Curso

por Josiani Russini -

Ter conhecimento da legislação é muito importante e fundamental para garantir o pleno exercício da cidadania, proteção dos direitos individuais e coletivos.

Eu já conhecia alguns direitos e deveres.

Conhecendo as legislações, proporciona maior segurança, autonomia e justiça para todos.

Reflexão sobre as leituras

por Allana Keury Schmidt Pereira Dos Santos -

O conhecimento das legislações educacionais é o alicerce para uma prática de monitoria segura e ética. Compreender leis como a LDB e o Estatuto da Pessoa com Deficiência permite que o monitor não apenas execute tarefas, mas atue como um garantidor de direitos, assegurando que a inclusão não seja apenas um conceito abstrato, mas uma realidade prática em sala de aula. Antes deste módulo, eu já possuía uma noção básica sobre o direito universal à educação, porém a leitura aprofundada revelou as nuances jurídicas que sustentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as responsabilidades específicas das instituiçõesde ensino.

Excelente cursos

por Daniele beleza Amorim -

O conhecimento da legislação nos possibilita ser um melhor profissional visto que todos possuimos direitos e é de extrema importancia os fazer valer.

O Estudo das Legislações

por Marcleide Vianna -

O estudo das legislações que regem a educação inclusiva no Brasil é fundamental, pois garante que nossa prática esteja alinhada aos direitos assegurados a todos os estudantes. Documentos como a Constituição Federal de 1988, a LDB (Lei nº 9.394/1996), o ECA e a Lei Brasileira de Inclusão reforçam que a educação é um direito de todos e um dever do Estado, devendo ocorrer de forma equitativa e sem discriminação. Ter esse conhecimento nos dá segurança para atuar, cobrar políticas públicas e defender uma educação mais justa e acessível.

Antes do módulo, eu já tinha um conhecimento geral sobre algumas dessas leis, principalmente a LDB e o ECA, mas de forma mais superficial. Com o aprofundamento dos estudos, pude compreender melhor legislações específicas, como a Lei de Libras, a Lei Berenice Piana e a legislação voltada para estudantes com TDAH e dislexia. Isso ampliou minha visão sobre as diferentes necessidades educacionais e a importância de garantir não apenas o acesso, mas também a permanência e o desenvolvimento dos alunos no ambiente escolar.

Os conteúdos estudados contribuíram significativamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, pois trouxeram mais clareza sobre como agir de forma ética, legal e pedagógica. Aprendi que a inclusão vai além de adaptar atividades: envolve respeito, empatia, planejamento e compromisso com o desenvolvimento integral do aluno. Como aprendizado principal, levo a consciência de que conhecer a legislação é essencial para transformar a prática educativa e promover, de fato, uma escola inclusiva e de qualidade para todos.

Leitura

por KARINE BORGES -

A leitura desse módulo me fez refletir o quanto é importante conhecer as leis na educação. Não é só algo “obrigatório”, mas algo que nos dá segurança para agir da forma certa e garantir que todos os alunos sejam respeitados. Muitas vezes a gente até acredita na inclusão, mas não sabe que ela é um direito garantido, e conhecer isso faz toda diferença na nossa postura dentro da escola.

Antes, eu já tinha uma noção sobre inclusão e sobre o direito de todos estudarem juntos, mas não conhecia tão bem as leis e nem o quanto elas amparam os alunos com necessidades educacionais específicas. Com o conteúdo, consegui entender melhor meu papel na monitoria, principalmente em ajudar, acolher e respeitar o tempo de cada aluno, sem comparações. Isso me deixou mais confiante para atuar e colaborar com o professor.

O maior aprendizado que levo é que incluir é ter empatia no dia a dia. Não basta só saber a teoria, é preciso colocar em prática com carinho, paciência e respeito. Também percebi como é importante trocar experiências com os colegas, porque cada um traz um olhar diferente e isso ajuda a gente a crescer ainda mais nessa caminhada da educação inclusiva.

CONHECER UM POUCO MAIS.

por Maria do Carmo Ferreira de Souza -

importante ter conhecimento das legislações porque elas orientam e organizam a vida em sociedade e o trabalho profissional.

As leis da educação garantem o direito de todos à escola, como a obrigatoriedade do ensino básico.

Conteúdos me ajudaram a compreender melhor como funciona a inclusão na prática e a importância de adaptar as atividades para atender às necessidades de cada aluno.

conhecendo um pouco mais

por Juliano Oliveira -

Ter conhecimento das legislações é essencial para garantir que práticas educacionais sejam justas, legais e inclusivas, evitando violações de direitos e promovendo equidade. Sobre as leis da educação e inclusão, já sabia que o Brasil tem marcos como a LDB (Lei 9.394/96) e o Plano Nacional de Educação (PNE), que garantem direitos de acesso e permanência de estudantes com deficiência.

Curso muito bom

por NATALIA TEIXEIRA BORGES -

Antes do curso, eu já tinha uma noção geral de algumas leis relacionadas à educação inclusiva, como a ideia de que todos devem ter acesso à escola e de que adaptações podem ser necessárias. No entanto, não tinha clareza sobre o quanto essas diretrizes são estruturadas e respaldadas legalmente. Os conteúdos do módulo me ajudaram a entender melhor como essas legislações se aplicam na prática da monitoria, especialmente no apoio a estudantes com necessidades específicas, respeitando suas individualidades e promovendo autonomia

INCLUIR É VIVER

por ANGLEDSON WELLINGTON SOUSA DE JESUS -

Olá.

Como profissional da educação pública brasileira convivo com muitos desafios no cumprimento da legislação educacional, em especial no tocante a PcDs. Tudo inicia na falta de conhecimento e preparo de nós próprios, professores. Mas um curso como este aqui é a ferramenta que nos fornece conhecimento e caminhos melhores a trilhar.

Conhecer a legislação nacional deve ser pauta vital de qualquer cidadão. Não diferente, profissionais de educação DEVEM conhecer e aplicar plenamente.

Gratidão pela oportunidade.

