Vamos construir de forma colaborativa o Glossário para o curso Iniciação na monitoria de ensino para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT.
Expectativas:
- Registrem suas contribuições de forma clara e concisa.
- Incluam links ou imagens relevantes para ilustrar a palavra e seus significados.
Dicas:
- Sejam respeitosos e corteses em suas contribuições.
- Usem linguagem inclusiva e evitem linguagem sexista.
Vamos Começar! Vamos enriquecer nosso conhecimento juntos! Registrem suas contribuições agora mesmo.
Special | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL
E |
---|
EquidadeTratar cada pessoa de acordo com suas necessidades, oferecendo recursos diferentes para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver. | |
G |
---|
GLOSSÁRIOGlossário Colaborativo: Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) na EPT1. Acessibilidade: Conjunto de práticas, recursos e adaptações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência ou necessidades específicas ao ambiente educacional. 2. Tecnologia AssistivaDefinição: Recursos, equipamentos ou sistemas que auxiliam pessoas com deficiência a realizar atividades com maior autonomia. 3. Plano Educacional Individualizado (PEI)Definição: Documento personalizado que define estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades de um estudante com NEE. 4. Educação InclusivaDefinição: Abordagem que prevê a participação de todos os estudantes, sem exclusão, garantindo adaptações conforme necessidades individuais. 5. Mediação PedagógicaDefinição: Atuação do monitor/professor para facilitar a aprendizagem, adaptando conteúdos e metodologias. 6. Libras (Língua Brasileira de Sinais)Definição: Língua natural da comunidade surda no Brasil, com estrutura gramatical própria. 7. Adaptação CurricularDefinição: Modificações no currículo para atender a necessidades específicas, sem reduzir a qualidade do ensino. 8. Transtorno do Espectro Autista (TEA)Definição: Condição neurodiversa que afeta comunicação e interação social. Sugestão de Formato para Novas Contribuições:redução de preço
CorrerCopiar código
**Termo:** [Palavra-chave]
**Definição:** [Explicação objetiva].
**Exemplo:** [Caso prático].
**Recurso:** [Link/imagem opcional]. Participe! Compartilhe termos que você considera essenciais para enriquecer nosso glossário. Juntos, construímos um material mais completo! 📚✨ (Nota: Imagens são ilustrativas. Os links devem ser selecionados quanto à acessibilidade.) | |
Grupo de identidade:Grupo, cultura ou comunidade com o qual um indivíduo se identifica ou compartilha algum sentimento de pertença. | |
Grupo étnico:Grupo de pessoas que compartilham a mesma linguagem, cultura, herança, idioma ou religião. | |
Grupo minorizado:Grupo de pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao poder social, econômico, político ou religioso. Não necessariamente é um grupo com menos pessoas, mas, sim, com menos acesso e é por isso que não utilizamos o termo minorias. | |
Grupos sub-representados:Grupo de pessoas ausentes ou com uma baixa presença nos diversos setores da sociedade fruto da dificuldade de acesso ao poder social, econômico, político e religioso. | |
I |
---|
Iniciação na monitoria de ensinoMonitoria: apoiar colegas no aprendizado. | |
M |
---|
MonitoriaA monitoria de ensino é uma prática pedagógica fundamental que visa proporcionar apoio adicional a estudantes, especialmente aqueles com NEE. Na EPT, esse suporte é crucial, pois muitos alunos enfrentam desafios que podem dificultar seu aprendizado. Apoiar o Aprendizado Facilitar a compreensão de conteúdos e habilidades que são essenciais para a formação profissionais Adaptação de Materiais Utilizar recursos didáticos que atendam às diferentes necessidades dos alunos, como materiais em formatos acessíveis. Os monitores devem ser capacitados para lidar com as particularidades das NEE, conhecendo estratégias de ensino inclusivas e adaptativas. A formação contínua. Essa abordagem não só beneficia os alunos com NEE, mas enriquece o ambiente escolar como um todo, promovendo uma cultura educacional mais inclusiva e diversificada. | |
Monitoria de ensino e educação inclusiva.neste modulo podemos destacar a importância do conteúdo sobre o tema , e no foco a importância dos estudo e do conhecimento na disciplina , o quanto devemos compreender , o tema diante na base dos estudos e na importância , de compreender , o alunos e podemos implementar os estudos com tópicos. | |