Oi pessoal!
A sala virtual deste curso pode ser acessada no seu formato de exemplo para ser baixada (download) e restaurada dentre da sala da sua disciplina no AVA do IFRO ou de sua instituição de ensino. Desta forma, ao invés de começar a preparar uma sala do zero, vazia, pode utilizar diretamente este exemplo com todos os recursos e atividades já configuradas, ou alterá-los como quiser, editando a sala. Veja mais no link: Exemplo de sala Moodle para ANP (atividades não presenciais) e apoio ao ensino presencial
A seguir algumas orientações sobre o funcionamento desta sala. Faça o download clicando aqui e utilize em seu AVA Moodle.
Exemplo de sala de aula pré-configurada
Este ambiente foi planejado pelo Prof.Dr. Fabio Batalha Monteiro de Barros (DEaD/IFRO), com base no software livre Moodle, para ser utilizado nas Atividades Não Presencias (ANP) e também em cursos online de apoio ao ensino presencial, espaços de formação e treinamento, grupos de estudo/pesquisa, comunidades de aprendizagem, entre outros.
Ele vem já configurado com atividades e orientações gerais para os participantes desenvolverem a aprendizagem e interagirem entre si ao longo do tempo, com base nos princípios pedagógicos da educação digital humanizada.
Esta sala foi pensada de modo a ser prontamente utilizada pelo coordenador/professor/facilitador, sem necessidade de alteração, bastando que os participantes interajam nas diferentes atividades propostas. No entanto, o professor/coordenador pode editar e modificar livremente este espaço, clicando no botão ATIVAR EDIÇÃO e modificando a estrutura da sala, alterando ou incluindo atividades ou recursos a seu critério.
Cabe ao professor/responsável pelo espaço, na medida de sua disponibilidade, interagir e acompanhar os alunos/participantes, de acordo com os objetivos de aprendizagem de cada curso/disciplina/departamento.
Quem desejar pode fazer o download desta sala de exemplo clicando aqui, restaurar e utilizar livremente em sua instalação Moodle, de acordo com o licenciamento disponível em https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR . De forma opcional, para funcionamento da contagem de pontos de participação (gamificação) e uso do nome do participante nas chamadas (personalização com shortcodes), somente aos administradores dos AVA, sugerimos utilizar também os plugins gratuitos do Moodle: plugin gamification - level up XP (https://moodle.org/plugins/block_xp) e plugin shortcode (https://moodle.org/plugins/filter_shortcodes). Mais informações sobre o funcionamento desta sala, de comunidades de aprendizagem online e recursos disponíveis na apresentação online: Comunidades de aprendizagem online: presença e engajamento com Educação Digital Humanizada.
Organização
Este espaço está organizada em uma área central, na qual você está lendo este texto, que apresenta as principais atividades e recursos, e uma coluna à direita, que você pode abrir ou fechar ( ) , de acordo com sua conveniência. Essa coluna lateral possui alguns blocos interessantes, dependendo da página, de cima para baixo:
- Acessibilidade, com comandos para pessoas com necessidades especiais utilizarem;
- Pesquisa nos fóruns, com a possibilidade de fazer buscas por palavras chaves;
- Nível de participação, um espaço onde é possível analisar seu nível de participação e comparar com os demais colegas.
Diálogo e colaboração
A proposta é passar de um modelo pedagógico passivo, de entrega de conteúdos, para um modelo ativo, centrado no diálogo e na colaboração entre todos os participantes, com a pesquisa ativa, criação de conteúdos (autoria) e resolução de problemas.
Neste sentido, os participantes são desafiados a terem iniciativa, liberdade de escolha e habilidades de pesquisa dentro da temática definida, de forma a poderem aprender uns com os outros e com os diferentes conteúdos.
A página Primeiros Passos, disponível aos participantes , traz algumas orientações gerais e cada atividade possui orientações específicas.
O principal espaço da comunidade é o Fórum de aprendizagem, onde todos podem interagir e trocar informações.
Além do Fórum de aprendizagem, existem outros espaços de participação, dentre eles o teste de auto-avaliação, o caderno de escrita coletiva, o portfólio de aprendizagem e o glossário palavras e conceitos .
Principais espaços na sala
Permite que o(a) professor/coordenador(a) deixe recados para todos os participantes da sala online.
Permite que os participantes se apresentem e interajam.
Fórum de Aprendizagem
Principal espaço de interação da sala. Participantes podem escrever textos, gravar áudios ou vídeos curtos com reflexões, links, sugerindo leituras, respondendo e avaliando as mensagens dos demais. O Professor pode também postar materiais, fazer perguntas e acompanhar a participação dos alunos.
Espaço de auto-reflexão com feedbacks específicos para o participante sobre seu processo de aprendizagem na comunidade. O professor pode ter uma visão geral das respostas dos participantes.
Espaço para escrever, gravar áudios e videos curtos de forma reflexiva sobre suas dificuldades, desafios, coisas que aprendeu, ideias que teve durante as leituras, pontos mais interessantes e demais atividades.
Os participantes podem escrever coletivamente um texto, de forma semelhante a uma wiki ou google docs, de maneira que no histórico o coordenador pode verificar a contribuição de cada um para o texto coletivo. Se o professor quiser, pode editar as configurações da sala e fazer a divisão por grupos de interesse, permitindo que grupos criem textos coletivos ou fóruns específicos.
Glossário que permite que todos criem entradas com palavras ou conceitos, escrevendo seu significado com links, imagens e outras informações. A ferramenta permite também comentários feitos pelos participantes.
Avaliação da participação e aprendizagem
Para avaliar o nível de participação, o coordenador/professor/responsável pode acompanhar diretamente a participação de todos nos diversos espaços de interação (fórum de aprendizagem, caderno de escrita coletiva, portfólio de aprendizagem e palavras e conceitos), verificar o ranking de participação da turma (barra lateral direita), verificar o resumo da participação no fórum, o relatório de participação individual de cada um ou outros relatórios e instrumentos que julgar interessantes. Se achar necessário poderá editar a sala incluindo atividades de envio de tarefas, testes (questionários) ou outros.