Vamos dar continuidade na construção colaborativa do Glossário do curso Iniciação na monitoria de ensino para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT.
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Glossário – Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPTGlossário – Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT Educação Inclusiva Processo que garante acesso, participação e aprendizagem de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades específicas. 🔗 [Mais sobre Educação Inclusiva](https://www.unicef.org/brazil/educacao-inclusiva) Necessidades Educacionais Específicas (NEE) Condições ou situações que demandam adaptações pedagógicas, recursos e estratégias diferenciadas para que o estudante possa aprender de forma efetiva. Acessibilidade Conjunto de medidas físicas, pedagógicas e digitais que permitem a participação plena de todos os estudantes, sem barreiras. 🖼️ Imagem sugestiva: rampas de acesso, materiais adaptados, softwares educativos. Adaptação Curricular Modificação de conteúdos, métodos ou avaliações para atender às necessidades de cada estudante. Comunicação Não Violenta (CNV) Estratégia de comunicação que promove a escuta empática e a expressão autêntica de sentimentos e necessidades, facilitando relações respeitosas. 🔗 [CNV – Marshall Rosenberg](https://www.cnv.org.br/) Psicologia Positiva Estudo das forças, virtudes e emoções positivas, buscando promover o bem-estar e o florescimento humano. Resiliência Emocional Capacidade de lidar com dificuldades e adversidades, aprendendo com elas e mantendo equilíbrio emocional. Inteligência Emocional e Social Habilidade de reconhecer, compreender e regular as próprias emoções e as dos outros, favorecendo relações saudáveis e equilibradas. Mindfulness (Atenção Plena) Prática de estar presente no momento atual, com atenção e sem julgamentos, promovendo bem-estar, foco e regulação emocional. Legislação Educacional Inclusiva Conjunto de leis e diretrizes que asseguram direitos de estudantes com necessidades educacionais específicas, como a **Lei Brasileira de Inclusão (LBI)** e a **Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). | |
Glossário - Monitoria de ensino e educação inclusiva.Palavra: Inclusão Educacional Definição: Processo de garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, origens ou necessidades, tenham acesso pleno ao aprendizado, participando ativamente das atividades escolares e recebendo o apoio necessário para seu desenvolvimento. | |
Glossario Termo Monitoria InclusivaTermo: Monitoria Inclusiva A monitoria inclusiva é uma prática pedagógica que visa apoiar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas, garantindo sua participação efetiva nas atividades escolares. O monitor atua de forma colaborativa com professores e colegas, promovendo a acessibilidade, a autonomia e o respeito às diferenças. Essa atuação contribui para o fortalecimento de uma cultura escolar mais empática, solidária e comprometida com a equidade. Termo: Adaptação Curricular A adaptação curricular consiste na adequação dos conteúdos, metodologias, recursos e estratégias de ensino com o objetivo de atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes. Essa prática não reduz o valor do currículo, mas o torna mais flexível e acessível, permitindo que todos os alunos aprendam de acordo com suas potencialidades. É um instrumento essencial para a efetivação da educação inclusiva e para o desenvolvimento pleno de cada estudante. Termo: Equidade na Educação A equidade na educação refere-se à garantia de condições justas para que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de acesso, permanência e sucesso escolar. Diferente da igualdade, a equidade reconhece as diferenças individuais e sociais, ajustando recursos e práticas pedagógicas para atender às necessidades de cada aluno. Esse princípio é fundamental para uma escola inclusiva e democrática. | |