Andragogia

Andragogia

por Jerônimo Vidal Ferreira -
Número de respostas: 3

Como estudante desta temática, a andragogia desperta em mim um interesse profundo pela educação de adultos. A abordagem andragógica reconhece as particularidades e necessidades específicas do aprendiz adulto, diferenciando-se assim da pedagogia tradicional voltada para crianças e adolescentes. Acredito que a andragogia oferece uma perspectiva mais holística e centrada no aluno adulto, considerando sua experiência de vida, motivações intrínsecas e objetivos de aprendizagem.

Ao explorar os princípios da andragogia, percebo que ela enfatiza a autonomia, a autoavaliação e a aplicação prática do conhecimento. Isso ressoa comigo como estudante, pois valorizo a oportunidade de ser um agente ativo no meu próprio processo de aprendizagem, assumindo responsabilidade pelo meu desenvolvimento educacional.

Além disso, a andragogia reconhece a importância da aprendizagem ao longo da vida e da educação continuada para os adultos, aspectos essenciais em um mundo em constante mudança e evolução tecnológica. Acredito que essa abordagem é especialmente relevante em um contexto de ensino superior e educação profissional, onde os adultos buscam atualizar suas habilidades e conhecimentos para se manterem competitivos no mercado de trabalho.

Em suma, a andragogia representa uma abordagem dinâmica e flexível para a educação de adultos, alinhada com as necessidades e características únicas desse público-alvo. Estou entusiasmado para continuar explorando e aplicando os princípios da andragogia em minha prática educacional, visando sempre facilitar o aprendizado significativo e empoderador para os alunos adultos.

Em resposta à Jerônimo Vidal Ferreira

Re: Andragogia

por MARIA ADRIANA RAMOS BEZERRA -
Concordo com nosso colega , Antropologia e muito interessante e me fez desperta o entendimento amplo, comparativo e critico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser. Andrologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura.
Em resposta à Jerônimo Vidal Ferreira

Re: Andragogia

por DARLAN GARDUNHO COSTA -
Suas reflexões sobre a Andragogia são muito pertinente. Acrescento a necessidade de incluir nos currículos escolares da modalidade EJA, as teorias críticas e pós críticas do currículo.
Em resposta à Jerônimo Vidal Ferreira

Re: Andragogia

por CLÁUDIO ROBERTO BORGES OLIVEIRA -
No final da década de 90, eu estudei Pedagogia com habilitação em Educação de Adultos, e durante o curso, pudemos aprofundar a reflexão que este curso ora nos traz. À época, Paulo Freire ocupava uma centralidade teórica nos debates e era a grande referência. Duas décadas depois, Freire continua a ocupar a centralidade daqueles que querem olhar de frente a educação de adultos.