Legislação

por Lucas Nogueira Gomes -

Tenho refletido muito sobre como o conhecimento das leis é essencial para a nossa área, especialmente na educação inclusiva. Para mim, ficou claro que a legislação não serve só para orientar a prática, mas para garantir direitos e deveres que sustentam uma educação de qualidade para todos.

Reflexão

por Mirian Santana -

No exercício da minha atuação como monitor de ensino inclusivo, esses conteúdos foram fundamentais para proporcionar segurança teórica no atendimento aos alunos. O aprendizado mais significativo foi entender que a monitoria deve ser guiada por essas diretrizes para identificar e remover barreiras que impedem o desenvolvimento do estudante. Saio deste módulo com o aprendizado de que o conhecimento das leis não serve apenas para o cumprimento de normas, mas como uma ferramenta de transformação social que permite uma atuação mais ética, consciente e comprometida com a autonomia do aluno.

FÓRUN

por Sônia Raimunda Ramos Portilho -

A educação inclusiva é essencial para garantir que todos os alunos tenham acesso ao aprendizado, independentemente de suas diferenças. Não se trata apenas de colocar estudantes com deficiência na escola regular, mas de adaptar práticas pedagógicas, recursos e atitudes para atender às necessidades de cada um, promovendo um ambiente acolhedor, respeitoso e acessível.

Nesse sentido, o papel do professor é fundamental, pois é ele quem observa, compreende e intervém de forma adequada no processo de aprendizagem. Discutir educação inclusiva é pensar em uma escola mais justa e democrática, que valoriza a diversidade e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos com as diferenças.

Legislação

por Maria de Lourdes Nascimento Leite -

O conhecimento das legislações é fundamental para a monitoria de ensino, pois garante uma atuação correta, respeitando os direitos dos alunos e promovendo a inclusão. Com o curso, compreendi melhor que incluir vai além de colocar o aluno em sala, exigindo apoio e estratégias para sua aprendizagem. Levo como aprendizado a importância de conhecer as leis, agir com empatia e contribuir para uma educação mais justa e acessível.

O conhecimento das legislações

por MÔNICA SABINE ANDRADE GALLEGOS LUGO -

O conhecimento das legislações é muito importante para a atuação na monitoria de ensino, pois garante que o trabalho seja realizado de forma correta, respeitando os direitos dos alunos e as normas da educação inclusiva. As leis orientam como devemos agir dentro da instituição, assegurando igualdade de oportunidades, respeito às diferenças e acesso à educação para todos os estudantes, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais.

Antes do curso, eu já tinha um conhecimento básico sobre as leis da educação e da inclusão, mas com o conteúdo do módulo pude compreender melhor a importância da legislação na prática escolar e no papel do monitor de ensino. Aprendi que a inclusão não é apenas colocar o aluno na sala de aula, mas garantir apoio, acompanhamento e estratégias que favoreçam sua aprendizagem e participação.

Os conteúdos me ajudaram a entender melhor como atuar de forma responsável e inclusiva, respeitando os direitos dos alunos e colaborando com professores e a escola. Como aprendizado, levo a importância de conhecer as leis, ter empatia, trabalhar com responsabilidade e contribuir para uma educação mais justa, acessível e acolhedora para todos.

reflexão

por RAIMUNDA BORGES PARENTE -

Antes deste módulo, eu já tinha uma noção básica sobre a importância da inclusão, mas não conhecia com profundidade os dispositivos legais que a sustentam. Os conteúdos estudados ampliaram minha compreensão sobre o papel da instituição e dos profissionais envolvidos, especialmente no que se refere ao respeito às diferenças e à promoção da acessibilidade no ambiente educacional.

Educação Inclusiva

por Francisca Marcleia Claudino Viana -

Eu já tinha conhecimento sobre o direito de frequentar a escola regular, bem como sobre a garantia de recursos e o suporte de profissionais de apoio. Os conteúdos contribuem diretamente para a prática, pois permitem compreender a importância de adaptar as atividades conforme as necessidades dos alunos e de atuar como facilitador da sua autonomia.

Educação inclusiva

por Andréia da Silva -

A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que regulamentam a educação inclusiva. Compreender normas como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394/1996) permite ao monitor de ensino atuar com segurança e fundamentação, garantindo que os direitos dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) sejam respeitados e efetivamente promovidos. Antes, eu já tinha conhecimento básico sobre o direito à educação inclusiva, mas a leitura detalhada das legislações ampliou minha compreensão sobre obrigações institucionais e práticas pedagógicas adaptadas.
Os conteúdos do módulo foram especialmente relevantes para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois forneceram orientações concretas sobre como mediar e apoiar o aprendizado de estudantes com diferentes necessidades. Aprendi que conhecer as políticas educacionais da instituição e as ferramentas legais disponíveis permite planejar estratégias pedagógicas mais eficazes, garantindo equidade no acesso ao conhecimento. Além disso, a reflexão sobre os princípios da inclusão me auxiliou a perceber que a atuação do monitor vai além do suporte acadêmico, envolvendo respeito, valorização da diversidade e incentivo à participação ativa de todos os estudantes.
Como aprendizado principal, destaco a compreensão de que a inclusão não se limita à presença física dos estudantes na sala de aula, mas exige um compromisso contínuo com a adaptação de métodos, materiais e avaliações, além da promoção de um ambiente acolhedor e acessível. Esse entendimento fortalece minha prática enquanto monitor, permitindo atuar de forma mais consciente e alinhada às necessidades de cada aluno, contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva.

Conhecimento e Inclusão: Aprendizados na Monitoria

por Keila Santos da Silva Brito -

A leitura do módulo reforçou para mim a importância de conhecer as legislações que garantem o direito à educação inclusiva. Entender leis como a Constituição Federal, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão é essencial para que possamos atuar com segurança, responsabilidade e respeito, assegurando que todos os estudantes tenham igualdade de acesso e oportunidades na escola. Esse conhecimento também nos ajuda a reconhecer e combater práticas discriminatórias, promovendo um ambiente mais justo e acolhedor.

