Contorno da seção

  • Oi Usuário visitante!

    Seja muito bem vindo(a) em nossa Comunidade de Aprendizagem Online (CAO).

    Esteja à vontade, clique em tudo e participe ativamente. Para começar, clique em: Primeiros passos

    Boa aprendizagem no caminho!

    • Neste curso, você terá a oportunidade de mergulhar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e seu papel transformador no novo Ensino Médio!

      Vamos explorar juntos como essa modalidade de ensino pode impulsionar uma formação integral e conectada às demandas do mundo contemporâneo. Conheça as bases conceituais que sustentam essa abordagem inovadora e mergulhe nos resultados de uma pesquisa realizada em Rondônia, que revela, na prática, os desafios e impactos da implantação do novo Ensino Médio. Prepare-se para uma experiência rica, reflexiva e inspiradora!

    • Aula 01 - Educação Integral

      Objetivo: 

      Conhecer as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Integral, abordando sua evolução histórica, as concepções fundamentais e a importância dessas abordagens para a formação completa do ser humano, com destaque para a biografia e contribuições do principal autor dessa temática.

    • Aula - 02 Bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica

      Objetivo:

      Introduzir as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Educação Básica, apresentando suas características e concepções, com ênfase nos principais conceitos como Educação Integral, Trabalho e Omnilateralidade, promovendo uma compreensão aprofundada e crítica das suas fundamentações teóricas e práticas.

      Disponível se: A atividade Aula 01 - Educação Integral esteja marcada como concluída
    • Aula - 03 Base Legal da Educação Profissional e Tecnológica

      Objetivo:

      Analisar as bases legais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, destacando suas diretrizes, organização por eixos tecnológicos, modalidades de cursos, e a integração com o ensino regular, a fim de compreender seu papel na formação profissional e acadêmica dos estudantes e identificar os desafios e oportunidades para a implementação eficaz das políticas educacionais vigentes.

    •  Aula - 04 Currículo

      Objetivo: 

      Compreender as concepções e abordagens teóricas que fundamentam o campo do currículo educacional suas dimensões e como se materializa no contexto das vivencias educacionais.

    • Aula - 05 EPT e o Referencial Curricular do Ensino Médio de Rondônia

      Objetivo:

      Analisar a estrutura dos arranjos curriculares da rede estadual de educação de Rondônia, com foco na inserção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Referencial Curricular para o Ensino Médio do estado, conhecer a visão, os princípios e os objetivos que orientam a EPT.

    • Aula - 06 A implantação do Referencial Curricular no Estado de Rondônia 

      Objetivo:

      Apresentar o Curso, conceituar Educação Integral, Objetivos e sua Organização das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica 

    • Aula 07 - Desafios e Perspectivas do novo Ensino Médio

      Objetivo:

      Analisar os desafios e as perspectivas do Novo Ensino Médio, considerando as mudanças estruturais e pedagógicas previstas na reforma, com foco na implementação dos itinerários formativos, na formação docente e no impacto dessas transformações no processo de ensino-aprendizagem e na preparação dos estudantes para o mundo do trabalho e da cidadania.

    • Aula - 08 Formação de professores

      Objetivo:

      Analisar o desenvolvimento histórico das reformas educacionais e a formação de professores no Brasil, destacando os principais pressupostos que norteiam esses processos.

    • Avaliação Final Questionário