como mediador

por MISMA DE OLIVEIRA IZIDÓRIO -
Na prática, trata-se do profissional de educação que se coloca como um incentivador, facilitador ou motivador da aprendizagem. Dessa forma, faz com que o aluno se aproprie das suas próprias experiências, tornando-se protagonista nesse processo e capaz de atingir os seus objetivos com bastante autonomia.
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Re: Professor como mediador

por Francisca Aurea -
Além disso, esse profissional educacional incentivador tem a autonomia fortalece a valorização de como um profissional capacitado para planejar, executar e avaliar processos educativos, contribuindo para a formação integral dos indivíduos e para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Olhando cada aluno com um olhar unico de acordo com suas expericiencias de vidas que traz ensinamentos não somente para o aluno, mas para os colegas e o professor mediador.
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Re: Professor como mediador

por Alinie Rocha Mendes -
Muito boa! A afirmação ressalta a importância fundamental do papel do educador como um facilitador ativo na formação integral dos alunos, enfatizando que cada aluno possui uma experiência de vida única que contribui para o ambiente de aprendizagem. Concordo plenamente com essa visão e gostaria de acrescentar que a autonomia do educador em criar e adaptar os processos educativos não só valoriza suas habilidades profissionais como também potencializa o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Isso, por sua vez, permite que os alunos não apenas absorvam conhecimento, mas também compartilhem suas próprias perspectivas e experiências, enriquecendo o processo educacional como um todo. A valorização dessa troca mútua entre alunos e professores é crucial para a criação de um ambiente educacional que não só educa, mas também transforma, fomentando uma sociedade que valoriza a diversidade de pensamentos e a equidade.
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Re: Professor como mediador

por ALESSANDRA RAFAELA DE LIMA MARTINS -
A Andragogia vem para nos ensinar que todos os públicos a serem ensinados têm suas próprias distinções, quando se fala de ensino para adulto temos outras questões a levar em consideração além de nota ou passar de ano. Bom como foi dito, é necessário levar em consideração as experiências de vida de cada aluno, pois com certeza ele terá algo a contribuir com o seu processo de ensino-aprendizagem, além disso a aproximação dos conteúdos e suas utilidades com a realidade chega ainda a ser muito mais importante para que possa haver uma motivação maior na hora da aprendizagem.
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Re: Professor como mediador

por Antonia Beatriz Simões -
O papel do educador é conduzir esse adulto no sentido de buscar a auto gestão do saber e ajudá-lo a desenvolver a aplicação prática do conhecimento adquirido.
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Re: Professor como mediador

por ANA PAULA AQUINO SANTOS -
Um professor mediador é um educador que adota uma abordagem centrada no aluno, atuando como facilitador do processo de aprendizagem, mais do que como um transmissor direto de conhecimento. O papel de um professor mediador é ajudar os alunos a construir seu próprio aprendizado, oferecendo suporte, orientação e oportunidades para que desenvolvam habilidades críticas e reflexivas.
Em resposta à ANA PAULA AQUINO SANTOS

Re: Professor como mediador

por Larissa Oliveira de Alcântara -
Que incrível refletir sobre o papel do professor mediador! Estou começando minha trajetória como mediadora no ensino superior, e saber mais sobre essa abordagem é fundamental para mim. Quero atuar de forma centrada nos alunos, ajudando-os a construir seu próprio aprendizado, promovendo um ambiente em que eles se sintam valorizados, desafiados e motivados.

Acredito que ser mediadora vai além de simplesmente transmitir conhecimento. Meu objetivo é criar conexões reais com os estudantes, guiando-os para desenvolverem habilidades críticas e reflexivas, essenciais tanto na vida acadêmica quanto em suas futuras carreiras. É um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade incrível de contribuir para uma educação mais significativa e transformadora. Estou animada para construir essa jornada junto com meus futuros alunos!
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Re: Professor como mediador

por Luís Henrique Paloski -
A Andragogia valoriza a troca de experiências, o que enriquece tanto o aprendizado de quem está sendo ensinado quanto de quem ensina. Essa abordagem cria um espaço de aprendizado mútuo, onde a singularidade e as vivências de cada indivíduo são respeitadas e integradas no processo. É por meio desse diálogo e compartilhamento que o conhecimento se torna mais significativo e transformador.
Em resposta à Cleuciana Martins

Re: Professor como mediador

por Vinicius de Souza Moreira -
A construção do processo ensino-aprendizagem perpassa por uma série de fatores. Ao elevar a experiência como um destes fatores, colocamos no horizonte as vivências e práticas do dia a dia, que enriquecem a forma de aprender.
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Re: Professor como mediador

por Iara Ramos Brito -
A sua colocação é muito pertinente! A aprendizagem significativa é, sem dúvida, a base para um ensino transformador, especialmente no contexto da Andragogia, que valoriza a experiência como um ponto central do processo educativo. Diferente da Pedagogia, que foca mais no ensino para crianças e adolescentes, a Andragogia reconhece que adultos trazem uma bagagem rica de vivências, que pode e deve ser utilizada como um recurso valioso na construção do conhecimento.