Antes, eu já tinha uma noção básica de que a educação é um direito de todos, mas não conhecia em detalhes as leis que garantem o atendimento educacional especializado e o acompanhamento de estudantes com deficiência ou transtornos de aprendizagem. Com o conteúdo estudado, pude ampliar minha compreensão sobre a importância de adaptar práticas pedagógicas e valorizar as diferenças no ambiente escolar.

Como aprendizado, levo a consciência de que o papel do monitor vai além de auxiliar nas atividades: envolve também mediar a aprendizagem de forma inclusiva, respeitando as necessidades de cada estudante. Esse módulo contribuiu para fortalecer minha atuação, tornando-a mais consciente, sensível e alinhada aos princípios da inclusão educacional.

Empatia

por CLEOSIMAR RODRIGUES DA LUZ DOURADO -

Ter empatia não é só um ato de respeito com o próximo, é muito mais, é ter amor e comprenção, além de não conhecermos o amanhã. Devemos fazer para os outros aquilo que queremos que façam com nosco.

Refelxão

por Liamara Souza Gomes -

Conhecer as Leis que norteia a Educação inclusiva e educação em geral é de suma importância, pois a partir desses aspectos que o monitor, professor e demais profissionais da educação, possam adaptar as especificidades de cada estudante. Esses princípios e diretrizes visam garantir que todos tenham acesso a educação de qualidade e permanência.

Reflexões sobre as leituras

por Fernanda Gabriella Almeida Araújo -

É preciso conhecer as legislações sobre educação e inclusão para que as práticas pedagógicas inclusivas sejam pensadas, planejadas e executadas de acordo com o que determina o Direito. Entender as normas também permite compreender seu lugar enquanto monitor, seus direitos e deveres. 

Além disso, o conhecimento amplia o olhar sobre os problemas que acontecem ao redor, ligados a dificuldade na inclusão, possibilitando pensar maneiras de solucioná-los, dentro do que diz a lei.

Creio que o mais importante aprendizado foi saber que existe um robusto arcabouço legal no Brasil acerca da inclusão de pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação no ambiente escolar e que é preciso conhecê-lo a fundo, para promover ações que transformem a lei em prática, para que ocorram de fato e não apenas de direito.

A importância de conhecer

por Maricelia Azevedo dos Santos -
  • Importância da Legislação: As leis (como a LBI - Lei Brasileira de Inclusão) dão o suporte necessário para exigir recursos, como o próprio monitor, tecnologias assistivas e adaptações curriculares. Elas protegem tanto o aluno quanto o profissional, definindo o que é dever da instituição.
  • Conhecimento Prévio vs. Novo: Muitos já ouviam falar que "a escola é para todos", mas o conteúdo detalha que a inclusão vai além da matrícula; ela exige acessibilidade plena e permanência com qualidade.
  • Ajuda na Atuação: Entender as diretrizes ajuda o monitor a saber até onde vai sua função e como ele pode cobrar da escola uma estrutura melhor. Ajuda a entender que o monitor não substitui o professor, mas atua como um facilitador de autonomia.
  • Aprendizado Principal: A maior lição é que a lei não é um peso burocrático, mas uma ferramenta de justiça social. Estar embasado juridicamente dá mais segurança para sugerir mudanças e defender o melhor caminho para o aluno.

Acessibilidade é Inclusão

por Aline Cristina Malheiros de Mattos -

Acesibilidade: Eliminação de barreiras arquitetônicas, pedagogicas e comunicacionais.

A legislação brasileira evoluiu da exclusão para um modelo social, onde a deficiencia é vista como resultado da interação entre impedimentos fisicos / mentais e barreiras impostas pela sociedade.

Legislação

por Renata de Farias Silva -

Achei esse conteúdo muito importante, porque me ajudou a entender melhor os direitos dos alunos e a importância da inclusão na educação. O principal aprendizado que levo é que conhecer as leis faz diferença para atuar com mais consciência, respeito e responsabilidade.

inclusao e leis

por MARIA DE FÁTIMA FÉLIX COELHO -
O conhecimento das legislações é o alicerce da monitoria de ensino inclusiva, pois transforma a inclusão de uma intenção ética em um direito garantido e exigível. Ao compreender marcos como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a LDB, o monitor deixa de atuar de forma intuitiva para basear suas intervenções em deveres legais, como a garantia de acessibilidade e a eliminação de barreiras atitudinais. Esse saber jurídico e pedagógico é o que permite entender que a deficiência não é uma limitação do aluno, mas uma incompatibilidade do ambiente que precisa ser ajustada.
Na prática da monitoria, esses conteúdos ajudam a nortear o apoio à autonomia, assegurando que as adaptações curriculares sigam o Plano de Ensino Individualizado (PEI) e que o estudante participe efetivamente da vida escolar em condições de equidade. O maior aprendizado desse processo é compreender que a inclusão beneficia toda a comunidade, promovendo um ambiente de diversidade onde o suporte técnico do monitor serve como ponte para que o aluno alcance seu potencial máximo, respeitando seu ritmo e garantindo seu lugar de direito na escola regular.

leitura do modulo

por bentimilo pedrosa -

A inclusão não é apenas "colocar o aluno na sala", mas garantir sua permanência e sucesso. O maior aprendizado é entender que a deficiência não está na pessoa, mas nas barreiras que a sociedade e a escola impõem a ela. As leis fundamentais, como a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), estabelecem que a escola deve se adaptar ao aluno, e não o contrário. Elas definem o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como essencial.A inclusão não é apenas "colocar o aluno na sala", mas garantir sua permanência e sucesso.

Fórum

por Brenna Vieira Santos -

A leitura desse curso me deixa bastante empolgada com a realidade da vida, estou adorando ter esse conhecimento e aprender da melhor forma possível.

curso

por Thays Araújo -

A leitura deste módulo mostrou a importância de conhecer as legislações relacionadas à educação e à inclusão, pois elas garantem os direitos dos estudantes e orientam as práticas dentro da escola. Ter esse conhecimento ajuda a promover um ambiente educacional mais justo, acessível e respeitoso para todos.

