Navegue por el glosario usando este índice.

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | Ñ | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODAS

C

continuação glossario

retrocessos: recuo, movimento para tras 

Respaldar: Apoiar, Garantir 

Auditoria: é um processo de verificação


CONTINUNA GLOSSARIO

  1. Acesse o link disponibilizado (ex.: Google Docs ou plataforma indicada pelo curso).
  2. Adicione termos seguindo o modelo padrão (veja exemplo abaixo).
  3. Revise as contribuições anteriores para evitar repetições.

Exemplo de Contribuição:

redução de preço
CorrerCopiar código
**Termo:** **Universal Design for Learning (UDL)** **Definição:** Abordagem pedagógica que prevê múltiplos meios de representação, ação/expressão e engajamento para atender à diversidade discente. **Exemplo:** Oferecer um vídeo com legendas (representação), opções de resposta oral/escrita (expressão) e atividades colaborativas (engajamento). **Recurso:** [Guia UDL – CAST](https://www.cast.org/)

Temas Prioritários para o Glossário:

  • Legislação (LBI, LDB, Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência).
  • Estratégias Pedagógicas (Comunicação Alternativa, PEI, Adaptação Curricular).
  • Tecnologias (Softwares de Acessibilidade, Recursos de Baixa Tecnologia).

Dica: Inclui links de referência (leis, artigos, vídeos explicativos) ou imagens (respeitando direitos autorais).


Por que contribuir?

  • Fortaleza o aprendizado coletivo.
  • Crie um repositório acessível para futuros cursistas.
  • Enriqueça práticas inclusivas na EPT.