Quando o aprendente compartilha suas experiências, ele não apenas contribui para o aprendizado coletivo, mas também desafia o professor a repensar e ampliar suas próprias perspectivas, tornando o processo muito mais dinâmico e colaborativo. Essa troca é essencial para criar um ambiente de aprendizado horizontal, onde todos – professores e alunos – aprendem uns com os outros.

Além disso, a singularidade da aprendizagem é um aspecto fundamental. Cada indivíduo tem suas próprias formas de absorver, interpretar e aplicar o conhecimento, e respeitar essas diferenças é crucial para promover uma educação inclusiva e eficaz. No contexto da Educação a Distância (EaD), isso pode ser um desafio, mas também uma oportunidade. Ferramentas como fóruns de discussão, estudos de caso e atividades colaborativas podem ajudar a integrar essas experiências de maneira prática e significativa.
Em resposta à Cleuciana Martins

Re: Professor como mediador

por Rayza Carolina Rosa dos Santos -
Sim, concordo plenamente. Trabalho com adolescentes e é notório como o fato deles ainda estarem em processo de formação de personalidade e conhecimentos faz com que sejamos exemplos para eles. Na docência para adultos essa relação é diferentes, pois acabamos sendo exemplos um para os outros.
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Re: Professor como mediador

por Claudio Gomes de Moraes -
Para mim foi um termo novo, nunca tinha ouvido falar de andragogia, Adorei aprender. Acredito que a mediação é super importante, para que possamos levar o conhecimento necessário e planejado pelo professor formador ao aluno, tendo em vista suas necessidades específicas.
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Re: Professor como mediador

por Rayza Carolina Rosa dos Santos -

Passei pela mesma situação, inclusive fiquei pensativa sobre como precisamos sempre nos atualizar. Eu realmente não conhecia o termo e me surpreendeu. Mas percebi que ajudou muito a clarear as ideias sobre o trabalho com adultos, essas nomeações e conceitos realmente nos dão um norte.

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Re: Professor como mediador

por DAIANE APARECIDA SOUZA -
Em resposta à DAIANE APARECIDA SOUZA

Re: Professor como mediador

por Larissa Oliveira de Alcântara -
A andragogia, como ciência que estuda as práticas e métodos de ensino voltados para adultos, desempenha um papel essencial no ensino superior, onde a autonomia e a experiência prévia dos estudantes são elementos cruciais do processo de aprendizagem. Nesse contexto, o mediador, mais do que um transmissor de conhecimento, atua como um facilitador que potencializa a construção coletiva do saber.

Ao considerar os princípios da andragogia, o mediador deve criar um ambiente de aprendizado que valorize as vivências dos estudantes, conectando os conteúdos acadêmicos com as experiências práticas que eles trazem consigo. Essa abordagem estimula a aprendizagem significativa, promovendo o engajamento e a motivação intrínseca dos adultos, que geralmente buscam conhecimentos diretamente aplicáveis às suas realidades pessoais e profissionais.

Além disso, o mediador deve adotar estratégias pedagógicas que favoreçam a troca de ideias, o desenvolvimento do pensamento crítico e a personalização do ensino, respeitando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem. Isso reforça a ideia de que o professor no ensino superior não é mais o centro absoluto do processo, mas um guia que orienta os estudantes a se tornarem protagonistas de suas trajetórias acadêmicas.

Assim, a integração da andragogia ao papel do mediador no ensino superior não só transforma a dinâmica tradicional de ensino, mas também contribui para formar profissionais mais preparados, reflexivos e capazes de aplicar o aprendizado de forma prática e transformadora em suas vidas.
Em resposta à Cleuciana Martins

Re: Professor como mediador

por Vanessa Domingues de Oliveira -
Sim, a andragogia enfatiza a autonomia do aluno, reconhecendo que adultos trazem experiências prévias que influenciam seu aprendizado. Nesse contexto, o professor atua como um mediador, proporcionando um ambiente que estimule a reflexão e a aplicação prática do conhecimento