Browse the glossary using this index

Special | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL

Page:  1  2  (Next)
  ALL

E

Equidade

Tratar cada pessoa de acordo com suas necessidades, oferecendo recursos diferentes para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver.


G

glossario

precípua: e algo de muita importancia
prevalencia: e algo que prevalece acima de outra coisa
superdotação: indica um conjunto de caracteristicas desempenho elevado
aspecto psicossociais: e a interação entre fatores psicológicos e sociais na vida de um indivíduo.


GLOSSÁRIO

Glossário Colaborativo: Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) na EPT

1. Acessibilidade

: Conjunto de práticas, recursos e adaptações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência ou necessidades específicas ao ambiente educacional.
Exemplo: Uso de material em Braille, intérpretes de Libras ou softwares de leitura de tela.
Link útil: Cartilha de Acessibilidade na Educação – MEC


2. Tecnologia Assistiva

Definição: Recursos, equipamentos ou sistemas que auxiliam pessoas com deficiência a realizar atividades com maior autonomia.
Exemplo: Cadeiras de rodas adaptadas, comunicadores alternativos, lupa eletrônica.
Imagem ilustrativa: 

Tecnologia Assistiva


3. Plano Educacional Individualizado (PEI)

Definição: Documento personalizado que define estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades de um estudante com NEE.
Componentes: Metas adaptadas, recursos necessários, avaliações diferenciadas.
Exemplo: Um PEI para um aluno com TDAH pode incluir pausas programadas durante as aulas.


4. Educação Inclusiva

Definição: Abordagem que prevê a participação de todos os estudantes, sem exclusão, garantindo adaptações conforme necessidades individuais.
Princípio: "Diferentes sim, desiguais nunca" (Paulo Freire).


5. Mediação Pedagógica

Definição: Atuação do monitor/professor para facilitar a aprendizagem, adaptando conteúdos e metodologias.
Exemplo: Explicar um conceito de Matemática usando materiais concretos para um aluno com autismo.


6. Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Definição: Língua natural da comunidade surda no Brasil, com estrutura gramatical própria.
Dica: Cursos básicos de Libras ampliam a inclusão.
Link: Portal Libras – UFSC


7. Adaptação Curricular

Definição: Modificações no currículo para atender a necessidades específicas, sem reduzir a qualidade do ensino.
Exemplo: Prova oral para aluno com disgrafia.


8. Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Definição: Condição neurodiversa que afeta comunicação e interação social.
Estratégias: Uso de rotinas visuais e espaços com poucos estímulos sensoriais.


Sugestão de Formato para Novas Contribuições:

redução de preço
CorrerCopiar código
**Termo:** [Palavra-chave] **Definição:** [Explicação objetiva]. **Exemplo:** [Caso prático]. **Recurso:** [Link/imagem opcional].

Participe! Compartilhe termos que você considera essenciais para enriquecer nosso glossário. Juntos, construímos um material mais completo! 📚✨


(Nota: Imagens são ilustrativas. Os links devem ser selecionados quanto à acessibilidade.)


Grupo de identidade:

Grupo, cultura ou comunidade com o qual um indivíduo se identifica ou compartilha algum sentimento de pertença. 


Grupo étnico:

Grupo de pessoas que compartilham a mesma linguagem, cultura, herança, idioma ou religião. 


Grupo minorizado:

Grupo de pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao poder social, econômico, político ou religioso. Não necessariamente é um grupo com menos pessoas, mas, sim, com menos acesso e é por isso que não utilizamos o termo minorias. 


Grupos sub-representados:

Grupo de pessoas ausentes ou com uma baixa presença nos diversos setores da sociedade fruto da dificuldade de acesso ao poder social, econômico, político e religioso.


I

Iniciação na monitoria de ensino

Monitoria: apoiar colegas no aprendizado.
NEE: necessidades de estudantes que exigem adaptações.
Inclusão: todos participam da educação.
Acessibilidade: conteúdos e espaços para todos.
Adaptação: ajustar ensino às necessidades.
Diversidade: valorizar diferenças.
Empatia: se colocar no lugar do outro.
Preconceito: julgar alguém por suas diferenças.
EPT: ensino técnico e profissional 


M

Monitoria

A monitoria de ensino é uma prática pedagógica fundamental que visa proporcionar apoio adicional a estudantes, especialmente aqueles com NEE. Na EPT, esse suporte é crucial, pois muitos alunos enfrentam desafios que podem dificultar seu aprendizado.

Apoiar o Aprendizado Facilitar a compreensão de conteúdos e habilidades que são essenciais para a formação profissionais 

Adaptação de Materiais Utilizar recursos didáticos que atendam às diferentes necessidades dos alunos, como materiais em formatos acessíveis.

Os monitores devem ser capacitados para lidar com as particularidades das NEE, conhecendo estratégias de ensino inclusivas e adaptativas. A formação contínua.

Essa abordagem não só beneficia os alunos com NEE, mas enriquece o ambiente escolar como um todo, promovendo uma cultura educacional mais inclusiva e diversificada.


Monitoria de ensino e educação inclusiva.

neste modulo podemos destacar a importância do conteúdo sobre o tema , e no foco a importância dos estudo e do conhecimento na disciplina , o quanto devemos compreender , o tema diante na base dos estudos e na importância , de compreender , o alunos e podemos implementar os estudos com tópicos.         



Page:  1  2  (Next)
  ALL