Navegue por el glosario usando este índice.

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | Ñ | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODAS

I

Iguladade


INCLUIR ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS.

PARA INCLUIR ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA SALA DE AULA, CRIE UM AMBIENTE ACOLHEDOR, FLEXÍVEL E ACESSÍVEL, UTILIZE RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS, ENVOLVA OS ALUNOS E OS COLEGAS EM ATIVIDADES INCLUSIVAS, E PLANEIE INDIVIDUALMENTE AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES ATRVÉS DE UM PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) EM COLABORAÇÃO COM A FAMÍLIA E A EQUIPE PEDAGÓGICA.


inclusâo

è processo de escolher todos os estudantes, valorizando suas diferencâs e garantindo igualdade de oportunidades para aprender e participar da vida escolar

Empatia


Inclusão

A palavra inclusão (1999) vem do latim, do verbo includere e significa
“colocar algo ou alguém dentro de outro espaço”, “entrar num lugar até então
fechado”. É a junção do prefixo in (dentro) com o verbo cludo (cludere), que
significa “encerrar, fechar, clausurar”. O termo, cada vez mais, é aplicado não
apenas para questões das necessidades especiais, como também para construir
discursos de acessibilidade a quaisquer indivíduos que estão excluídos de determinados espaços e situações, fala-se, por exemplo, em inclusão digital, econômica, entre outras. Assim, ao utilizarmos a palavra podemos nos referir tanto
especificamente às pessoas com necessidades especiais quanto a atitudes de inclusão que se referem a outras situações observadas em nossa sociedade.


Inclusão Educacional

Processo que garante a participação plena de todos os estudantes na vida escolar, respeitando suas diferenças e assegurando acesso, permanência e êxito. Implica adaptar currículos, metodologias e recursos para atender às necessidades individuais.


Iniciação na monitoria de ensino

Monitoria: apoiar colegas no aprendizado.
NEE: necessidades de estudantes que exigem adaptações.
Inclusão: todos participam da educação.
Acessibilidade: conteúdos e espaços para todos.
Adaptação: ajustar ensino às necessidades.
Diversidade: valorizar diferenças.
Empatia: se colocar no lugar do outro.
Preconceito: julgar alguém por suas diferenças.
EPT: ensino técnico e profissional