Antes, eu já sabia que existiam leis que garantem a inclusão na educação, mas o conteúdo do módulo ajudou a compreender melhor como essas leis funcionam na prática. Esse aprendizado contribuiu para melhorar minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, reforçando a importância de respeitar as diferenças e apoiar todos os alunos em seu processo de aprendizagem.

forum

por Fabiana Cristina -

O conhecimento das legislações educacionais é muito importante para garantir os direitos dos estudantes, principalmente daqueles que possuem alguma deficiência ou necessidade educacional específica. As leis ajudam a orientar o trabalho dos profissionais da educação e garantem que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, com respeito às diferenças e igualdade de oportunidades.

Legislação

por Cleomar da Costa Lima -

Para o professor é de fundamental importância saber de alguns conceitos de educação especial ou inclusiva para saber lidar com algumas situações na escola. 

legislação

por Leide Fátima Barbosa Anunciação -

Na minha opinião, é importante conhecer as legislações porque elas mostram quais são os direitos dos alunos e também orientam como a educação deve ser oferecida de forma mais justa para todos. Quando a gente conhece essas leis, fica mais fácil entender nosso papel e ajudar os estudantes da melhor forma possível.

Antes do curso eu já tinha uma ideia de que existiam leis que garantem a inclusão das pessoas com deficiência na escola, mas não sabia muito sobre como isso funciona na prática. Com os conteúdos estudados, consegui entender melhor a importância da inclusão e do apoio dentro da sala de aula.

O que eu aprendi com isso é que a inclusão não é só permitir que o aluno esteja na escola, mas também ajudar para que ele consiga participar das atividades e aprender junto com os colegas. A monitoria pode contribuir muito nesse processo.

legislação

por Juliana Teixeira -

É importante conhecer as legislações porque elas garantem direitos e orientam nossas ações. Saber o que a lei determina ajuda a agir com segurança, responsabilidade e respeito às diferenças.

Eu já sabia que existem leis que garantem o direito à educação para todos, inclusive para estudantes com deficiência, mas não conhecia muitos detalhes sobre como isso deve acontecer na prática.

Os conteúdos me ajudaram a entender melhor meu papel na monitoria inclusiva, principalmente na importância de promover acessibilidade, respeito e igualdade de oportunidades. Também reforçaram que a inclusão não é um favor, mas um direito assegurado por lei.

Conhecimento da causa

por Josele Lencina da Rosa Seivald -

Conhecer a legislação educacional e a legislação de inclusão é fundamental para qualquer profissional ou monitor que atue na educação , especialmente em ambientes inclusivos . Isso não se limita a uma obrigação burocrática , mas serve como uma ferramenta prática para garantir direitos, promover a equidade e evitar ilegalidades .  

Reflexões sobre as leituras

por Karlos Eduardo Gomes dos Santos -

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas garantem os direitos dos estudantes e orientam a atuação dos profissionais na escola. Na educação inclusiva, não se trata de um favor, mas de um direito assegurado por leis como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei Brasileira de Inclusão. Eu já sabia que existiam normas que garantiam o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência na escola, mas não tinha clareza sobre o quanto essas leis detalham as responsabilidades da instituição e dos profissionais envolvidos.Os conteúdos estudados contribuíram muito para minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, principalmente ao me ajudar a compreender melhor meu papel como mediador do processo de aprendizagem, respeitando as especificidades de cada estudante e promovendo sua autonomia. O principal aprendizado que levo é que inclusão não significa apenas estar na sala de aula, mas participar, aprender e se sentir pertencente ao ambiente escolar, o que exige preparo, compromisso e responsabilidade.

iclusão

por YARA MARTINS PICADA FLORES -

A valorização das contribuições uns dos outros é fundamental para estimular a discussão, pois promove respeito, escuta ativa e construção coletiva do conhecimento.

Quando cada participante percebe que sua fala é considerada importante, cria-se um ambiente mais seguro e participativo. Essa postura favorece o diálogo, amplia diferentes pontos de vista e enriquece a aprendizagem, tornando-a mais significativa.

Em contexto educacional — especialmente na perspectiva da educação inclusiva, que você trabalha tão lindamente, Cristiana 💛 — essa prática fortalece o sentimento de pertencimento e incentiva todos os alunos a se expressarem, respeitando seus tempos e singularidades.

A compreensão das legislações educacionais

por CLAUDIO JESUS DUARTE RAMIREZ -

A compreensão das legislações educacionais e de inclusão é o que transforma a boa vontade em um direito garantido. Ao estudar este módulo, fica claro que as leis não são apenas burocracias, mas ferramentas de proteção tanto para o aluno quanto para o monitor. Antes, minha visão sobre inclusão era baseada na empatia; agora, compreendo que ela é uma obrigatoriedade institucional fundamentada na LBI (Lei Brasileira de Inclusão) e na LDB. Esse conhecimento me permite atuar com maior segurança técnica, sabendo exatamente quais são os limites e as possibilidades de adaptação curricular e de acessibilidade no cotidiano escolar. O maior aprendizado que retiro desta etapa é que a monitoria inclusiva no IFRO funciona como uma engrenagem de participação social. Os conteúdos me ajudaram a perceber que, ao dominar o embasamento legal, minha mediação torna-se mais justa e assertiva, facilitando o diálogo com docentes e famílias. Entendi que a inclusão real acontece na colaboração mútua: o monitor que conhece as leis consegue identificar barreiras invisíveis e propor soluções inovadoras. Saio deste módulo com a convicção de que a educação inclusiva é um compromisso ético que exige estudo constante para que a permanência e o êxito do estudante sejam plenamente alcançados.

Educação Inclusiva e garantia de direitos

por Raquel Ramos da Silva -

Ter conhecimento das legislações é fundamental para qualquer profissional da educação, especialmente para aqueles que atuam na perspectiva da educação inclusiva. As leis não apenas orientam práticas, mas asseguram direitos, delimitam deveres e fortalecem a garantia de uma educação equitativa e de qualidade para todos. Compreender o que está previsto na Constituição Federal do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) é reconhecer que a educação é um direito social garantido e que deve ser ofertado sem qualquer forma de discriminação.

