A leitura deste módulo me proporcionou uma compreensão mais ampla da importância de conhecer as normas que regem a educação. Ter consciência das legislações é fundamental não apenas para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, mas também para promover a justiça social e respeitar a diversidade nas salas de aula.
Escreva um pequeno texto (dois ou três parágrafos) com suas reflexões sobre a leitura do conteúdo desse módulo do curso.
Reflita sobre: Por que é importante ter conhecimento das legislações? O que você já sabia sobre as leis da educação e da inclusão? Em quais aspectos os conteúdos lhe ajudaram na sua atuação na monitoria de ensino inclusiva? O que você tirou de aprendizado?
Clique no botão verde "Acrescentar um novo tópico" e comece a escrever.
Leia algumas postagens e responda, estabeleça diálogo construtivo e troca de opiniões.
Reflexões sobre a leitura
Percebi que conhecer as legislações é essencial porque garantem os direitos dos estudantes e orientam nossas ações. Antes do curso eu só tinha uma noção geral sobre essas leis, mas com os conteúdos passei a entender melhor como aplicá-las na prática, o que me ajudou a ter mais atenção às necessidades dos colegas e a enxergar a inclusão como uma responsabilidade de todos.
sobre a legislação
Entendi que sobre a legislação devemos ter o conhecimento , de tudo sobre os tópicos em cima do dos estudos , que iremos transmitir, sobre as orientações que aprendemos encima do estudo sobre o que podemos aprender , pois sabemos o quanto e importante podemos identificar cada tema .
Reflexão
Entendi que ter o conhecimento sobre algumas legislações será fundamental para garantir que os direitos de todos sejam respeitados, porque nesse contexto educacional, significa assegurar que todos os estudantes que precisam de necessidades específicas tenham acesso à educação e sejam inclusos, sem discriminação. As leis que foram citadas funcionam como diretrizes que orientam as práticas pedagógicas e institucionais, que até nós discentes, podemos oferecer o respaldo legal para ações inclusivas promovendo uma cultura de equidade e respeito.
Vitória Ferreira guarachi
Ao estudar o conteúdo deste módulo, percebi ainda mais a importância de conhecer as legislações, principalmente no campo da educação. Elas não servem apenas como regras, mas como garantias de direitos que asseguram a todos os alunos o acesso à aprendizagem de forma justa e inclusiva. Para mim, é fundamental ter esse conhecimento, pois ele me dá segurança para atuar na monitoria, ajudando a garantir que nenhum estudante seja prejudicado por falta de adaptação ou por práticas excludentes.
Antes dessa leitura, eu já sabia que a inclusão estava prevista em lei e que a escola deve se organizar para atender à diversidade dos alunos, mas não conhecia em profundidade quais eram as legislações que dão suporte a isso. Esse estudo me ajudou a compreender melhor os deveres das instituições e dos profissionais, além de reforçar a importância de olhar para cada aluno de forma única.
O aprendizado que levo é que a inclusão não é apenas uma questão pedagógica, mas um direito legal e uma responsabilidade de todos. Isso me motiva a atuar na monitoria de ensino inclusivo com mais consciência, sabendo que meu papel pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais acolhedor, justo e transformador.
conhecimento das legislações
É fundamental ter conhecimento sobre as leis que regem e garantem o ensino de qualidade às pessoas com deficiência. Esse conhecimento é essencial, pois não basta apenas inserir o aluno na escola se a instituição não cumpre o que a legislação determina e assegura a esses estudantes. Além disso, é muito importante que a família do aluno também tenha ciência dos seus direitos, para que, se necessário, possa buscar orientação e apoio em instâncias competentes.
Reflexão
E de suma importância o conhecimento da legislação sobre a inclusão ter orientação para podermos ter uma prática com os alunos e fornecer o apoio necessário.
Reflexões
Ter conhecimento das legislações sobre inclusão é muito importante porque elas garantem os direitos das pessoas com deficiência e orientam como deve ser a prática educacional. Quando entendemos o que a lei prevê, conseguimos pensar em estratégias que realmente favorecem a participação de todos, sem deixar ninguém de fora. Além disso, saber dessas normas ajuda a combater preconceitos e a criar um ambiente mais justo e acolhedor para todos os estudantes.
Antes, eu já sabia que a escola tinha a obrigação de receber alunos com deficiência e oferecer apoio, mas com os conteúdos aprendi mais sobre a Lei Brasileira de Inclusão e sobre como as adequações curriculares funcionam. Isso me ajudou a enxergar melhor como atuar na monitoria inclusiva, pensando em formas de adaptar materiais, atividades e tempos de acordo com as necessidades de cada aluno. O maior aprendizado foi perceber que inclusão não é só receber o estudante, mas garantir que ele participe e aprenda de verdade.
Reflexão sobre as Leituras
A leitura deste módulo me proporcionou uma compreensão mais ampla da importância de conhecer as normas que regem a educação. Ter consciência das legislações é fundamental não apenas para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, mas também para promover a justiça social e respeitar a diversidade nas salas de aula.
Importante conhecimento
O aprendizado que se pode tirar dessa reflexão inclui a importância de estar sempre informado sobre as legislações, a necessidade de promover um ambiente educacional inclusivo e a responsabilidade de atuar na defesa dos direitos de todos os alunos. Além disso, a prática da inclusão não é apenas uma questão legal, mas também uma questão ética e moral, que visa garantir que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolverem plenamente.
Opinião
Ter conhecimento sobre as legislações e muito importante para saber seus direitos e seus deveres para uma inclusão nas instituições. Os meus conhecimento sobre esse assunto são poucos mas com esse modulo me ajudou muito, coisas que eu não sabia sobre as leis sobre a inclusão foram esclarecidas para mim.
Sobre seus direito perante a instituição e tambem termos conhecimentos que nem todos somos iguais e que as pessoas com deficiencia precisam de um acompanhamento reforçado para seu aprendizado. Eu tirei aprendizado e muito conhecimento.