Vejo constantemente que muitos cursos na área de EAD são muito semelhantes, pouco criativos e muitas vezes falhos. Mas o que me deixa sempre muito irritado é o fato de quase nenhum mencionar que o tutor em geral é muito mal remunerado e prestigiado no mundo acadêmico, embora acumule funções técnicas, burocráticas e pedagógicas. Para essas funções em geral as IES pagam melhores salários para seus profissionais, mas o tutor, normalmente alguém com pós graduação, é visto como um bolsista de início de carreira acadêmica.
Re: Tutoria e remuneração, um assunto delicado?
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Espera-se da tutoria muita formação, capacitação, habilidades, competências em meio a demandas intermináveis, enquanto o salário não parece condizer com a importância do trabalho, que faz muita diferença para o sucesso do desempenho do estudante e da instituição.
Pra quem não se importa em exercer um trabalho invisível e mal-remunerado, mas de extrema importância no curso EaD, fica a dica: seja tutor/a.
Abs a tod@s!
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O que me mais me pega é justamente o fato de ser apenas um bolsista para tanto trabalho exercido.
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Penso que isso seja só um reflexo de quanto o professor é desvalorizado em seu trabalho.
Para a tutoria, espera-se uma qualificação especializada que vai além do conteúdo, disponibilidade de tempo que sempre excede às horas contratadas devido à grande demanda, mas a valorização nunca chega... Infelizmente!
Abraços otimistas de que tempos melhores virão...
Elisângela
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"Conheço" dois dos diversos tutores que tive em minha faculdade. Ainda converso com os mesmos. E pasme, uma era tutora e foi pra coordenação do curso. Porém, além da coordenação, ela tinha que ser tutora, supervisora, professora, orientadora e eu costumo brincar, que bombeira também, porque, era cada fogo que ela precisava apagar...
Aí, por ela receber somente como coordenadora, ela (obviamente) não passou o valor, mas disse que pelo tanto de papel que ela tinha, a remuneração dela era pouca. Ela acabou pedindo desligamento da IES. :/
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Profissionais em inicio de carreira.
Respondendo ao colega sobre a atuação de profissionais como tutor a distância, acredito que todo profissional em inicio de carreira sofre, especialmente quando se trata de trabalhar para iniciativa privada. Infelizmente, o salário do professor é uma vergonha (para alguém que se esforço fez uma graduação dando seu melhor durante 4 anos de formação intensa), isso é uma realidade desmotivante. Percebo que cada vez mais o mercado de trabalho está muito competitivo. Daí a necessidade de estar sempre se qualificando, é no meu caso dado ser de uma cidade interiorana, as qualificações a distância são uma ótima alternativa de aprimoramento profissional.
Re: Profissionais em inicio de carreira.
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Concordo, o tutor tem seu papel de relevância no processo educativo na EAD, portanto ele deve ser visto sim com mais valor e deve ser melhor remunerado, pois está ativamente inserido na articulação da aprendizagem.
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Realmente, a remuneração paga aos tutores é sempre baixa em relação aos outros professores. Em algumas ocasiões chega até ser desistimulador ler os editais.
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Estou fazendo uma pós de Tutoria, além disso, terminei meu Doutorado sendo monitora de um programa de iniciação Científica.
Ainda não cheguei efetivamente a prestar os editais, mas vendo alguns deles, fico refletindo sobre esta remuneração, que chega a ser inferior a um trabalho de serviço operacional, e me sinto desmotivada, sendo que este profissional precisa de boa qualificação (o que exige anos de estudo e preparo) precisa dispor de seus próprios equipamentos tecnológicos e demais insumos como energia, local adequado para o trabalho.
Re: Tutoria e remuneração, um assunto delicado?
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Precisamos evoluir e melhorar muito essas disparidades que não é justa e nem saudável para nossa comunidade educacional como um todo.
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Realmente, isso vale para a remuneração de alunos de pós graduação também. Enquanto pagamentos são feitos como bolsas, sem qualquer vínculo empregatício, há a ideia de auxílio e não de valorização do trabalho.
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Quando que :
Para ser um professor EAD é preciso ter concluído uma graduação com título de licenciatura, ou seja, a mesma formação de um professor que atua com o ensino presencial.
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Penso que não há diferença entre o estudo EAD e o presencial, pois o que vale realmente é o interesse daquele que estuda. Em qualquer uma das opções de estudo, como em qualquer outra área, sempre haverá os que se destacam e os que não fazem jus ao tempo de aprendizado disponível e nem com mil presenciais, assimilariam um conteúdo, justamente por não ser seu real interesse além de um certificado para uma pontuação profissional.
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Concordo com você Barbara, e acho pertinente a declaração do Lucas sobre a falta de remuneração adequada aos tutores.
Interessante é: muita qualificação para péssima remuneração.
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Concordo plenamente com a observação de que muitos cursos EAD podem parecer repetitivos e carentes de inovação. Acredito que a busca por metodologias ativas, recursos multimídia criativos e uma didática engajadora são cruciais para que a experiência de aprendizagem online seja realmente eficaz e diferenciada.
No entanto, o ponto levantado sobre a situação dos tutores é fundamental e merece uma reflexão profunda. É inegável o papel central que o tutor desempenha no processo de ensino-aprendizagem em EAD. Para além do suporte técnico e burocrático, o tutor é o elo entre o aluno e o conteúdo, o mediador do conhecimento, o incentivador da participação e, muitas vezes, o principal ponto de apoio para o sucesso do estudante.
É realmente frustrante constatar que, apesar da multiplicidade de funções e da exigência de qualificação (muitos tutores possuem pós-graduação e experiência), a remuneração e o prestígio muitas vezes não correspondem à importância desse trabalho. A comparação com os salários pagos por Instituições de Ensino Superior (IES) a outros profissionais com atribuições semelhantes evidencia uma disparidade que precisa ser discutida e, idealmente, corrigida.
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Concordo plenamente
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A ideia de que muitos acabam se sujeitando a modelos de trabalho impostos pelos empregadores destaca um dilema comum em diversas áreas: a busca por uma chance no mercado às vezes exige aceitar condições que nem sempre valorizam adequadamente o profissional. Isso pode limitar a entrada de novos talentos e dificultar uma maior diversidade no setor.
Um ponto importante a se considerar é como essa exigência de experiência pode ser equilibrada com oportunidades de formação e estágio que permitam aos profissionais adquirirem vivência prática sem a necessidade de já estarem inseridos no mercado. Abrir espaço para programas de capacitação e mentoria pode ser um caminho para tornar a área mais acessível e justa para quem deseja ingressar nesse meio.
O tema abre portas para debates sobre valorização profissional, equidade no mercado de trabalho e regulamentações mais inclusivas. Há muito o que se discutir e refletir sobre como tornar esse processo mais justo e acessível!