Antes do módulo, eu já possuía conhecimento sobre essas legislações mais amplas, sobretudo no que diz respeito ao direito à educação e à proteção integral da criança e do adolescente. Entretanto, não imaginava que existissem leis mais específicas e direcionadas, como a Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Esse aprofundamento evidenciou o quanto o ordenamento jurídico brasileiro é estruturado para contemplar, de forma detalhada, as diferentes necessidades educacionais.

Percebo que essas leis, quando articuladas, visam não apenas assegurar o acesso das pessoas com deficiência à escola, mas também garantir condições de permanência em um ambiente que respeite suas especificidades e ritmos de aprendizagem. Trata-se de uma perspectiva que coloca o estudante no centro do processo educativo, reconhecendo-o como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. A legislação, portanto, não se limita a determinar a matrícula; ela fundamenta práticas pedagógicas inclusivas, adaptações razoáveis, oferta de recursos de acessibilidade e formação adequada dos profissionais.

Na minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, os conteúdos estudados ampliaram minha compreensão sobre a responsabilidade ética e legal que envolve o acompanhamento dos estudantes. Passei a enxergar minha prática não apenas como um apoio pedagógico, mas como parte de uma rede de garantia de direitos. O conhecimento das leis fortalece a segurança profissional, orienta intervenções mais conscientes e contribui para a promoção de um ambiente verdadeiramente inclusivo.

Como aprendizado, levo a compreensão de que a inclusão não é um favor, mas um direito assegurado por lei. Conhecer a legislação é empoderar-se enquanto educador, é atuar com responsabilidade e compromisso social, e é contribuir para a construção de uma escola que respeite as diferenças e valorize cada estudante em sua singularidade.

Importante

por Miguel Moreira Sá -

Ter conhecimento das legislações é fundamental para quem atua na educação, especialmente na área da inclusão, pois as leis garantem direitos, orientam práticas e dão segurança tanto para os profissionais quanto para os estudantes. Conhecer a legislação nos permite compreender que a inclusão não é apenas uma escolha pedagógica, mas um direito assegurado por lei. Além disso, esse conhecimento fortalece nossa atuação, pois sabemos até onde vão nossas responsabilidades e quais são os deveres da instituição de ensino na promoção de uma educação acessível e igualitária.

Antes do módulo, eu já tinha uma noção básica sobre algumas leis da educação e da inclusão, como o direito à matrícula de estudantes com deficiência na rede regular de ensino. No entanto, o conteúdo aprofundou meu entendimento sobre a importância das políticas públicas e dos mecanismos legais que garantem apoio, acessibilidade e atendimento educacional especializado. Percebi que muitas vezes conhecemos o princípio da inclusão, mas não dominamos os dispositivos legais que a sustentam.

Os conteúdos estudados contribuíram diretamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois ampliaram minha consciência sobre meu papel como agente facilitador da aprendizagem e da participação dos alunos. Aprendi que a inclusão vai além de adaptar atividades: envolve postura, empatia, planejamento e conhecimento técnico. Como principal aprendizado, levo a importância de agir sempre com base na legislação e na ética, garantindo que cada estudante tenha seus direitos respeitados e suas potencialidades valorizadas.

A Importância do Conhecimento das Legislações na Educação Inclusiva

por Fabiane de Carvalho Santos -

Conhecer as legislações é fundamental porque orienta nossas práticas, garante os direitos dos estudantes e assegura que as ações educativas estejam alinhadas com a lei, especialmente no contexto da educação inclusiva. Já possuía noções sobre normas como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que tratam da inclusão de pessoas com deficiência e da promoção da igualdade de oportunidades. Os conteúdos do curso me ajudaram a entender melhor como aplicar essas leis na prática, organizando atividades, mediando situações de aprendizagem e desenvolvendo estratégias que atendam às necessidades de cada estudante. Aprendi que ser monitor de ensino inclusivo vai além do apoio acadêmico: envolve criar um ambiente acessível, acolhedor e respeitoso, promovendo a autonomia e a participação ativa de todos os alunos.

A importância de saber nossa legislação

por Cristinielly Deglan Alves de Souza -

Dominar as legislações é o que nos dá segurança para entender que a inclusão não é um "favor" ou uma escolha da escola, mas um direito garantido. Quando conhecemos a fundo marcos como a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), paramos de agir apenas por intuição e passamos a atuar com base técnica. Isso muda nossa postura diante dos desafios, pois passamos a enxergar as adaptações necessárias e o Atendimento Educacional Especializado não como dificuldades, mas como ferramentas essenciais de justiça e equidade dentro da sala de aula.

Na prática da monitoria, esse conhecimento humaniza o olhar e define melhor nosso papel: não estamos ali para "fazer pelo aluno", mas para ser a ponte que elimina barreiras. As leis nos ajudam a entender que o foco deve ser sempre a autonomia do estudante. Com esse embasamento, conseguimos equilibrar o suporte necessário — seja na comunicação, locomoção ou nas atividades pedagógicas — sem cair no erro da superproteção. Isso transforma o monitor em um agente ativo que promove a interação real do aluno com a turma, respeitando sempre o seu tempo e a sua dignidade.

O grande aprendizado que fica é que a inclusão é, acima de tudo, um exercício de empatia e cidadania. A legislação nos ensina que a deficiência não define ninguém; o que limita o aprendizado são as barreiras que a sociedade e a escola impõem. Ao entender isso, a monitoria deixa de ser apenas um trabalho de assistência e se torna uma missão de combate ao capacitismo. No fim das contas, a gente percebe que uma escola que sabe acolher as diferenças acaba sendo um lugar muito mais rico e humano para todo mundo, não só para quem tem alguma deficiência.

