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A

Acessibilidade

A acessibilidade no ensino superior refere-se à remoção de barreiras que possam impedir a participação plena de estudantes com deficiência nas atividades acadêmicas, tanto presenciais quanto online. Isso inclui a adaptação de materiais, recursos, tecnologias assistivas e infraestrutura para garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário aos conteúdos e espaços educacionais. 


Acolher

A monitoria de ensino em educação inclusiva desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente escolar mais acolhedor e acessível para todos os estudantes. O monitor atua como apoio ao professor e aos alunos, contribuindo para a adaptação de atividades, a mediação de aprendizagens e o respeito às diferenças. Essa prática fortalece a inclusão ao garantir que estudantes com necessidades específicas tenham suas potencialidades reconhecidas e desenvolvidas dentro do espaço escolar


Acolherência

A Acolherência é a qualidade e o ato de criar e manter um ambiente onde a diversidade é ativamente reconhecida, valorizada e integrada. Vai além da simples tolerância; é a postura proativa de "fazer pertencer". Implica em derrubar barreiras físicas, atitudinais e comunicacionais, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas características (sejam elas deficiências, identidades de gênero, orientações sexuais, etnias, idades, etc.), tenham acesso pleno, voz ativa e oportunidades equitativas. É a fusão de acolhimento (o calor e o sentimento de bem-estar) com a coerência (a ação prática e contínua que transforma esse sentimento em realidade estrutural).


Acolhimento

Acolhimento – porque o monitor atua como alguém que recebe, escuta e apoia todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades.


Adaptação de acessibilidade físic

Adaptação de acessibilidade física: rampas, corrimãos, sinalização tátil, mobiliário adequado.


alteridade

1.natureza ou condição do que é outro, do que é distinto. 2.filosofiasituação, estado ou qualidade que se constitui através de relações de contraste, distinção, diferença [Relegada ao plano de realidade não essencial pela metafísica antiga, a alteridade adquire centralidade e relevância ontológica na filosofia moderna ( hegelianismo ) e esp. na contemporânea ( pós-estruturalismo ).].


Ambientação

Conjunto de práticas e atitudes de recepção, escuta e integração que visam promover a adaptação e o bem-estar do estudante no ambiente escolar, respeitando sua dignidade e singularidade.


Aprendizagem

Experiência 


As interações entre o monitor de ensino e o estudante se fazem necessárias para a construção de uma bases nessa relação voltada para o processo de aprendizagem.

Neste tema , vimos a importância de conhecimento do ensino de maneira correta com os nossos alunos em sala de aula , onde devemos ter o foco e atenção , sobre o tema que devemos implementar nos estudos devemos ter o cuidado , e sim atenção onde devemos dar o feetbek   de maneira , onde o aluno possa entender e compreender o assunto.