Vamos construir de forma colaborativa o Glossário para o curso Iniciação na monitoria de ensino para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT.
Expectativas:
- Registrem suas contribuições de forma clara e concisa.
- Incluam links ou imagens relevantes para ilustrar a palavra e seus significados.
Dicas:
- Sejam respeitosos e corteses em suas contribuições.
- Usem linguagem inclusiva e evitem linguagem sexista.
Vamos Começar! Vamos enriquecer nosso conhecimento juntos! Registrem suas contribuições agora mesmo.
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glossarioprecípua: e algo de muita importancia | |
GLOSSÁRIOGlossário Colaborativo: Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) na EPT1. Acessibilidade: Conjunto de práticas, recursos e adaptações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência ou necessidades específicas ao ambiente educacional. 2. Tecnologia AssistivaDefinição: Recursos, equipamentos ou sistemas que auxiliam pessoas com deficiência a realizar atividades com maior autonomia. 3. Plano Educacional Individualizado (PEI)Definição: Documento personalizado que define estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades de um estudante com NEE. 4. Educação InclusivaDefinição: Abordagem que prevê a participação de todos os estudantes, sem exclusão, garantindo adaptações conforme necessidades individuais. 5. Mediação PedagógicaDefinição: Atuação do monitor/professor para facilitar a aprendizagem, adaptando conteúdos e metodologias. 6. Libras (Língua Brasileira de Sinais)Definição: Língua natural da comunidade surda no Brasil, com estrutura gramatical própria. 7. Adaptação CurricularDefinição: Modificações no currículo para atender a necessidades específicas, sem reduzir a qualidade do ensino. 8. Transtorno do Espectro Autista (TEA)Definição: Condição neurodiversa que afeta comunicação e interação social. Sugestão de Formato para Novas Contribuições:redução de preço
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**Termo:** [Palavra-chave]
**Definição:** [Explicação objetiva].
**Exemplo:** [Caso prático].
**Recurso:** [Link/imagem opcional]. Participe! Compartilhe termos que você considera essenciais para enriquecer nosso glossário. Juntos, construímos um material mais completo! 📚✨ (Nota: Imagens são ilustrativas. Os links devem ser selecionados quanto à acessibilidade.) | |
Glossário Educação Incluisva Termo NEETermo: Educação Inclusiva A Educação Inclusiva é um modelo educacional que reconhece e valoriza a diversidade humana, garantindo o acesso, a permanência e o aprendizado de todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais, sociais ou culturais. Baseia-se em princípios de equidade, respeito às diferenças e eliminação de barreiras que possam limitar a participação plena dos alunos no processo educativo. Termo: Necessidades Educacionais Específicas (NEE) As Necessidades Educacionais Específicas referem-se às demandas adicionais que alguns estudantes apresentam no processo de aprendizagem, podendo ser decorrentes de deficiências, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades ou outras condições. O reconhecimento dessas necessidades orienta a adaptação de recursos, metodologias e estratégias pedagógicas que garantam o direito à aprendizagem e à inclusão. Termo: Acessibilidade A acessibilidade consiste no conjunto de ações, práticas e recursos que permitem o acesso e a participação plena de todas as pessoas nos diferentes espaços e atividades sociais, educacionais e culturais. No contexto escolar, envolve adaptações físicas, tecnológicas, comunicacionais e pedagógicas, garantindo que todos os estudantes possam aprender e se desenvolver com autonomia e dignidade. | |
Glossário – Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPTGlossário – Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT Educação Inclusiva: Processo que garante acesso, participação e aprendizagem de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades específicas. Necessidades Educacionais Específicas (NEE): Condições ou situações que demandam adaptações pedagógicas, recursos e estratégias diferenciadas para que o estudante possa aprender de forma efetiva. Acessibilidade: Conjunto de medidas físicas, pedagógicas e digitais que permitem a participação plena de todos os estudantes, sem barreiras. Adaptação Curricula: Modificação ou flexibilização de conteúdos, métodos ou avaliações para atender às necessidades de cada estudante. Comunicação Não Violenta (CNV):Estratégia de comunicação que promove a escuta empática e a expressão autêntica de sentimentos e necessidades, facilitando relações respeitosas. Psicologia Positiva: Campo da psicologia que estuda forças, virtudes e emoções positivas, buscando promover o bem-estar e o florescimento humano. Resiliência Emocional: Capacidade de lidar com dificuldades e adversidades, aprendendo com elas e mantendo equilíbrio emocional. Inteligência Emocional e Social: Habilidade de reconhecer, compreender e regular as próprias emoções e as dos outros, favorecendo relações saudáveis e equilibradas. Legislação Educacional Inclusiva: Conjunto de leis e diretrizes que asseguram direitos de estudantes com necessidades educacionais especiais, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Política Nacional de Educação Especial.
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Glossário - Monitoria de ensino e educação inclusiva.Palavra: Inclusão Educacional Definição: Processo de garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, origens ou necessidades, tenham acesso pleno ao aprendizado, participando ativamente das atividades escolares e recebendo o apoio necessário para seu desenvolvimento. | |
GrossarioNao.sei o que adicionar | |
Grupo de identidade:Grupo, cultura ou comunidade com o qual um indivíduo se identifica ou compartilha algum sentimento de pertença. | |
Grupo étnico:Grupo de pessoas que compartilham a mesma linguagem, cultura, herança, idioma ou religião. | |
Grupo minorizado:Grupo de pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao poder social, econômico, político ou religioso. Não necessariamente é um grupo com menos pessoas, mas, sim, com menos acesso e é por isso que não utilizamos o termo minorias. | |