A importância de saber nossa legislação

por Ramon da silva sabino oliveira -
Ter conhecimento da legislação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil é fundamental porque transforma direitos teóricos em ferramentas práticas para inclusão, proteção e dignidade. A legislação, especialmente a

Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), reconhece a pessoa com TEA como pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, assegurando acesso a serviços essenciais. 

Legislações na educação

por Quettile Oliveira França -

Educação é direito de todos e dever do Estado e da família.

Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.

Atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

Legislação educacional

por FERNANDA RIBEIRO RODRIGUES -

Ter conhecimento das legislações é importante porque elas orientam a prática pedagógica, garantem direitos aos estudantes e oferecem segurança ao profissional na tomada de decisões. Saber o que as leis preveem sobre educação e inclusão permite atuar de forma mais consciente, ética e alinhada às políticas públicas, evitando práticas excludentes e fortalecendo o acesso e a permanência de todos na escola.

Antes, talvez já houvesse uma noção geral sobre leis como a LDB, a Educação Inclusiva e o direito à aprendizagem, mas aprofundar esses conteúdos amplia a compreensão sobre adaptações, acessibilidade e atendimento às necessidades educacionais específicas. Na monitoria de ensino inclusiva, esses conhecimentos ajudam a planejar intervenções mais sensíveis às diferenças, a apoiar os estudantes com respeito ao seu ritmo e a colaborar melhor com a equipe pedagógica.

Como aprendizado principal, fica a importância do olhar humanizado, da escuta ativa e do compromisso com práticas inclusivas que valorizem as potencialidades de cada estudante, promovendo uma educação mais justa, participativa e significativa para todos.

Legislação educacional

por Ana Vieira da Silva Feitosa -

As legislação educacional existe para que seja acatadas as suas diretrizes, isso transforma uma instituição de ensino em uma prestação de atendimento com eficiência, compromissos e responsabilidade, que contribui no desenvolvimento atribuindo com  um amplo atendimento institucional, e  abrangência.                                  E nesse caso é importante por oferecer fundamento, eficiência, praticidade e compromisso para todo um  público estudantil .

A Legislação como Guia para uma Monitoria Inclusiva e Multidisciplinar

por Guilherme Luiz Lessa -

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas transformam a inclusão de uma "boa intenção" num direito garantido por lei. Para quem, como eu, transita entre a Tecnologia da Informação, a Música e o ensino de Inglês, a legislação funciona como o protocolo técnico ou a partitura que assegura que ninguém seja deixado para trás. Ter o domínio de marcos como a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é o que permite uma atuação segura e ética, garantindo que a instituição se adapte ao aluno, e não o contrário.

Minha trajetória prática no NAPNE, lidando com tecnologias assistivas como o DOSVOX, já havia me mostrado a importância da acessibilidade técnica. No entanto, a minha experiência no NACES, onde atuei como monitor de Inglês para duas alunas com dislexia, foi um dos pontos que mais consolidou a minha visão pedagógica. Foi nesse contexto que a teoria encontrou a prática: a Lei nº 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou TDAH, passou a fazer todo o sentido. Percebi que a monitoria linguística exige adaptações e estratégias de comunicação específicas que só são plenamente eficazes quando entendemos que esse suporte é um dever institucional e um direito inalienável dessas estudantes.

O grande aprendizado que retiro deste módulo é que o monitor não é apenas um ajudante, mas um mediador que deve estar pautado na legalidade e na equidade. Conhecer as leis ajuda-me a identificar barreiras — sejam elas tecnológicas, atitudinais ou pedagógicas — e a propor soluções que respeitem a singularidade de cada um. A inclusão é um compromisso coletivo que exige conhecimento técnico, respaldo legal e sensibilidade humana.

Nota de transparência: Este texto foi sintetizado com o apoio de Inteligência Artificial para organizar e estruturar as minhas experiências práticas no NAPNE e no NACES (especialmente na monitoria de Inglês para alunas com dislexia), alinhando-as às reflexões teóricas sobre legislação do Módulo 2.

estudo das legislações educacionais

por kamilly brito -

O estudo das legislações educacionais é fundamental para garantir que os direitos dos estudantes sejam respeitados e assegurados no ambiente escolar. Conhecer as leis relacionadas à educação inclusiva permite compreender que a inclusão é um direito garantido por lei e que a escola deve promover condições adequadas para o acesso, permanência e aprendizagem de todos. Antes do curso, eu já tinha noções básicas sobre a importância da inclusão, mas agora compreendo melhor as leis que amparam os estudantes com deficiência e a responsabilidade das instituições de ensino.

Os conteúdos estudados contribuíram significativamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, pois ampliaram meu olhar sobre a importância de adaptar práticas pedagógicas, respeitar as diferenças e promover a participação de todos os alunos. Como aprendizado, compreendi que o monitor tem um papel essencial no apoio ao professor e aos estudantes, ajudando a reduzir barreiras e promovendo um ambiente escolar mais acolhedor, acessível e inclusivo para todos.

princípios da educação inclusiva

por Emerson Inácio da Silva -

neste modulo foi abordado as leis que rege a educação  como um todo, na educação inclusiva falta mais um olhar , um cuidado da parte dos que fazem as leis.

Modulo Eficaz

por Raquel lima -

O módulo enfatizou a importância do conhecimento das legislações educacionais, como a LDB e as diretrizes de educação inclusiva, que asseguram direitos, orientam a prática pedagógica e garantem a atuação segura do monitor de ensino inclusivo. Embora o conteúdo tenha abordado legislações que já eram conhecidas, aprofundou-se na relação entre a legislação e a prática cotidiana. O aprendizado destacou o papel do monitor como mediador da aprendizagem e agente na eliminação de barreiras, reforçando que a inclusão é uma prática diária que exige compromisso, ética e sensibilidade.

Leis e inclusão

por Sara Gabriely Rocha -

Tantas leis que garantem o dever de acessibilidade a educação, mas ainda assim há vasta repressão às pessoas que necessitam dessa garantia. 

Educação inclusiva

por Hilton Sa -

A educação inclusiva é a garantia constitucional de que todos devem ter acesso igualitariamente , sabemos que são muitos desafios e barreiras a serem vencidas , principalmente , para nós profissionais da educação . Este módulo possibilita conhecer o pilar fundamental para a promoção da educação inclusiva que a legislação , sendo assim este suporte deve ser acessado sempre que tivermos dúvidas sobre como proceder diante dos desafios da inclusão . 

O conhecimento liberta.

por Cristilene Freitas Lopes -

A leitura do módulo mostrou que o conhecimento das legislações educacionais é essencial para garantir os direitos dos estudantes e orientar práticas pedagógicas mais seguras e inclusivas. As leis ajudam o educador a atuar de forma ética e alinhada às políticas públicas.

O conteúdo ampliou meu entendimento sobre a educação e a inclusão, contribuindo para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva. Aprendi que a legislação está diretamente ligada à prática escolar e é uma ferramenta fundamental para promover uma educação mais justa e respeitosa para todos.

.

por Iago Nicolas Santos Schwarz -

A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que orientam a educação e a inclusão, pois elas garantem direitos, orientam práticas pedagógicas e dão segurança à atuação do monitor de ensino inclusivo. Ter esse conhecimento ajuda a compreender que a inclusão não é um favor, mas um dever legal e ético das instituições, assegurando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes.

Refletir

por Marlon Alex Cordeiro dos Santos -

A educação inclusiva é garantida por legislações que asseguram o direito de todos à educação, sem discriminação.
Essas leis defendem o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes na escola regular.
Como conceito, a educação inclusiva busca atender às necessidades de todos, respeitando as diferenças.
Seus princípios envolvem equidade, acessibilidade e valorização da diversidade humana.
Assim, promove uma educação mais justa, democrática e igualitária.

Reflexão

por Davi Henrique Brito de França -

Entender as legislações que tratam da educação inclusiva é essencial para garantir que todos os estudantes tenham seus direitos respeitados e para que nossa atuação como monitores seja realmente comprometida com a inclusão. Eu sabia que essas leis existiam por conta da faculdade que faço, mas tinha visto o tema de modo bem superficial em uma matéria. Agora, estudando de maneira mais calma e atenta, pude absorver muito mais sobre esse assunto tão importante. Esse módulo me fez compreender melhor como leis como a LDB e a Política Nacional de Educação Especial orientam o trabalho nas escolas e fortalecem a prática pedagógica inclusiva, mostrando que conhecer a legislação é também uma forma de atuar com mais empatia, consciência e compromisso com uma educação verdadeiramente para todos.

Reflita sobre

por France Augusta Ferreira da Silva -

A leitura do conteúdo deste módulo me fez refletir sobre a importância do conhecimento das legislações, especialmente no contexto educacional e da inclusão. Compreender as leis que regem a educação é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, respeitando suas individualidades e necessidades. As legislações, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a Lei Brasileira de Inclusão, estabelecem diretrizes que promovem um ambiente escolar mais justo e equitativo, onde a diversidade é valorizada e acolhida.

Antes de estudar este módulo, já tinha uma noção básica das leis relacionadas à educação e inclusão, mas a profundidade do conteúdo me proporcionou uma nova perspectiva sobre como essas legislações se aplicam na prática. Aprendi sobre os direitos dos alunos com deficiência e a importância de adaptar metodologias e recursos para atender a todos. Essa compreensão me ajudou a refletir sobre minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, permitindo-me ser mais proativo na identificação de barreiras e na busca por soluções que favoreçam a participação de todos os estudantes. O aprendizado obtido me motivou a continuar buscando estratégias que promovam um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor.

Reflexão Sobre as Leis

por Emily Carmo Oliveira -

Ter conhecimento das legislações relacionadas á educação e inclusão é fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso a um ensino justo e equitativo.

Reflexões sobre as Leis da Educação e da Inclusão

por Michele Dos Reis Oliveira -

Ter conhecimento das legislações da educação e da inclusão é fundamental, pois elas garantem o direito de todos os estudantes a uma educação de qualidade, com respeito às diferenças e igualdade de oportunidades. Essas leis orientam a prática pedagógica e ajudam a promover um ambiente escolar mais justo e acessível.

Na monitoria de ensino inclusiva, esse conhecimento contribui para uma atuação mais consciente e responsável, auxiliando no apoio aos alunos e no trabalho em conjunto com o professor. Ao longo do módulo, foi possível compreender melhor a importância da inclusão como um compromisso diário, que vai além da teoria e se reflete nas atitudes dentro da escola.

CONHECIMENTO

por RANNA HELLEN DA SILVA SANTOS LICÁ -

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas orientam, normatizam e garantem direitos no âmbito educacional, especialmente no que se refere à educação inclusiva. As leis asseguram o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes, além de respaldarem a atuação dos profissionais da educação, oferecendo segurança jurídica e clareza sobre deveres, responsabilidades e limites da prática pedagógica. Para quem atua como tutora EAD, esse conhecimento é ainda mais relevante, pois o ensino a distância exige atenção redobrada às condições de acessibilidade, comunicação e adaptação dos materiais didáticos. Antes do aprofundamento nos conteúdos, eu já possuía conhecimentos prévios sobre as principais legislações da educação e da inclusão, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e as normativas que asseguram o direito das pessoas surdas à educação bilíngue, com o uso da Libras como primeira língua. Essa compreensão foi construída a partir da minha formação e da experiência profissional como tutora de alunos surdos, aliada à minha especialização em Libras, o que já me permitia reconhecer a importância do respeito às especificidades linguísticas e culturais desse público.

Reflexão

por Kaiane Gonn -

O módulo destacou a importância de conhecer as legislações educacionais, pois elas garantem direitos, orientam a prática pedagógica e dão segurança à atuação do monitor de ensino inclusivo. Embora eu já tivesse noções básicas sobre leis como a LDB e a educação inclusiva, o conteúdo aprofundou a relação entre legislação e prática cotidiana.

Os aprendizados contribuíram para compreender melhor o papel do monitor como mediador da aprendizagem e agente na eliminação de barreiras. Assim, reforçou-se a ideia de que a inclusão vai além da lei, sendo uma prática diária que exige compromisso, ética e sensibilidade.

Legislação,educação inclusiva

por Irisvania Santana de Oliveira -

Falar de inclusão educacional é muito interessante,todo aprendizado, o conhecimento de leis gerais e específicas que norteiam os princípios básicos dessa inclusão. A começar pela constiuição federal de 1988,o ECA de 1990,a LDB,a Lei BerenicePiana,LBI.

O acesso ao conceito de educação inclusiva, asssim como o conhecimento dessas leis e diretrizes que tornam obrigatórias as práticas e apoio inclusivo nas redes públicas e privada, práticas que proporcionam aos educandos,desenvolvimento integral,construção de uma sociedade mais justa, preparação para a vida em sociedade. Direitos garantidos pelo Estado,gatuito de forma transversal e individual,pelo plano educacional especializado.

Reflexão sobre a leitura

por Ana Paula Dias Da Cruz Teixeira -

A leitura do conteúdo deste módulo do curso ressaltou a importância fundamental de compreender as legislações relacionadas à educação e à inclusão. O conhecimento dessas leis não apenas orienta a prática pedagógica, mas também garante que todos os alunos tenham acesso a um ambiente de aprendizado equitativo. A legislação serve como um alicerce para a construção de políticas inclusivas, permitindo que educadores e instituições se comprometam com a diversidade e a equidade no ensino.

Antes deste módulo, eu tinha um entendimento básico sobre as leis da educação e da inclusão, mas agora percebo como elas se interconectam e influenciam diretamente a prática educativa. Os conteúdos abordados me ajudaram a identificar estratégias específicas que posso aplicar na monitoria, como a adaptação de atividades e a promoção de um ambiente acolhedor para todos os alunos. Além disso, ao explorar as ciências humanas, compreendi melhor as dinâmicas sociais e culturais que impactam a inclusão, permitindo-me atuar de maneira mais consciente e eficaz na promoção de um ensino verdadeiramente inclusivo.

Leis

por Elaine Mateus -

Quando conhecemos as leis, conseguimos defender nossos direitos, respeitar os direitos dos outros e agir de forma correta na sociedade.

Conhecimentos das legislações

por Jéssica Waléria Paulus Monteiro -

Ter conhecimento das legislações é essencial porque elas orientam as práticas educacionais e garantem direitos, promovendo igualdade de oportunidades e respeito à diversidade. No contexto da educação inclusiva, leis como a Constituição Federal, a LDB e o Estatuto da Pessoa com Deficiência asseguram o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes. Antes, o conhecimento sobre essas leis era mais geral e teórico, sem uma compreensão clara de sua aplicação prática no cotidiano escolar.

Os conteúdos estudados contribuíram para uma atuação mais consciente na monitoria de ensino inclusiva, ampliando a compreensão sobre acessibilidade, adaptações pedagógicas e acolhimento às diferenças. O principal aprendizado foi entender que a inclusão é um compromisso contínuo e coletivo, que vai além do cumprimento de normas, buscando garantir direitos, equidade e uma educação mais justa e humanizada.

COMPREENSÃO

por bruna sabrina -

A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que fundamentam a Educação Inclusiva, pois são elas que garantem, no plano legal, o direito de todos os estudantes à educação de qualidade, sem discriminação. As leis e documentos, como a Constituição Federal de 1988, a LDBEN e a Declaração de Salamanca, não apenas asseguram o acesso à escola regular, mas também orientam as práticas pedagógicas, a organização escolar e a atuação dos profissionais da educação. Ter esse conhecimento é essencial para que a inclusão não fique apenas no discurso, mas seja efetivada no cotidiano escolar de forma consciente e responsável.

Antes do módulo, eu já tinha noções gerais sobre algumas leis da educação e da inclusão, especialmente sobre o direito à matrícula de estudantes com deficiência na escola regular. No entanto, o estudo aprofundado do conteúdo ampliou minha compreensão sobre a evolução histórica dessas legislações e sobre o quanto elas exigem adaptações pedagógicas, curriculares e atitudinais, reforçando o papel da escola como espaço de acolhimento da diversidade. Compreendi que a inclusão vai além do acesso físico, envolvendo práticas que respeitem as necessidades individuais de cada aluno.

Importância da Legislação

por Isabelle Caroline Santos Schwarz -

Ter conhecimento das legislações é essencial porque elas garantem direitos, orientam as práticas pedagógicas e dão respaldo à atuação dos profissionais da educação. Antes do curso, eu já conhecia de forma geral a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão, porém não compreendia plenamente como esses documentos se aplicam no cotidiano escolar e na educação inclusiva.

Os conteúdos estudados contribuíram diretamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, especialmente ao ampliar minha compreensão sobre adaptações curriculares, uso de recursos de comunicação e respeito às necessidades individuais dos estudantes. O principal aprendizado foi entender que a inclusão exige planejamento, conhecimento legal e uma postura pedagógica comprometida com a equidade e a aprendizagem de todos.

Conhecimento

por Kize de Oliveira Silva -

Ter conhecimento das legislações sobre inclusão é importante para reforçar a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e orientam como deve ser a prática educacional.

Leis da Educação e Inclusão

por Cherillane Saldia Feitoza -

As leis da Educação e da Inclusão são importantes porque garantem que todas as pessoas tenham direito de estudar, sem discriminação. Elas ajudam a manter a qualidade do ensino e protegem alunos contra exclusão e preconceito. As leis de inclusão garantem que pessoas com deficiência tenham acesso à escola, com respeito, acessibilidade e apoio necessário. Essas leis ajudam a construir uma sociedade mais justa, igualitária e humana, onde todos têm as mesmas oportunidades.

A importância de conhecermos a legislação.

por Tatiane Lopes da Silva -

E de grande importância  termos conhecimento da legislação da educação  e inclusão  nas escolas,assim garantiremos os direitos e promoveremos a igualdade  na aprendizagem, estimulando a autonomia e a independência das pessoas com deficiência em todas as fases da vida.